quinta-feira, 20 de outubro de 2011

HOJE É DIA DO POETA QUE TAL SABER UM POUQUINHO SOBRE, PROSA, POEMA, SONETO E POESIA: SUAS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS



Imagem: google

Você sabe qual a diferença entre prosapoemasoneto e poesia

Comecemos pela Prosa: É o texto corrido, que se dá através de narrativas longas ou curtas, ela é importante pois nos deixa com uma visão clara dos movimentos literários, (Dom Casmurro, por exemplo, é uma narrativa onde percebemos claramente a passagem do romantismo para o realismo). A prosa pode ter dois tipos de narradores: o onisciente seletivo e o onisciente seletivo muútiplo. O onisciente seletivo acontece quando o narrador está apenas contando a história como um simples e puro fato, como quem vê de fora. O onisciente seletivo múltiplo é quando além de contar a história o narrador consegue entrar dentro da mente de seu personagem (um ou mais), por isso múltiplo.
O Conto é uma história curta com ínicio, meio e fim muito bem demarcados, existem mini-contos e micro-contos, às vezes com apenas uma frase, mas já é considerado.
O Poema e a Poesia têm diferenças muito pequenas e que muitas vezes nos confundem, mas é simples, a Poesia em si tem a intenção da beleza, quer ser o belo, uma poesia sempre é um poema, mas nem sempre um poema é uma poesia, quando o poema é escrito apenas para "contar, informar" e não há "intenção de beleza" ele é apenas um poema, a Poesia se retrata por exemplo em Vinicius de Moraes falando sobre o amor em "Soneto de Fidelidade" "De tudo ao meu amor serei atento/ antes e com tal zelo/que mesmo e tanto que mesmo em face do maior encanto dele se encante mais meu pensamento" Vinicius aos escrever teve a intenção de que achassem bonito, teve a intenção do Belo. Tanto que encontramos poesias em outros lugares também como em músicas, imagens, cartas etc.
Soneto é uma poesia, mas ele tem algumas regras a serem cumpridas, suas duas primeiras estrofes tem que obrigatoriamente ser dois quartetos e as outras duas formam-se por dois tercetos, estes podem rimar ou não, depende do autor, o modelo mais comum de rima de sonetos que conhecemos é:
A
B
B
A
A
B
B
A
C
D
C
D
C
D
As rimas correm desta maneira, o poeta com sua liberdade e inspiração é que escolhe.

Espero que tenham gostado!! VIVA OS POETAS!!

Abraços

4 comentários:

  1. Hummm.... Muito bom. Informação cultural. bjs.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Gil e Parabéns pelo seu dia!!bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá Fuzuê das Artes parabéns pelo trabalho que lindo e mais lindo ainda e saber que vc e daqui de Cuiabá, precisamos de muita gente apaixonada pela arte. estou começando este ramos aqui e sinto um certa dificuldade de aceitação. Um abraço e se quiser conhece o meu humilde blog é
    http://cntdrdehistoria.blogspot.com
    ficaria honrada. obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Taty já estou seguindo seu blog, te desejo um super sucesso e viva a ARTE!!bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes