quinta-feira, 12 de julho de 2018

COMEÇA NESTA SEXTA-FEIRA (13/07) A IX CIRANDA DE CRIOULA TEREZAS NO MISC (MUSEU DE IMAGEM E DO SOM) DE CUIABÁ-MT



A CIRANDA DE CRIOULA coordena no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá-MISC, nos dias 13 a 30 de julho, a exposição DE BENGUELA, DE CUIABÁ, DO MUNDO, TEREZAS, pelas voluntariosas Érica Sales, Isis de Castro e Gilda Portella.
O evento exibe obras de Gilda Portella, Meg Marinho e Paty Wolff, retratando o universo infanto-juvenil e de mulheres negras anônimas, e do cotidiano das artistas ou da História brasileira e matogrossense. Celebra a historicidade das mulheres Terezas; personificando alegrias, dores, lutas, esperança e reflexões sobre a negritude, e nuances culturais da matriz africana, vetores do universo feminino negro, suas raízes profundas e condutoras da história e cultura matogrossense. São obras de mulheres que retratam mulheres, evidenciando o feminino contando sua história, ou da Outra, sensibilizando os olhares pela Arte.
Além das organizadoras, o movimento tem Edilaine Duarte, Claudio Benassi, Lindalva Alves, Luana Soares, Luiz Renato, Maria Clara Bertúlio, Silviane Ramos, Talita Gonçalves, Tereza Helena, Cristovão Luiz, Grupo Aguerê, Lupita Amorim,  Antonieta Luisa Costa, Gonçalina Eva Almeida de Santana, Silviane Ramos, Regina Cancio, Graça Almeida, Ivan Neto, Mario Luiz, Grupo Aruandê, Mestre Borracha, Sonia Aparecida, Isla Castro e João Almeida.
São as Mulheres em ciranda... Uma por todas e todas por uma... já ouvimos essa cantiga nas caminhadas a militar... Nessas telas, nessas telas, estamos todas lá! Cores, faces, lutas e bandeiras a levantar. È um projeto ousado de toda arte misturar. É a cara de quem organiza, num misto de congregar.... estão elas uma por todas e todas por uma em suas telas a registrar! Mas nessa ciranda tem poeta, tem cantora, grafiteira, atriz a embalar, essa mistura de artes de todas por uma propiciando o Encantar!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes