quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O Estado de Mato Grosso vai ganhar um novo Atlas!!

O Estado de Mato Grosso vai ganhar um novo Atlas, o lançamento acontecerá no dia 15/12 (quinta-feira), às 9h, no auditório da SEPLAN

Mato Grosso, de corpo inteiro, no Atlas da Seplan

Publicação é um raio x de um Estado com muitas potencialidades e riquezas

Não é exagero dizer que Mato Grosso é um estado ainda em processo de descobrimento, que desafia a compreensão de todos os envolvidos direta ou indiretamente com ele. É o terceiro maior em área do Brasil, tem se consolidado no cenário nacional e mundial por sua agricultura e pecuária modernas e ainda dispõe de imensa riqueza natural proporcionada pela presença de três biomas: Pantanal, Cerrado e Floresta Amazônica. 
Nesta quinta-feira (dia 15) será lançada em Cuiabá uma obra que vai ajudar a compreender melhor este gigante: o “Atlas de Mato Grosso” - uma publicação da Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, organizada pela engenheira cartógrafa Lígia Camargo, a partir dos resultados do Diagnóstico Socioeconômico-Ecológico do Estado de Mato Grosso (DSEE/MT), elaborado por uma grande e conceituada equipe multidisciplinar.
O DSEE/MT significou um ganho no detalhamento e qualidade da informação, obtendo maior aproximação da realidade proporcionada pela escala 1:250.000.  Esse avanço pode ser conferido na confecção dos mapas do “Atlas de Mato Grosso”, para a qual foi estabelecida a escala de 1:3.000.000, visando a oferecer conforto no seu manuseio.   “Esses estudos foram desenvolvidos para o conhecimento da realidade, não apenas da natureza, mas também das relações humanas no território, de forma integrada e dinâmica, o que permitiu a percepção das potencialidades e fragilidades naturais e antrópicas, e a análise necessária à avaliação ambiental das paisagens mato-grossenses”, observa Lígia Camargo.
O Atlas aborda aspectos como a divisão político-administrativa e territorial  do Estado,  sistema viário, fluxos populacionais, geologia, potencialidade mineral, unidades aquíferas, aptidão agrícola das terras, distribuição de chuvas e temperatura, vegetação, fauna e potencialidade turística, dentre outros. Os dados publicados contaram com revisão técnica e atualização (em relação a temas específicos) a cargo de técnicos da Seplan, consultores e professores (com destaque para os docentes do Instituto de Biociências da Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT).
O Atlas de Mato Grosso não só disponibiliza de forma organizada os produtos do DSEE/MT, como também traz uma parte significativa dos mapas confeccionados de acordo com as últimas pesquisas publicadas por instituições públicas  estaduais e federais.
“O Atlas de Mato Grosso evidencia a grande diversidade de paisagens do Estado e o desafio à diversificação do setor econômico como estratégia para desenvolver novos negócios em regiões de características peculiares, favorecendo a redução de desigualdades”, afirma o governador Silval Barbosa.
Na avaliação do secretário de Planejamento e Coordenação Geral, José Gonçalves Botelho do Prado, a obra não se resume a uma coletânea de mapas. Trata-se de “uma fonte imprescindível de informações espaciais que permitem entender a conformação do povo mato-grossense em seu território e ultrapassa a representação da realidade”, almejando a construção de uma “sociedade sustentável”, de acordo com um novo modelo de desenvolvimento que conjugue proteção ambiental, crescimento econômico e equidade social.
Todo esse trabalho, que é um verdadeiro raio X de Mato Grosso, vem a público agora. A publicação se destina aos técnicos de planejamento governamental, gestores públicos, pesquisadores e professores de ensino superior das diversas áreas do conhecimento - das Ciências Sociais, Humanas e da Terra, principalmente da Geografia. Atende também às necessidades de informação técnica e cientifica da área privada e do terceiro setor. A publicação foi elaborada pela Entrelinhas Editora.

Serviço
O que: Lançamento do “Atlas de Mato Grosso”
Onde: Auditório da Seplan
Quando: quinta-feira (15 de dezembro), às 9h
Mais informações: Entrelinhas Editora (3052-8711)/ Assessoria Seplan (3613-3262)

Fonte: Martha Baptista (Entrelinhas Editora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes