segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Lançamento do Livro Mundo Cerrado de Lorenzo Falcão

 Mundo Cerrado: a poesia nada hermética de Lorenzo Falcão
imagem divulgação

 “Os poemas de Lorenzo Falcão são simples e mansos como o bom falar cuiabano”. A afirmação é do escritor chapadense Ricardo Guilherme Dicke  (1936-2008), que assina um texto publicado nas primeiras páginas de “mundo cerrado” – livro de poemas do jornalista Lorenzo Falcão, que será lançado no Jardim do Sesc Arsenal, na próxima terça-feira (dia 20) as 19:30 hs.  
Lorenzo Falcão
 “Fazer versos para Lorenzo é desfrutar de uma intimidade, uma harmonia como só talvez os músicos e os pescadores consigam”, complementa o poeta Ivens Cuiabano Scaff na “orelha” do livro, editado pela Entrelinhas Editora, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura (SEC-MT).
“Nasci inexplicavelmente para ser poeta”, reconhece Lorenzo Falcão na breve biografia que acompanha “mundo cerrado” (assim mesmo sem maiúsculas por opção do autor). “O cerrado é meu lar e a poesia, o meu mundão sem porteira”, conclui o jornalista, que nasceu em Niterói (RJ), mas cresceu em Mato Grosso, “entre barrancos, pedras e sombras”, e trabalha há muitos anos como jornalista na área de cultura.
O livro traz 93 poemas “em versos livres, na métrica e na semântica, livres de pudores com a língua, com os costumes, com os ditames morais”, observa a poeta e professora de literatura da língua portuguesa da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Marta Helena Cocco, em seu texto de apresentação de “mundo cerrado”.
Os poemas de Lorenzo Falcão parecem feitos para despertar o interesse pela poesia, inspirar novos poetas, sensibilizar, provocar. “As pessoas dizem que não gostam de ler poesia, mas quando veem um filme bonito comentam ‘ como é poético!’. Através de meus poemas, quero dessacralizar a poesia e inspirar mais gente a escrever”, diz o poeta.

Sinceridade - Leitor voraz, Lorenzo descobriu a poesia na adolescência com os poetas românticos e se apaixonou por esse gênero literário. Devorou a obra de Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira, entre outros poetas brasileiros, e não parou mais. Ele já publicou um livro de contos (“Motel Sorriso” de 2002), e tem poemas e ensaios publicados em revistas e coletâneas. “mundo cerrado” traz alguns poemas premiados em concursos como “cachorro” e vários inéditos que falam sobre temas como a morte, gestão cultural, lembranças da infância e reforma ortográfica, entre outros.  São poemas curtos e muitos deles falam de coisas bem cotidianas, como o calor cuiabano, de uma forma sempre original e irreverente.
“A poesia de Lorenzo cativa quem a lê pela extrema sinceridade e vai convidando a entrar por suas portas escancaradas. A poesia de Lorenzo é uma antiga casa cuiabana”, define bem o poeta Ivens Scaff.

SERVIÇO
O que: Lançamento do livro “mundo cerrado” de Lorenzo Falcão
Quando: dia 20 (terça-feira), às 19h30
Onde: Jardim do Sesc Arsenal - Rua 13 de Junho, s/nº - Centro Sul - Cuiabá

Mais informações: Entrelinhas Editora – (65) 3624-5294/3052-8711

Fonte: Martha Baptista e Lorenzo Falcão
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes