quarta-feira, 9 de maio de 2012

HOJE (09/05) TEM REINAUGURAÇÃO DA CASA CUIABANA



No dia do aniversário de Mato Grosso, dia 09 de maio, a Secretaria de Estado de Cultura (SEC/MT)preparou uma programação que pretende marcar a data. São três ações importantes, que auxiliarão no desenvolvimento de diferentes segmentos culturais do Estado. A programação se inicia com a assinatura do Acordo de Adesão dos municípios de Mato Grosso para o Sistema Nacional de Cultura, que acontece às 15 horas na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) com a presença do secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, João Roberto Peixe. A realização do evento é uma parceria do Núcleo Executivo do Plano Estadual de Cultura da SEC com o Apoio da AMM. 
Para os profissionais das artes cênicas, há a possibilidade de acompanhar a série de eventos gratuitos com o grupo dinamarquês Odin Teatret. As atividades serão abertas oficialmente no dia 09 de maio, às 19h, no auditório do Sistema Fiemt (Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso). Na data, haverá um bate-papo com os atores do Odin Teatret, a apresentação do cronograma de trabalho e o lançamento do livro ‘Rastros’ da atriz, professora, diretora e escritora Roberta Carreri. O evento é aberto ao público e contará também com uma apresentação de Cururu e Siriri, do grupo Coração Tradição Franciscana.
A reabertura da histórica Casa Cuiabana, localizada na avenida General Valle, acontece a partir das 20h30. A Casa foi recuperada pelo Governo do Estado e agora sediará o Projeto Pontão da Viola de Cocho. “O Pontão é uma parceria do Governo Federal, via Iphan. Trata-se de um projeto de salvaguardar da cultura imaterial da viola de cocho”, explica o secretário João Malheiros.
Na reabertura da Casa Cuiabana haverá um Sarau Cuiabano com os artistas Zied Coutinho, Gentil Bussiki, Carlos Silva, Paulo Zaul, Moisés Martins e Banda, além de outros artistas do Estado.
Por Karina Arruda 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes