sábado, 1 de outubro de 2011

DANÇA DE SALÃO POR RODINEI BARBOSA

DANÇA DE SALÃO
A arte de dançar é um método que permite ao indivíduo conhecer o inesgotável potencial que o  corpo tem de nos nutrir, equilibrar e levar ao caminho da consciência. Uma atividade preocupada com o corpo, com a  emoção, com a mente e com o espírito.  Quando falamos de dança, num modo geral, sabemos tratar-se de uma das mais antigas e importantes atividades humanas. Já a dança de salão especificamente surgiu entre 1200 e 1500, restrita à nobreza, nas grandes cortes, em festas com bailes de coreografias complicadas e bastante formais, dançada em pares, mas sempre consistindo na movimentação e expressão corporais do par em harmonia com a música.  Em festas realizadas na corte, naturalmente se comemorando alguma vitória ou conquista.  A cerimônia mantinha todas as formalidades.  A apresentação das famílias, o banquete, e o tradicional e esperado causador de romances, grandes paixões e alegrias, o Grande Baile.  Música instrumental, casais se juntando em movimentos muito bem coreografados, onde a formalidade imperava em cada gesto, mas o que realmente importava era a possibilidade de se mover ao som da música, olhar nos olhos, de abrir um sorriso, de girar, pegar na mão e na cintura, todos se expressando na mesma linguagem.  Com o passar do tempo e as inevitáveis transformações nas relações, crenças e valores sociais, essas danças foram se modificando.  Com o tempo, o  povo, que tinha muita vontade de dançar  também, começou a fazer isto em pequenos salões escondidos, só que dançando muito mais  perto, muito mais junto, quebrando a formalidade típica dos bailes da corte.   Desde então a dança foi se transformando e aos poucos se tornou acessível às camadas menos privilegiadas da sociedade, que já desenvolviam as  danças populares, com caráter místico e  religioso; com estas alterações de comportamento foram se unindo às danças sociais, dando  origem a muitos estilos de dança, dentre eles um dançado por casais, as Danças de Salão.
ESTILOS: BOLERO, SAMBA DE GAFIEIRA, SALSA, SOLTINHO (ROCK),  TANGO, BACHATA, ZOUK,  RITMOS REGIONAIS COMO O FORRÓ, RASQUEADO, VANEIRÃO, SERTANEJO, ETC.
ESTILOS PREFERIDOS: Você pode fazer aulas particulares ou participar de cursos específicos, como por exemplo, só samba de gafieira ou sertanejo (country), e outros.
TEMPO DE APRENDIZADO: Quem não dança, num período de 02 a 03 meses começa a desenvolver sua consciência corporal, é um período de conhecimento do próprio corpo. Quem já curte a dança, melhora sua percepção musical e se desenvolve ainda mais na pista. Com uma maior consciência dos movimentos, conseguirá definir e entender muito melhor sua dança. As
damas mais sensíveis para sentir a condução do cavalheiro e este muito mais condutor e envolvido com sua dama.
PARCEIROS: Se você vem acompanhado ótimo, pode melhorar sua dança com seu parceiro. Porém se você dama ou cavalheiro sem parceiro vier fazer as nossas aulas, poderá aqui encontrar  um novo parceiro. 
NÍVEL DAS TURMAS: Sempre haverá uma turma para você que quer começar  a fazer dança de salão. Nossa Cia de  Dança lhe dará a maior atenção. Para Iniciantes, Intermediários e Avançados.
QUALIDADE DE VIDA: Além de praticar uma gostosa atividade física, você ainda esquece a correria do dia a dia em uma hora de muita dança e alegria. Conhece pessoas e aprende uma nova forma de curtir a vida: a dança de salão. “Acima de Tudo um Prazer”

contato@rodineibarbosa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes