quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Lançamento do livro "A escola e as tecnologias da informação e comunicação"

Nesta sexta-feira (10/02) vai acontecer mais um lançamento da Entrelinhas. Trata-se de um livro focado na subutilização dos laboratórios de informática nas escolas públicas de MT. É um assunto sempre interessante, ainda mais neste momento de volta às aulas.

A escola e as tecnologias da informação e comunicação

           Pesquisadora propõe reflexão sobre o uso das TIC por meio dos laboratórios de informática. 
Há tempos a professora e pesquisadora mato-grossense Maria Auxiliadora Marques Vasconcelos vem se preocupando com a subutilização dos laboratórios de informática nas escolas públicas e a falta de uma discussão sobre como incorporar as tecnologias da informação e comunicação (TIC) à prática pedagógica. Ela se dedicou ao tema numa pesquisa de mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que vem a público no livro “As tecnologias da informação e comunicação e aprendizagem colaborativa no contexto escolar”, cujo lançamento acontecerá na Livraria Janina, no Pantanal Shopping, no próximo dia 10 (sexta-feira).
Publicada pela Entrelinhas Editora com apoio de diversos parceiros - Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral, Livraria Janina, Faculdades Integradas Mato-grossenses de Ciências Sociais e Humanas de Educação (ICE) e Instituto de Capacitação e Pós-graduação (ICAP) -, a obra convida à reflexão sobre o uso e a importância das TIC no processo de ensino-aprendizagem. “Os professores em geral não se apropriaram das tecnologias disponíveis. Alguns ainda usam os laboratórios de informática apenas para recreação e não conseguem perceber que aquele espaço pode ser significativo no processo de aprendizagem dos alunos. A Secretaria de Educação e os gestores das escolas, por sua vez, não discutem o assunto, nem preparam os profissionais do ensino para essa nova realidade”, lamenta a pesquisadora.
Ela acrescenta que os laboratórios das escolas públicas estão hoje melhor equipados e são uma das principais formas de acesso dos estudantes de baixo poder aquisitivo às TIC, já que muitos não dispõem de computadores em casa. Mas, na opinião da pesquisadora, a maioria dos professores deixa de incorporar essas tecnologias à sua prática pedagógica por falta de capacitação continuada e de uma “lógica de reflexão” no dia a dia dos estabelecimentos de ensino.
O interessante é que Maria Auxiliadora foca sua pesquisa num professor da Escola Municipal de Educação Básica Ranulpho Paes de Barros, em Cuiabá, que, segundo ela, “faz a diferença” justamente por ter conseguido entender as TIC e se apropiar delas no ensino de sua disciplina numa turma do 9º ano do ensino fundamental.
“A pesquisa feita por Dora tem essa singeleza: trazer aos nossos olhos os esforços empreendidos por professores dedicados, que embora mergulhados num cotidiano estafante, em nome da profissão, agregados em torno de um projeto pedagógico encontram soluções simples, porém eficazes, no trabalho com as TIC”, afirma, no prefácio da obra, Kátia Morosov Alonso, coordenadora do Laboratório de Estudos sobre as tecnologias da informação e comunicação na educação (LêTECE).
A professora Maria Auxiliadora também deu aulas nessa escola situada no bairro Santa Isabel, mas hoje trabalha com alfabetização numa classe de Educação de Jovens e Adultos (EJA), atua como técnica na Superintendência de Estudos e Informações da Seplan-MT e ainda dá aulas no curso de Pedagogia do ICE. É também professora colaboradora do Icap e da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino (Uned).
“Sou apaixonada pela docência”, diz a pesquisadora, que está empenhada em ampliar a discussão sobre o uso das TIC não só em Mato Grosso, como no resto do País. “Esse é um tema muito atual no Brasil inteiro. Estamos no mundo das tecnologias e a escola não pode fechar os olhos ao seu uso”, defende.

Serviço
O que: Lançamento do livro “As tecnologias da informação e comunicação e aprendizagem colaborativa no contexto escolar”
Quando: 10 de fevereiro (sexta-feira), às 19h30
Onde: Livraria Janina (Pantanal Shopping)
Mais informações: Entrelinhas Editora  (3052-8711)

Fonte: Martha Baptista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes