sábado, 21 de abril de 2012

QUEM DANÇA É MAIS FELIZ!

imagem: google
Dançar faz bem... Quem dança é mais Feliz... Eu amo dançar... Quem ainda não escutou ou leu frases como estas? Mas afinal quais os benefícios da dança para o ser humano?  
A dança movimenta o corpo como um todo, de forma integrada e em sintonia com a música. A música por sua vez, tem efeitos tão terapêuticos quanto o movimento corporal. Mas, a dança promove tantos benefícios, que torna-se mais fácil listá-los para compreensão:
● A dança trabalha a coordenação motora, agilidade, ritmo e percepção espacial;
● Desenvolve a musculatura corporal de forma integrada e natural;
● Permite uma melhora na auto-estima e quebra de diversos bloqueios psicológicos;
● Possibilita convívio e aumento do rol de relações sociais;
● Torna-se uma opção de lazer;
● Promove inclusive melhora de doenças e outros problemas. 
Na hora de escolher sua modalidade de dança predileta, existem muitas opções e você pode escolher entre:
imagem: google
● Dança de salão - trabalha diversos ritmos como forró, tango, samba e valsa, promove contato social, melhora a auto-estima e permite a prática em bailes;
imagem: google
● Dança do ventre - trabalha a feminilidade, sensualidade e desbloqueia tensões e baixa auto-estima;
imagem: google
Dança flamenca - de origem espanhola trabalha sapateado, castanholas e é extremamente forte e emocionante;
imagem: google
● Dança de rua - movimentos de hip-hop, funk e outros todos muito livres utilizando força e explosão; permite descarregar energias;


imagem: google
● Sapateado americano - trabalha a agilidade, movimentos de pés e pernas e culmina em coreografias belíssimas; é modalidade base dos musicais da Broadway;


imagem: google
● Axé - ritmo baiano que utiliza coreografias alegres e queima muitas calorias; 


imagem: google
● Ballet clássico - ideal se iniciado na infância ou juventude e é a base de todas a danças; existem turmas infantis e adultas. 
Enfim, a dança é uma atividade completa. Porém alguns cuidados devem ser tomados. Muitas mulheres são indicadas por médicos para aulas de dança e muitas vezes o problema que se busca melhorar não pode ser resolvido com a dança, mas sim piorado, exemplo problemas sérios de coluna. Na dança de salão por exemplo, o aluno permanece por muito tempo em uma postura assimétrica e usa sapatos altos o que pode prejudicar em muito a coluna se não forem feitos exercícios compensatórios. Deve-se, portanto sempre avisar ao professor/a sobre algum problema de saúde, por mais simples que seja, para que a dança possa realmente ser benéfica. Pôde-se dizer o mesmo sobre a dança do ventre: a professora deve ter uma formação muito técnica e consciente para que a aula não prejudique a coluna das alunas.
Pratique dança. Dê o primeiro passo e ofereça a você mesma uma oportunidade de descobrir os segredos do corpo que se move de acordo com a música.
Portanto podemos afirmar que os benefícios da dança são inúmeros e incontáveis, basta praticá-la na dose e forma corretas.

Por: Laura Flores (Professora de Dança, Coreógrafa e Bailarina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes