quinta-feira, 24 de novembro de 2011

20 anos sem Freddie Mercury - "Queen: História Ilustrada da Maior Banda de Rock de Todos os Tempos"

Capa do livro "Queen - História Ilustrada da Maior Banda de Todos os Tempos"
O Queen nunca esteve na moda nem foi uma banda queridinha da crítica, o que não impediu que vendesse mais de 300 milhões de discos no mundo todo e se tornasse um fenômeno de shows em estádios. O Queen, aliás, foi o primeiro grupo estrangeiro a, no auge da carreira, se apresentar no Brasil, num show megaproduzido, em 1981, no Morumbi (São Paulo). 
Aos 40 anos, e coincidindo com os 20 anos de morte de Freddie Mercury, completados nesta quinta-feira (24), o grupo britânico ganha uma biografia, "Queen - História Ilustrada da Maior Banda de Todos os Tempos", que acompanha sua trajetória desde a origem universitária até os concertos apoteóticos pelo mundo afora, e tenta desvendar o que está por trás desse amor incondicional dos fãs e da relação conflituosa com a crítica.
No caminho, revela o processo de criação de sucessos como "Bohemian Rhapsody", "We Are the Champions", "Another One Bites the Dust" e de discos que marcaram sua carreira, com vislumbres da vida pessoal de seus integrantes. 
O título é bem bobo, mas serve para indicar onde se concentra o foco do livro: as mais de 500 imagens, entre fotos de arquivo pessoal dos integrantes, fotos de shows, reproduções de convites, panfletos, capas de disco, ingressos e outras preciosidades gráficas relacionadas ao Queen, como trechos de uma história em quadrinho da série "Rock N' Roll Comics", de Todd Loren.
A história do grupo é contada por meio de depoimentos de integrantes da banda, empresários, produtores e fãs ilustres, como Slash (Guns N' Roses), Rob Halford (Judas Priest) e Tommy Lee (Mötley Crue). A discografia completa ganhou resenhas inéditas de um time de jornalistas de música que atuam em grandes revistas especializadas e jornais, como "Mojo", "NME",  "Q Magazine", "The New York Times", "Billboard", "Spin" e outras. É pena que o texto original tenha sido desfigurado por uma tradução descuidada.
O livro não traz nenhuma grande revelação, mas o conjunto do material é testemunho da inventividade de um grupo único, que, em seus momentos mais inspirados, conseguiu levar ao grande público uma música ao mesmo tempo sofisticada e popular. O que não é pouca coisa.

TRECHOS DO LIVRO
"O Queen é uma banda que as pessoas amam ou odeiam, sem meio-termo - e tudo bem."(Roger Taylor, sobre seu grupo, em 1978)
"Querido, nós somos a banda mais sacana da Terra" (Freddie Mercury, à 'Melody Maker', em 1974)
"Às vezes, as pessoas acham que sou um ogro" (Freddie Mercury, em 1974)
"Ele podia ser muito doce e até modesto… e depois te arrancaria a cabeça" (Rob Halford sobre Freddie Mercury)
"A América do Sul foi uma aventura. As pessoas me diziam que não podíamos tocar em lugares grandes, que íamos ter prejuízo, que a gente não sairia de lá vivo" (Brian May sobre a turnê pelo Brasil e Argentina, em 1981)
"O produtor Mack arrastou-os para novas técnicas radicais (…) em 'Another One Bites the Dust', influenciada pela banda Chic, com base em loop de bateria, um piano primoroso, címbalos e palmas. (…) Roger Taylor odiou a canção. Disse: 'Isso não é rock and roll; que porra é essa que estamos fazendo?"
"Os exageros vazavam da música para a nossa vida e tornavam-se uma necessidade. Estávamos sempre tentando chegar a um lugar que jamais fora alcançado antes, e os excessos faziam parte disso" (Brian May sobre o estilo de vida da banda, no final dos anos 70)
"Certa tarde, quando o Queen estava trabalhando na sala de controle, Sid Vicious entrou tropeçando pela porta e disse a Freddie: 'Você já conseguiu levar o balé para as massas?'. Freddie levantou-se de forma casual, andou até Sid e fez um gracejo: 'você não é o Stanley Ferocious?'. Daí, pegou-o pelo colarinho e jogou-o para fora da sala" (Sobre o encontro entre o vocalista do Queen e o baixista dos Sex Pistols, enquanto as duas bandas dividiam um estúdio, em Londres)


"Queen - História Ilustrada da Maior Banda de Todos os Tempos"
Autor: Phil Sutcliffe
Editora: Globo
Páginas: 288
Preço: R$ 74,90


Fonte:  Especial para o UOL por ANTONIO FARINACI



 Vamos marta saudades, curtindo os vídeos:

Queen - We Will Rock You and We Are The Champion (Live)



Queen - I Want To Break Free (High Quality)




Saudades. . .

3 comentários:

  1. Post de muito bom gosto! Parabéns. E fico ouvindo as músicas, agora..rs. bjs

    ResponderExcluir
  2. deixo meu tributo a ele, nessa dupla única.
    http://youtu.be/qbUo0wdEd4k

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes