quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

“Light Paintings” A Arte de Pintar com Luz, de Pablo Picasso até Hoje!!

Existem inúmeras técnicas e efeitos que podem ser usados na fotografia, mas há uma em particular que sempre impressiona: as fotos de longa exposição. Normalmente, só de colocar uma câmera em cima de um tripé de frente para uma rua movimentada, ou virada para o céu para capturar o brilho das estrelas, o resultado já fica o máximo.
'Traffic': série de intervenções de luz em autoestradas alemãs
Mas ainda é possível utilizar outros acessórios para tornar a foto ainda mais interessante, como é o caso dos desenhos com a luz, o light painting. A ideia é simples: pegar algum objeto luminoso e, com a câmera programada para uma longa exposição, desenhar linhas, letras e formas para ficar gravados na imagem.

imagem: chavals.blogspot.com
A fotografia de longa exposição consiste em um único ciclo prolongado do obturador para capturar uma grande quantidade de luz de baixa intensidade. É por isso que somente riscos iluminados aparecem e o fotógrafo, muitas vezes, parece nem ter fabricado a cena. 
O "Light Paintings" não é um fato muito conhecido, mas a técnica de “pintar com a luz”, que hoje em dia vem sendo largamente usada por artistas, fotógrafos e publicitários, já foi usada por um dos grandes artistas do século XX. A técnica apresentada a Picasso por Gjon Mili, no ano de 1949, na época fotógrafo da revista LIFE. O pintor espanhol se interessou instantaneamente pela possibilidade artística. Confira aqui algumas das imagens capturadas por Mili:




Para ver a galeria completa acesse o site da LIFE.

por Rosylene Pinto



fonte de pesquisa: catracalivre uolClube Kuatimagem googleLIFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes