domingo, 19 de junho de 2011

VIVA!!! HOJE É ANIVERSÁRIO DE CHICO BUARQUE!!!

Hoje Chico Buarque completa 67 anos!
 
Chico morou dois anos em Roma...
Aos oito inventava marchinhas de Carnaval...
Foi campeão de futebol de botão várias vezes...
A banda foi a canção que mais lhe trouxe dinheiro...
Quando pequeno comungava todos os dias e virou católico fervoroso...
Sonhava ser cantor de rádio e imitava João Gilberto...
Entrevistas, artigos, depoimentos, reportagens e livros revelam o olhar de amigos, parceiros, imprensa e dele mesmo sobre sua vida e sua obra. Registros históricos para serem visitados e revisitados... 

Chico de Hollanda, de aqui e de alhures

"Parceiro de euforias e desventuras, amigo de todos os segundos, generosidade sitemantica, silêncios eloquentes, palavras cirúrgicas, humor afiado, serenas firmezas, traquinas, as notas na 
polpa dos dedos, o verbo vadiando na ponta da língua - tudo à flor do coração, em carne viva...   
 Cavalo de sambistas, alquimistas, menestréis, mundanas, olhos roucos, suspiros nômades, a alma à deriva, Chico Buarque não existe, é uma ficção - saibam.
Inventado porque necessário, vital, sem o qual o Brasil seria mais pobre, estaria mais vazio, sem  
 semana, sem tijolo, sem desenho, sem construção." 
Ruy Guerra, cineasta e escritor  
 

 




"Sempre houve uma
lenda mal contada de
que o Chico era um
ótimo poeta, letrista,
mas que as músicas não eram
tão fortes e, como cantor,
a mesma coisa.
Ledo engano daquelas pessoas.
Eu sempre fui contra esse tipo de pré-conceito a respeito dele. 
As suas músicas são de uma riqueza fantástica. 
Acho que até ele não se dava o devido valor, dentro de sua timidez e simplicidade. 
Lembro-me de ouvi-lo tocar ao violão umas coisas que nos discos me soavam diferentes. 
Os maestros queriam "consertar" suas harmonias e nunca chegaram sequer aos pés das originais. Falei para ele nunca deixar que ninguém mexesse nas suas músicas, 
de maneira alguma. Além da poesia, ele é um tremendo compositor de música.  
 E outra coisa que descobri, quando gravamos ou pisamos em palcos juntos, é que ele é um grande intérprete. É muito bom cantar junto com ele, dividir as partes. 
O Chico tem uma divisão só dele, levanta o astral da gente nos duetos.
Não estou falando assim prá puxar seu saco, pois ambos não precisamos disso. 
Falo de cadeira. E como amigo, é um sucesso.  
Adoro esse rapazinho! Viva Chico!" 
Milton Nascimento


"Vez por outra Deus força a mão e cria um talento único.
Quando a este talento se unem a inteligência e a sensibilidade, mesclando o artista ao intelectual, a coragem ao humor e a cultura aos olhos verdes, 'aí, então, é preciso terr cuidado,
como diria Vinícius, porque o efeito é quase insuportável. Por isso é que já tem criança dizendo: Mamãe, quando eu crescer, quero ser Chico Buarque." 
 Jô Soares

 
"Eu adoro cantar
as músicas do Chico,
é sempre maravilhoso.
Eu me identifico muito
com suas canções.
Ele é um dos meus compositores
favoritos. Gosto de todas as
suas músicas, mas, em especial, a
que eus canto com mais prazer, é Futuros
amantes, que eu gravei em meu disco Mina
d'água do meu canto"
Gal Costa



Quando nasci veio um anjo safado
O chato dum querubim
E decretou que eu tava predestinado
A ser errado assim
Já de saída a minha estrada entortou
Mas vou até o fim
Chico Buarque
  
Esse é o nosso Chico!!
Desejo ao Chico muitos, e muitos anos de vida!!
e pra nós muitos e muitos anos de música 
brasileira de qualidade que faz bem para o coração e para alma!!
abraços!!

Rosylene Pinto



 "Texto e imagens google"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes