sábado, 29 de outubro de 2011

HOJE É DIA NACIONAL DO LIVRO, PARA COMEMORAR ESTA DATA VAMOS FALAR SOBRE O PROJETO INCLUSÃO LITERÁRIA

Para comemorar esta data tão importante estaremos aqui falando de um projeto onde livros e leitores fica cada vez mais próximos, estamos falando do PROJETO INCLUSÃO LITERÁRIA 
imagem: www.inclusao.blogspot.com
Inclusão Literária - Leitura e Cidadania

Surgiu em 2005 pelo historiador e produtor cultural Clóvis Matos, com o desejo de levar para a sociedade, um pouco mais de leitura e cultura para o desenvolvimento do saber de crianças, jovens e adultos.
Clóvis Matos - imagem: Facebook Clóvis Matos
Projeto Inclusão Literária atua nas ruas, vilas e comunidades rurais, periferias, escolas, assentamentos, quilombolas, shoppings, feiras livres da capital e interior de Mato Grosso.  Nestes lugares o projeto sempre tem contribuído com o acesso gratuito a leitura de livros, revista, jornais, além das atividades lúdicas do teatro e da música.

O foco está nos jovem, estudantes ou não, professores, em especial os de literatura, com o intuito de despertar as várias formas de se ver o livro, por meio de discussões, interpretações de textos, oficinas de redação, noções básicas de como se faz um livro, desde o pensamento do autor até a sua impressão, inclusive com palestras de escritores, editores e livreiros. Os pontos de leitura constam de uma pequena biblioteca (baú mágico) para acesso de todos.
Com o intuito de incentivar o gosto pela leitura o projeto realiza feiras, distribui livros,  auxilia na implantação da Hora de Leitura Diária nas Escolas (Lei do Livro nº 10.783, de 31 de Outubro/ 2003),  Fome de Livro o Viva Leitura e o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).
As ações são continuadas, onde é estabelecido um primeiro contato e uma série de  atividades, portanto, as bibliotecas criadas pelo Inclusão Literária tem assistência permanente para troca de livros e inserção de novos programas.    Tudo isso sem visar classe social e intelectual, mas sim, ensiná-los a lê-los, como fonte propagadora de divulgação de culturas, de saberes e o mais poderoso ainda, como suporte a planos e programas educativos.
Por ser um programa público e gratuito,  o Inclusão Literária vai até o leitor - ponto primordial para a democratização de acesso a qualquer bem cultural;
As ações são continuadas, onde é estabelecido um primeiro contato e uma série de  atividades, se transforma em um ponto de leitura do Inclusão Literária, portanto, terá assistência permanente para troca de livros e inserção de novos programas;
Acesso livre: qualquer um pode participar das ações desenvolvidas pelo Inclusão, como: cursos, palestras, oficinas, feiras, etc.
Os pontos de leitura constam de uma pequena biblioteca (baú mágico) para acesso de todos e coordenada por um membro escolhido pela comunidade local.
Mais uma biblioteca - imagem: Facebook Clovis Matos 
AÇÕES DESENVOLVIDAS PROJETO INCLUSÃO LITERÁRIA
Bibliotecas - criação de pequenas bibliotecas e desenvolvimento de ações de incentivo à leitura;
Livro no ponto - distribuição de livros em pontos de ônibus e outros lugares de fácil acesso a qualquer pessoa;
Literatura Embarcada - distribuição de cartões em ônibus urbanos e rurais, contendo poemas, poesias, pequenos contos e uma biografia dos clássicos da literatura, brasileira e estrangeira, além de autores mato-grossenses;
Produção de vídeos - a partir de instrumentos como telefone celular, máquinas fotográficas digitais (amadoras) e pequenas filmadoras digitais serão produzidos ‘filmes’ a partir de oficinas ministradas em escolas e associações comunitárias, preferencialmente, na zona rural atendendo o público infanto-juvenil. Os alunos aprendem a escrever roteiros, técnicas de representação, direção, câmera, iluminação e montagem final do filme (edição) em ilhas não lineares;
Oficinas literária/Produção de livros - os participantes das oficinas literária aprendem técnicas de editoração de pequenos livros, técnicas de desenho/ilustração e, a partir de criações coletivas fazem a história escrita, as ilustrações e, através de digitação em computador, uso de scanner e impressora caseira, montarão e imprimirão seus livros;
Exibição de filmes - sempre de temática literária, os filmes exibidos pelo Inclusão são saídos de livros que constam nas bibliotecas montadas pelo projeto.
ENTRE OUTROS LUGARES, O INCLUSÃO  LITERÁRIA ATUA NESSES PONTOS.
Ala infantil do Hospital do Câncer
Associação São Judas Tadeu
Casa Transitória Irmã Dulce
Escola Municipal Rural da Comunidade João Carro ( Manso em Chapada dos Guimarães )
Ruas,  praças e estacionamento da UFMT – UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO.
Escolas rurais de Varginha (Município de  Santo Antonio de Leverger)
Escola Rural da Comunidade de Rio dos Peixes  - Cuiabá-MT
Escola Rural do Distrito de Aguaçú  - Cuiabá-MT
Borracharia do Jardim universitário - Cuiabá - MT
Fonte: http://inclusao.blogspot.com/

Parabéns Clóvis Matos pelo maravilhoso incentivo a leitura, nesse dia  nacional do livro você é o nosso homenageado!! 

Você sabe por que comemoramos o dia Nacional do Livro no dia 29 de outubro? Por que foi nesse dia, em 1810, que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional e esta data escolhida para o DIA NACIONAL DO LIVRO.   O Brasil passou a editar livros a partir de 1808 quando D.João VI fundou a Imprensa Régia e o primeiro livro editado foi "MARÍLIA DE DIRCEU", de Tomás Antônio Gonzaga. 

2 comentários:

  1. Parabéns ao querido Clóvis Matos alma de coração nobre!

    ResponderExcluir
  2. Pak job Ads and advertisements for
    Karachi,Lahore,Quetta,Peshawar,Multan,Hyderabad,Rawalpindi,Islamabad and
    http://allpkjobz.blogspot.com all cities of Pakistan.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes