sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Você sabe qual a diferença entre arte e cultura?

imagem google

Arte e cultura são sempre usadas como se uma fosse sinônimo da outra, mas elas não são. Cultura é muito mais abrangente, pois se refere a tudo aquilo que nós, humanos, pusemos no mundo, seja  religião, ciência, culinária, moda, até todos os tipos de máquinas e seus produtos. A arte representa só um pequeno pedaço da cultura, mas seu alcance é enorme. Porque a arte nos faz muito bem.
Quando se ouve música ou se assiste dança, quando se olha um quadro, se lê um livro, se vai ao teatro – quem tem a oportunidade de fazer alguma dessas atividades, vivencia um tipo de momento especial na sua vida. O encontro com qualquer forma de arte parece estimular os nossos sentidos de uma maneira especial. Não somente porque pode ser um encontro que nos emociona, mas também porque pode nos levar a pensar. Lembre-se que cada artista expressa, nas suas obras, a sua visão sobre o mundo. Conhecer a obra de um artista, então, é conhecer o seu pensamento, ou seja, é estabelecer uma conversa com o artista.
A música popular é a mais presente das artes nas nossas vidas. A maioria de nós gosta de música, mas não de toda e qualquer música. Aquelas que não se parecem com as músicas que nos habituamos a escutar, ou dizemos que são chatas ou nem as reconhecemos como música.
O exemplo da música nos ajuda a pensar nas outras artes. Se tivéssemos condição de ter, no nosso cotidiano, um contato permanente com cada uma das artes, estaríamos muito familiarizados com cada uma delas e nem passaria pela nossa cabeça o medo de não entendê-las. Mas como não é isso o que ocorre, pois as artes não estão, por exemplo, na televisão e nem no rádio, fica aquela desconfiança de que a arte não é pra todo mundo.
Mas a arte – qualquer forma de arte - pode nos ajudar a viver melhor. Pode até mesmo nos fazer entender nossos aborrecimentos e preocupações. O que não podemos ter é medo de não entendê-la. Basta lembrar da música para saber que a única solução é querer começar a encontrar mais com ela.
fonte: Helena Katz - Jornal Urbano


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes