quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Alicce Oliveira e o IV Festival Estadual de Contadores de Histórias

Alicce Oliveira conta para nós como foi sua no IV Festival Estadual de Contadores de Histórias que aconteceu de 06 a 08 de Outubro na Casa de Cultura Mario Quintana em Porto Alegre RS. “O Festival de Contadores de Histórias é um evento não competitivo, voltado exclusivamente para a contação de histórias. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura do Departamento do livro e Bibliotecas Públicas através da Biblioteca Lucilia Minssen e Casa de Cultura Mario Quintana. Em 2008, o festival teve caráter estadual. No ano seguinte, foram recebidas inscrições de contadores de outros estados brasileiros e em 2010, o evento teve a honra de recebe o contador de histórias Jozé Sabugo, de Portugal. Para o ano de 2011, está sendo preparado o 1° Encontro Internacional de Contadores de Histórias de Língua Portuguesa, dentro do festival.


Fuzuê das Artes - Alicce Oliveira conta para nós como foi a sua participação no IV Festival de Contadores de Histórias.
Alicce Oliveira - Minha participação no IV Festival de Contadores de Histórias, foi uma experiência inesquecível.
 A alegria do encontro com outros contadores de histórias me fez sentir-se em casa, sabe aquele tempo em que as pessoas se reuniam sob a luz do luar para contar histórias de forma aconchegante e bem intimista? É como se eu estivesse numa destas rodas de histórias que a gente nem percebe que o tempo está passando, e foram tantas histórias lindas, daquelas que alimentam a alma para sempre.
Neste encontro os contadores iluminaram com seu brilho todo especial o mundo fantástico dos contos, que aos poucos voltam a encantar nossas vidas. Nada mais oportuno mencionar o nome de alguns deles: Francisco Gilson (Fortaleza/CE), Fernanda Munhão (Ribeirão do Sul/SP), Aline Maciel (Florianópolis/SC), Danilo Furlan (Maringá/PR), Márcia Funke Dieter (Ivoti/RS), Rosane Castro (Cachoeirinha/RS), Carolina Albuquerque (Viamão/RS), Cia Girolê (Curitiba/PR), Noely Leite (Poços de Caldas/MG), Grupo Contapetes (Caxias do Sul/RS), Paulo Bocca (Porto Alegre/RS), Gladis Barcellos (Porto Alegre/RS), Djine Klein (Viamão/RS), eu Alicce Oliveira (Cuiabá/MT), entre outros. 
O público foi maravilhoso, entre crianças e adultos todos tinham um brilho no olhar e uma sede insaciável de ouvir mais e mais histórias. 
Durante a minha oficina “Como Contar e Encantar com Histórias”, foi só emoção, começando pela bela surpresa de encontrar alunos da Faculdade de Letras e Pedagogia da cidade de Dourados/MS, o mundo é realmente pequeno. 
O grupo foi bem heterogêneo, com professores, escritores, artistas, contadores de histórias e universitários. O resultado desta união foi fantástico, surgiram tantas histórias que não caberiam em minha mala. Aliás, trouxe dentro dela alguns livros recheados de contos e poesias, que ganhei de alguns escritores para que eu possa contá-las aqui o que eles contam lá e vice-versa. É neste clima de intercâmbio cultural e troca de experiências que o movimento já está se organizando para formar uma associação de contadores de histórias. O que percebi na reunião que tivemos por lá, foi o grande interesse dos contadores de histórias se profissionalizarem e fortalecerem esta arte, cada vez mais em seus Estados e porque não à nível Brasil, como já vem fazendo algumas instituições do Rio de Janeiro, Minas e São Paulo. Há seis anos venho plantando esta sementinha aqui em Mato Grosso, por meio de apresentações, oficinas e cursos, defendo a Arte de Contar Histórias como uma profissão que deve ser respeitada e valorizada pelo poder público e por todos nós cidadãos matogrossenses. Uma das instituições que me ajudou a ter este olhar sobre a contação de histórias foi o SESC Mato Grosso, que através de seus Projetos Literários organizados pela Técnica de Literatura Cristina Maria Silva, que todos os anos trazem à Cuiabá vários profissionais desta área para fomentar a cada dia a disseminação desta arte no Estado. Parabéns pela iniciativa, percebo que estamos no caminho certo. 
Meu segundo passo é poder ter oportunidade de compartilhar com os matogrossenses tudo que aprendi e vi durante o Festival. 

Compartilhar, socializar, interagir, imaginar e contar muitas histórias foram as palavras chaves do IV Festival de Contadores de Histórias. 


Outro momento encantador foi conhecer uma parte da cidade de Porto Alegre, seus costumes, a culinária, os maravilhosos doces, o povo hospitaleiro e o clima maravilhoso do mês de outubro, no falar tão peculiar com uma musicalidade contagiante, seus  monumentos, museus, teatros enfim suas belíssimas histórias. São estes momentos que nos faz refletir como o Brasil é lindo, apesar de tantos problemas eles continua a nos encantar.  Quero deixar aqui registrado um abraço a todos em especial a querida Marília Sauer Diehl (Diretora da Biblioteca Lucilia Missen) e toda a sua equipe que tão maravilhosamente nos recebeu. Parabéns pelo belíssimo evento!
Evoé!!! Viva a Arte de Contar Histórias! 

Conheça um pouco mais sobre Alicce  Oliveira

Espero que tenham gostado de conhecer um pouquinho sobre esta maravilhosa artista Alicce Oliveira, a contadora de história que encanta!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes