sábado, 19 de novembro de 2011

Você sabe a origem da Dança do Ventre?

Dança do Ventre se canaliza em uma arte milenar voltada para a feminilidade e a fertilização. Com ênfase nos músculos abdominais, a dança trás movimentos ondulatórios e de respiração que representam a gestação e o nascimento, ou seja, a origem da vida.

De onde surgiu essa dança?


Essa dança se deu em tempos remotos, mais ou menos 5.000 a.C.,  nas antigas civilizações como o Egito. Antigamente era um ritual religioso para a consagração da Deusa Ísis.


Realizados principalmente em templos, essas cerimônias eram abertas por sacerdotisas que se serviam como um canal para a manifestação espiritual. Eram oferecidos flores de lótus, incensos e frutas em meio a cânticos e danças que as mulheres encenavam em volta de um véu, que ao retirá-lo demonstravam o mistério do universo revelado, ampliando de forma sagrada a intuição, percepção e poderes para a evolução espiritual.

De arte sagrada à dança popular

Os ensinamentos da dança foram de templos a grandes palácios, o que fez com que ela se popularizasse passando de geração em geração. Com a mudança nas civilizações, alguns conteúdos históricos foram perdendo as versões originais e ganhando influências de outros povos.
Assim, ciganos e beduínos divulgaram-na pelo mundo, ganhando variadas interpretações e assumindo cada vez mais um papel distante da sua primeira essência.
Sua arte está associada à religião e a elementos eróticos, fazendo um misto exótico que muitos desprezam ou admiram.

Características de uma dançarina


Em termos gerais a dançarina tem simpatia e leveza, ela sorri sempre e demonstra humildade nas apresentações e competições artísticas. É sociável e elegante, chamando a atenção para o seu mistério que começa no fim da música.
Com isso ela tem as armas corretas para levar o público aonde quiser.
Ela deve conhecer os princípios éticos dessa arte como a valorização do seu mais precioso templo: o seu corpo
Ela sabe que a dança exige sensualidade, mas passa longe do vulgar, porque essa dança é uma arte e deve ser conduzida por uma artista.
Os padrões clássicos respeitam o cabelo comprido e o corpo curvilíneo. Já os padrões modernos de fusão cultuam um corpo esguio e quase sem curvas e uma aparência mais dramática.
Não há regras quanto ao tipo físico de uma dançarina, mas há regras para qual movimento ela vai executar e até onde estará o limite do seu corpo.
Fonte: Escritora Daniele Carvalho - Publicitária Redatora por profissão e Dançarina do Ventre por natureza. A dança entrou na sua vida por amor e logo se tornou sua obsessão. 


Existem variados estilos de dança isso será nosso tema nos próximos posts de dança, aqui no Blog Fuzuê das Artes. Espero que tenham gostado de dançar um pouco com o Fuzuê das Artes. bjos


Se você que falar um pouco sobre ARTE e CULTURA aqui no Blog envie um email para fuzuedasartes@gmail.com, será uma honra compartilhar seu artigo com nossos leitores!!

4 comentários:

  1. Que bom minha linda prima!! ao publicar este artigo, lembrei na hora de vc e da minha amiga Petra!!bjos

    ResponderExcluir
  2. Bom artigo! Teremos algum sobre dança indiana?

    PS: Tenho uma prima que é professora de dança do ventre, em Itapecerica da Serra.

    ResponderExcluir
  3. Oi João Paulo, que bom que gostou do artigo, teremos sim um artigo sobre dança indiana, que legal ter uma prima professora de dança do ventre, acho linda esta dança, valeu meu amigo!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes