segunda-feira, 26 de março de 2012

FUZUÊ DAS ARTES E IDEIAS - Reaproveitamento de Pneus!

Pneus -imagem: google
Segundo organizações internacionais, a produção de pneus novos está estimada em cerca de 2 milhões por dia em todo o mundo. Já o descarte de pneus velhos chega a atingir, anualmente, a marca de quase 800 milhões de unidades. Só no Brasil são produzidos cerca de 40 milhões de pneus por ano e quase metade dessa produção é descartada nesse período. A resolução Conama nº 258/99, determinou que a partir de 1º de janeiro de 2005, "para cada quatro pneus novos fabricados no País ou pneus novos importados, inclusive aqueles que acompanham os veículos importados, as empresas fabricantes e as importadoras deverão dar destinação final a cinco pneus inservíveis; e para cada três pneus reformados importados, de qualquer tipo, as empresas importadoras deverão dar destinação final a quatro pneus inservíveis".
Este percentual não foi alcançado, pois segundo a ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), um dos grandes problemas na reciclagem dos pneus está na sua coleta, no tamanho do país e por isso muito espalhados.
A utilização de pneus é atualmente insubstituível em nossa sociedade, tanto para o transporte de cargas como para o de passageiros. Pelo seu enorme impacto ambiental e por ser imprescindível, pesquisas vêm sendo realizadas com o objetivo de buscar novas tecnologias de sua reutilização.
Interessantes alternativas surgiram e diversos projetos ambientais foram desenvolvidos para, de forma consciente e eficiente, realizar o seu reaproveitamento.
De ideias criativas o mundo está cheio, mas ainda são poucas que realmente são colocadas em prática. Eis aqui algumas ideias fantásticas que algumas pessoas estão adotando: reutilizar pneus velhos e transformá-los em móveis e outros objetos que podem ser reutilizados no nosso dia-a-dia. Você sabia que enquanto uma folha de papel se decompõe em, no máximo, 6 meses, um pneu demora cerca de 600 anos para se degradar. Este é um dado importante e deve ser levado em conta, já que estes são objetos volumosos que precisam ser armazenados em condições apropriadas para evitar riscos de incêndio e a proliferação de mosquitos, o que compromete a saúde pública. No Brasil, a população os abandona em aterros sanitários, beiras de estrada, cursos d´água e alguns são até mesmo enterrados. Além de demorar 600 anos para se decompor, o pneu também não pode ser incinerado em céu aberto devido à emissão de substâncias altamente tóxicas.
Conheça alguns produtos e veja como o pneu pode deixar sua vida mais estilosa e de bem com a natureza. 
Nos Jardins, como vaso de plantas e Hortaliças 

Como Revisteiro 

Puffs, Poltronas, Bancos e Cadeiras 
 
 
 
 
 
 
 
 

 



Mesinhas
 
 
 
 

Lavatório 

Balanços
 
 

Porta ovos e Fruteiras

Bolsa e chinelos


Essas ideias de reutilização não são perfeitas? Achei todas criativas e originais e o meio ambiente agradece.
Por: Rosylene Pinto 

Veja alguns passo a passo:

*todas as imagens foram extraídas do Google imagens

16 comentários:

  1. Idéias criativas que podem dar um destino adequado a esse resíduo....Amei!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei ver todas estas fotos...na verdade eu queria saber também, com que tinta (aquelas coloridas) podemos pintar as peças de forma a não descascar ao sol.Parabéns, quantas idéias bacanas...

    ResponderExcluir
  3. Oh, amiga,aproveitei para ver estas maravilhas dos pneus,cada idéia legal. Mas o intuito era dar mesmo uma passadinha aqui. Há muito nao faco pq minha entrada no face é corrida. Mas nao me canso de admirá-la e ao seu blog,vc sabe disso. parabéns e tenha uma semana gloriosa. Bjos

    ResponderExcluir
  4. Achei todas as idéias muito boas, inclusive, as de usar os pneus no jardim, já fazem parte do "meu jardim", mas gostaria de saber com que tinta posso colorir, pois uso eles em cor natural, ou seja - pretos - e um colorido viria a calhar no jardim, né?....... parabéns a quem passa horas achando utilidade para essa "peste" para o meio ambiente....bjs

    ResponderExcluir
  5. Tomei a liberdade de utilizar uma imagem (com os devidos creditos)deste blog no facebook do Jardim Corcetti, pois no bairro tem uma Usina de reciclagem e pneus por aqui tem muito, Muito obrigada pelas magnificas idéia a quem de direito. Bom Dia e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUE MARAVILHA, QUE EU TAMBÉM UTILIZEI IMAGEM ENCONTRADAS NO GOOGLE IMAGEM, MAS ACHO QUE O IMPORTANTE E PROPAGAR O REAPROVEITAMENTO, GRANDE INICIATIVA, VALEU!!

      Excluir
  6. Parabéeeeeeeeeens!!! Mesmo. Muito bom, ajudou-me bastante a preparar uma aula sobre resíduos sólidos. Uma pergunta: como acessar os fornecedores dos produtos publicados através das fotos? Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Glaiddhe, como as imagem foram pesquisadas no google, de diversos sites, não da pra saber qual os fornecedores dos produtos, ai vc terá que pesquisar na sua região, bjos grande abraço

      Excluir
  7. Sou apaixonada por reciclagem e confesso que estou maravilhada com tanta coisa que vi em seu blog.São coisas lindas mesmo! e lindo também é saber que é uma das formas de preservarmos o meio ambiente. parabéns e que Deus continue te dando sabedoria sempre.

    ResponderExcluir
  8. muito legal,amei a ideia!!!! parabéns!!

    ResponderExcluir
  9. Estou super entusiasmada com as ideias, muito legal, criativo, e sustentável, vou tentar colocar em pratica algumas ideias, valeuu!!!

    ResponderExcluir
  10. Muito lindo amei, vou pintar os meus fica bem mais bonitos, parabéns.

    ResponderExcluir
  11. amei muiiiito,idéia linda pra proteger nosso meio ambiente ,vou fazer uns pra plantar verduras !!!!!

    ResponderExcluir
  12. Muito lindo amei a ideia do Puff de corda como faço as costa do Puff de corda ? Vou fazer um desse e gostaria mais detalhe como Faz as Costa do Puff? Parabéns pela ideia são incríveis

    ResponderExcluir
  13. a natureza agradece quando as ideias se transformam em algo útil e sustentável, já aderi a esse conceito.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes