domingo, 29 de maio de 2011

O SESC SAI NA FRENTE E PREPARA UMA SUPER SEMANA DO MEIO AMBIENTE, MUITO LEGAL ESSA INICIATIVA!!

Entre os dias 30 de maio a 5 de junho de 2011, o SESC Balneário promoverá "PROJETO SEMANA SESC DO MEIO AMBIENTE"

o Projeto da Semana do Meio Ambiente, uma semana voltada para as questões relativas à educação e preservação ambiental através de palestras, oficinas, mesas redondas, exibição de vídeos, instalações artísticas, túnel das sensações, gincanas educativas, borboletário e árvore da vida.
O evento tem o objetivo de promover atividades que contribuam para a compreensão da diversidade e complexidade das questões ambientais em todo o município em parceria com diversas instituições, implementando e articulando ações de educação ambiental. Ainda estabelece despertar consciência critica na população cuiabana sobre as graves questões ambientais do país, a partir de um trabalho dirigido à comunidade escolar brasileira.
Objetivo específico é promover educação ambiental no ambiente escolar, de forma a auxiliar na formação de professores e alunos multiplicadores da informação para a comunidade; desenvolver uma visão globalizante multi e interdisciplinar; estimular práticas que levem a integração entre as séries, disciplinas, escola, meio e a comunidade; composição dos temas que abrem possibilidades para uma visão mais ampla e crítica da questão ambiental; e homogeneização das informações ambientais às pessoas, alunos, aos professores, independente da série, disciplina ou grau em que atuem.
O destaque do evento está na montagem de stand´s temáticos com os biomas Amazônia, Pantanal, Cerrado e Caatinga (bioma endêmico do Brasil) onde através de fotos e banner´s serão apresentados as principais características desses biomas (relevo, fauna, flora, atrativos turísticos, curiosidades) e de outro lado os principais problemas (devastação, degradação, riscos ambientais e pressão econômica) levando o publico a refletir sobre o tema.
Haverá também uma ilha na qual vai estar a "Árvore da Vida", de um lado a natureza com toda sua exuberância vida e encantamento e de outro a ilha degradada morta exemplificando o desenvolvimento desordenado, os agrotóxicos e as agressões causadas por essas ações.
O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente.
Atualmente, a causa ambiental está sendo o centro de muitas discussões entre órgãos públicos, iniciativa privada, organizações não governamentais e comunidades locais. Tomar atitudes individuais em prol da preservação do meio ambiente é um grande passo nessa luta que se estende por todo o mundo, ajudando a desenvolver a economia e a qualidade de vida das pessoas.
A responsabilidade social tem impulsionado a cada ano a participação das Instituições, principalmente as educacionais que buscam difundir o conhecimento a cerca do Meio Ambiente em busca do tão sonhado desenvolvimento sustentável.

PROGRAMAÇÃO
30/05 (segunda-feira) 
08h30 - ABERTURA - (Diretores, Professores, Coordenadores e Responsáveis)
10h – PALESTRA - A atuação do Ministério Público Estadual nas questões ambientais - Dr. Gerson N. Barbosa – Promotor de Justiça da 17ª Promotoria de Meio Ambiente de Cuiabá, MT
03/06 (sexta-feira) 
14h - Palestra - Manejo de RPPN´s:
Silvia Kataoka – Eng.ª Florestal - Gerente de Estudos e Pesquisas da RPPN do SESC Pantanal
15h - Palestra - Vegetação de Mato Grosso, situação atual, principais problemas e soluções à conservação - Dra. Cátia Nunes da Cunha – Departamento de Botânica e Ecologia, IB, UFMT (INCT-ÁREAS ÚMIDAS)
16h30 - Palestra - Aves de Mato Grosso, problemas e soluções para a sua conservação - Dr. Dalci Maurício Miranda de Oliveira – Departamento de Biologia e Zoologia, IB, UFMT
04/06 (Sábado)
08h - Palestra - Resíduos sólidos em Mato Grosso: os problemas e as soluções possíveis - Dr. Paulo Modesto Filho – Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, FAET, UFMT
09h - Palestra - Recursos Hídricos no Estado de Mato Grosso: usos, gestão e conservação - Dra. Daniela Maimone de Figueiredo – Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Meio Ambiente de Chapada dos Guimarães (SECITEC, MT), Consultora Independente.
10h30 - Palestra - Usinas Hidrelétricas e PCH´s: o contexto de Mato Grosso
Dr. Dorival Gonçalves Júnior – Curso de Engenharia Elétrica, FAET, UFMT.
14h – Palestra - Peixes: o estado da conservação dentro do estado de Mato Grosso - Dr. Francisco de Arruda Machado – Prof. Aposentado do Departamento de Botânica e Ecologia, IB, UFMT.
15h – Palestra - Anfíbios e répteis de MT: diversidade e principais impactos.
Dra. Christine Strüssmann, Curso de Medicina Veterinária, FAMEVZ, UFMT.
16h30 – Palestra - Mamíferos: impactos e conservação.
Dr. Rogério Rossi, Departamento de Biologia e Zoologia, IB, UFMT.
VISITAÇÃO
31/05, 01 e 02/06 das 08h às 10h30 e 14h às 16h30 - Borboletário, Túnel das Sensações, Árvore da Vida, Instalações Artísticas, Exibição de Vídeos, Oficinas.
05/06  das 08h às 10h30 - Borboletário, Túnel das Sensações, Árvore da Vida, Instalações Artísticas, Exibição de Vídeos, Oficinas, GINCANA ENTRE AS ESCOLAS PRESENTES.
fonte: http://sesc-mt.blogspot.com/p/semana-sesc-do-meio-ambiente.html

 DESEJO A TODOS UMA MARAVILHOSA SEMANA!! 
Até a próxima postagem, meu amigos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes