quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Exposição Cores da Copa está aberta para visitação na Galeria de Artes da SEC (Secretaria de Estado de Cultura) -MT


A exposição Cores da Copa é um convite para conferir o talento de artistas como Adão Domiciano, Aleixo Cortez, Gonçalo Arruda, Júlio Cesar, Valdivino Miranda, Wagner Nascimento e Odete Venâncio. Um time de artistas plásticos que emprega, cada um ancorado na sua individualidade, estilo peculiar para realçar o entorno onde vive e convive, elevando os hábitos e heranças deixados pelas sociedades tradicionais indígenas e negras.
A abertura da exposição Cores da Copa aconteceu nesta terça-feira (08.11), na Galeria de Artes da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT). Cerca de 25 obras, sendo praticamente todas inéditas, compõe a exposição que fica aberta ao público para visitação até o dia 18 de novembro em horário comercial.
O artista e idealizador do projeto Wender Carlos conta que a ideia surgiu neste momento em que a Copa do Mundo está em evidência. “Pensei em fazer um projeto coletivo e por isso chamei esses artistas que já são conhecidos para trazer os elementos de sua pintura juntamente com o tema da Copa”, afirma Wender.
Com os movimentos dos pincéis e cores exuberantes, os artistas representam as diversas formas da vida mato-grossense como as belezas das paisagens naturais, a cultura que brota nas margens dos rios da vida dos ribeirinhos, as sombras oferecidas pelas mangueiras dos quintais, as expressões culturais como o Congo e o Chorado que manifestam também a fé desse povo.
Apesar da Copa do Pantanal ser vindoura, a bola de futebol sai dos campos e já se faz presente nas ilustrações entre as escamas do pacu e as saias da moça que dança o siriri. É a arte popular matogrossense sendo contagiada pelo clima da Copa reunindo signos da cultura regional e a espetacularização desse acontecimento histórico. (Por ARIANE LAURA / Assessoria SEC-MT) 
SERVIÇO:
O que: Exposição Cores da Copa
Local: Galeria de Artes da SEC-MT
Data: 8 à 18 de novembro
Horário: Abertura dia 8 de novembro, às 18h30
Horário de visitação: 8 ao 12 h e 14 às 18 h
Mais informações: 3613-0229 / 3613-0206

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes