sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Hoje é Dia Mundial da Fotografia

Não podia deixar passar essa data tão especial, pois a fotografia me encanta quando me convida a entrar em um outro universo e consegue me fazer sentir os cheiros e os gostos desse mundo, quando ela me leva a ouvir uma música, ver uma dança e dançar junto. A Fotografia me encanta,  é a minha sedução de vida e a forma do compartilhar que me faz muito feliz!!


FOTOGRAFIA É POESIA


É captar, esquadrinhar o instante,
Em atento olhar de luminosidade
É momento certo na geometria flagrante
No enquadramento em simetria e acuidade.

A poesia se fazendo presente
Na imagem em clara obviedade.
É o eternizar do momento, em consistente
É presença da ausência, em lembrança e realidade

É tornar em real evidencia...
A intimidade ilusória de um observar
Na luminosa criação técnica e seu consagrar

È percepção sensível do real, em imagem
Em essência da visão poética, incontida
Na fotografia, o endosso do cotidiano da vida.

Lufague


Veja algumas fotografias de alguns amigos, alguns profissionais e outros amadores como eu, mas todos unidos pelo mesmo sentimento a paixão pela fotografia!!!
Fotografia: José Medeiros
fotografia: Márcio Hudson



Fotografia: Nathalia Ponce

Fotografia: R & M Photografias

fotografia Cláudia Abreu
Fotografia: Wieslaw Syposz
Fotografia: Ateliê da Foto
Fotografia: Milá Vila
Fotografia: Sergio Soares

Fotografia: Mario Friedlander

Fotografia: Diego Valadares




Fotografia: Camila Capistrano



fotografia: Benedito Carneiro



Fotografia: Louise Mada



Fotografia: Ângela Fontana Velho

Fotografia: Felipe Barros
Fotografia: Flavio Andre de Souza
 


Fotografia: Rosylene Pinto
 
Em um mundo completamente imagético como é o nosso hoje, a fotografia está presente em todos os momentos. Seja de câmeras comuns, digitais, de celulares, a imagem se tornou um elemento central nesse mundo midiatizado. Mas se hoje a fotografia tem esse lugar de destaque, podendo ser alterada, transformada e manipulada, muito se deve aos inventores deste conceito. Dois franceses merecem destaque nessa descoberta: Joseph Nicéphore Niépce e Jean Jacques Mandé Daguerre. Niépce foi o precursor, unindo elementos da química e da física, criou a héliographie em 1926. Nesse invento ele aliou o princípio da câmara obscura, empregada pelos artistas desde o século XVI, à característica fotossensível dos sais de prata. Após a morte de Niépce, Daguerre aperfeiçoou o invento, rebatizando-o como daguerreótipo. Por essa época um francês radicado no Brasil, Hércules Florence, desenvolvia também experimentos que levariam ao mesmo resultado. Mas o advento da fotografia foi anunciado ao mundo oficialmente, em Paris, na Academia de Ciências da França, consagrando o Daguerreótipo, em 19 de agosto 1839. De lá pra cá a fotografia evoluiu muito e foi a grande responsável por apresentar o mundo à humanidade. Mesmo com o surgimento de outras formas de exibição de imagens (cinema, televisão, computador) a fotografia continua sendo a única "capaz de captar a alma humana". Ou, como diria Henri Cartier-Bresson, um dos maiores fotógrafos de todos os tempos "fotografar é captar o momento decisivo".
Foi numa manhã, mais precisamente no dia 19 de agosto de 1839, que a fotografia se tornou de domínio público em território francês. O anúncio oficial foi feito na Academia de Ciências e Artes de Paris, pelo físico François Arago, que explicou para uma platéia espantada os detalhes do novo processo desenvolvido por Louis Jacques Daguerre. O físico apresentava e doava ao mundo o daguerreótipo. Naquele momento o ato parecia uma mágica. Uma caixa escura, ferramenta capaz de captar e fixar numa superfície o mundo "real". Dizem as lendas que em seguida à cerimônia várias pessoas saíram as ruas em busca de uma máquina de fazer daguerreótipos e essa vontade de produzir imagens nunca mais cessou. Daguerre não perdeu tempo. Antes de doar seu invento a França já havia patenteado o mesmo nas Ilhas Britânicas, Estados Unidos e nos quatro cantos do mundo.(Enio Leite - Focus Escola de Fotografia)

VIVA A FOTOGRAFIA, E AS PESSOAS QUE SE COMUNICAM ATRAVÉS DELA!!
UM GRANDE ABRAÇO A TODOS!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes