quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

13 livros de Fernando Pessoa para download gratuito

imagem: google

Fernando Antônio Nogueira Pessoa, mais conhecido como Fernando Pessoa, dispensa apresentações. Ele, junto com Luís de Camões e Machado de Assis fazem a tríade dos escritores mais geniais da história da Língua Portuguesa. Além disso, Pessoa escrevia em inglês também, porque quando pequeno se mudou para a África do Sul e é de lá que vem sua fluência no idioma. Como poeta, desdobrou-se em múltiplas personalidades conhecidas como heterônimos.
O fato do escritor se chamar Fernando Pessoa parece um capricho do destino. O poeta não era uma pessoa, mas várias. Ele tinha diversos heterônimos, ou seja, personalidades literárias com vida e história própria. São mais de 70 heterônimos, pseudônimos, personagens fictícios e poetas mediúnicos; sendo que um deles era brasileiro. Os mais famosos são Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Bernardo Soares. O poeta escrevia como ele mesmo também.
Os mais famosos são Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Bernardo de Campos. O poeta escrevia como ele mesmo também. As explicações do porquê Pessoa criou estas personalidades são várias e especulativas. Em geral, acredita-se que foi a forma, um tanto quanto excêntrica, do autor não enlouquecer. "Com uma tal falta de gente coexistível, como há hoje, que pode um homem de sensibilidade fazer senão inventar os seus amigos, ou quando menos, os seus companheiros de espírito?", interroga o próprio Fernando Pessoa.
Os maiores trabalhos de Pessoa foram Mensagem e Livro do Desassossego. O título do primeiro livro é interessante porque vem da expressão latina dita por Anquises, no clássico Eneida: "Mens agitat molem", que traduz por "A mente move a matéria". A Mensagem que Pessoa quis passar neste livro foi para que o povo português se tornasse grande, como era no passado, através da cultura, da mente.
Livro do Desassossego causa polêmica entre estudiosos. Alguns acreditam que ele foi inteiramente escrito por Pessoa. Outros creem que uma parte é de Pessoa e outra de Bernardo Soares, um de seus heterônimos.
Foram assim a vida e a obra do autor: excêntrica e controversa. A contribuição dele para a língua portuguesa foi imensa e pode ser verificada nos diversos vestibulares do Brasil, seja ele como ele mesmo, ou como outras pessoas.
Os livros foram retirados do portal Dominio Público, biblioteca digital mantida pelo Ministério da Educação. Entre a selação estão inclusive obras de dois de seus heterônimos: Alberto Caeiro e Bernardo Soares, autores fictícios que possuem personalidade.


Veja a seguir as obras de Fernando de Pessoa para download:

Cancioneiro - Fernando Pessoa


Mensagem - Fernando Pessoa



O Banqueiro Anarquista - Fernando Pessoa



O Eu profundo e os outros Eus - Fernando Pessoa



Poemas de Fernando Pessoa - Fernando Pessoa



Poemas Traduzidos - Fernando Pessoa



Poesias Inéditas - Fernando Pessoa



Primeiro Fausto - Fernando Pessoa



Poemas em Inglês - Fernando Pessoa



O Guardador de Rebanhos - Alberto Caeiro

(heterônimo de Fernando Pessoa) 

  


O Pastor Amoroso - Alberto Caeiro

(heterônimo de Fernando Pessoa) 


Poemas Inconjuntos - Alberto Caeiro

(heterônimo de Fernando Pessoa) 


 Do Livro do Desassossego - Bernardo Soares
(heterônimo de Fernando Pessoa) 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes