quinta-feira, 26 de maio de 2011

VERA CAPILÉ

Se Olhar:
Se olhar um rio veras águas claras
Se olhar águas claras veras as profundezas
Se olhar às profundezas veras sonhos
Se olhar os sonhos veras a minha amizade
...Se olhar a minha amizade veras que és
uma Amiga Feliz
Se olhar essa felicidade veras sua pessoa
Se olhar sua pessoa veras Vera Capilé
Se olhar Vera Capilé veras que és importante para nós.
Autor Nilton P. Pinto

Vera Capilé no Espetáculo Praticutucá 2011


Vera Capilé e seu pai Sinjão Capilé no Espetáculo Praticutucá

 Vera Capilé nascida em Dourados – Mato Grosso do Sul, de uma família de cantores e músicos da velha guarda, das serestas e do chorinho, vive em Cuiabá desde os 11 anos. Sua cultura musical é influenciada pela vivência com as fronteiras do Paraguai, elaborando a fusão melódica que construiu nosso rasqueado com o som das rezadeiras, com o siriri, a viola de cocho, o ganzá nas influencias da bacia pantaneira. Esse ponto de encontro de tantas culturas sanoras forjou voz e atitude que abrigam uma diversidade étnica e cultural de riqueza ímpar, transitando pela música sagrada e profana. Vera cantou em público pela primeira vez aos 5 anos já iniciada no piano, aos 11 anos começa a aprender a tocar acordeom, estudando com Dunga Rodrigues. Em 1982 adentra a Rádio A Voz D’oeste onde participa de programas de calouros. É conduzida na sua cantoria com instrumentais dos maestros China e Penha. Mais tarde a cria e desenvolve um programa de rádio sob sua condução e participação como cantora. Casou-se muito cedo, deixando a carreira de cantora quando já havia recebido convite para gravação com produtor da RCA Victor. Aos 45 anos volta a cantar em público, quando também faz graduação em Psicologia. Seu primeiro CD é de 1988 – Cuiabá um Canto de Amor; o segundo . de 2000 - Flor de Laranjeira, tendo na direção musical respectivamente os maestros Abel Santos e Fabrício Carvalho. Entrega=se de corpo e alma ao trabalho musical, formando uma banda de acompanhamento e centrando forças na luta pela união dos artistas do Centro Oeste e da Amazônia numa rede batizada de “Nós do Mato”. Em 2004 foi selecionada para o Projeto Pixinguinha (referencia na cultura e na música brasileira) apresentando-se em shows desde Brasília a Roraima, junto com músicos como Juarez Moreira, Renato Braz, Nivaldo Ornellas e a cantora e compositora Simone Guimarães. No ano seguinte participou em Paris, no Ano do Brasil na França. Apresenta-se também com orquestras como a Sinfônica de Mato Grosso e Sinfônica da UFMT. É cidadã cuiabana, tendo recebido vários outros títulos e condecorações pela sua contribuição na cultura e na música. Desenvolveu uma série extensa e crônicas intituladas “...pelos córregos da vida.”, defendendo o protagonismo na luta pela preservação ambiental e pela vida. É compositora, tendo musicas gravadas em seleções na diversidade de compositores de Mato Grosso. Sua verve artística acolhe nos palcos o encontro das artes exercendo com força e expressão amorosa sua fala e canto no encontro da língua portuguesa e espanhola. Desenvolve parceria permanente com o músico e compositor Abel Santos, na identidade trazida dos sons primais da viola de cocho, da bruaca, do adufo e do ganzá. Ancorada na cultura dos Cerrados, Pantanal e Amazônia, interpreta músicas desde compositores regionais até concertos que incluem compositores como Villa Lobos, e o encontro predileto com cirandas. Seu canto é universalista. (www.coisasdematogrosso.com.br)

NO DIA 03/06/2011 É O LANÇAMENTO DO 3º CD DE VERA CAPILÉ "CIRANDANDO" NO TEATRO DA UFMT AS 20 HORAS - INGRESSOS: R$ 20 (INTEIRA) R$ 10 (MEIA) - PONTOS DE VENDAS: LOJAS ONNG (Pantanal Shopping e Shopping 3 Americas)
 



 Peço licença pra entrar na roda de compadres
pra dizer bem pouquinho do que sinto
quando vejo doutos rimadores
se encontrando pra todos os assuntos,
pois não sei rimar como os senhores
mas sinto n'alma o que aí dizem
e com prazer de ouvinte que se achega
me apresento, puxo o banco,
pego a viola e canto!
(Vera Capilé) 


É com muito orgulho e satisfação que o Blog Fuzuê das Artes, faz essa simples homenagem a esta cantora maravilhosa, que tem o cheiro de Mato Grosso!!

Até a próxima postagem!
 bjos a todos

Um comentário:

  1. Uma artista ímpar, de um bom gosto musical lindo, lindo!!! Adoro!!!
    beijos de poesia,
    Nina Araújo

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes