quarta-feira, 23 de maio de 2012

Nomes de Mulheres nas canções de Chico Buarque


Chico Buarque - imagem: google

Uma das qualidades sempre elogiadas de Chico Buarque é sua capacidade de cantar canções aproveitando-se do "eu-lírico" no feminino, em que mulheres, com vários nomes,  profissões e histórias de vida, mulheres que são amadas, abandonadas, prostituídas, estigmatizadas...
É um resgate da tradição medieval galego-portuguesa... quem não se lembra dos trovadores cantando no eu-lírico feminino??? 
Mas busquei aqui uma lista dos nomes de mulheres citadas nas canções de Chico. Que mulheres são estas? Vou apenas fazer uma breve viagem nesses nomes, e no que eles revelam sobre tais mulheres.... 20 nomes de mulheres nas canções de Chico.
1. Ana [Ana de Amsterdã] (A Ana  de vinte minutos, a Ana da brasa dos brutos na coxa)

2. Angélica (Quem é essa mulher, que canta sempre esse estribilho?)

3. Bárbara (Nunca é tarde, nunca é demais, onde estou, onde estás, Meu amor, vem me buscar). Umas das músicas que se refere à paixão de duas mulheres.

4. Beatriz (Sim, me leva pra sempre, Beatriz, me ensina a não andar com os pés no chão, para sempre é sempre por um triz).

5. Carolina (Eu bem que mostrei a ela, o tempo passou na janela e só Carolina não viu).
  
6. Cecília (Me escutas, Cecília? Mas eu te chamava em silêncio,na tua presença, palavras são brutas). 

7. Cristina [Será que Cristina volta?] (Será que Cristina volta, será que fica por lá, será que ela não se importa de bater na porta pra me consolar).

8. Helena [Acalanto para Helena] (Dorme minha pequena, não vale a pena despertar) Uma referência à canção de Caymmi, certamente para sua filha Helena. 

9. Iracema [Iracema voou] (Iracema voou para a América... Se puder, vai ficando por lá, Tem saudade do Ceará, Mas não muita).

10. Januária (Até o mar faz maré cheia pra ficar mais perto dela).

11. Lola (Sabia, Que ia acontecer você, um dia, E claro que já não me valeria nada, Tudo o que eu sabia, Um dia).

12. Luísa (Para ela que ele faz o bonito, para ela que ele faz o palhaço, para Luísa dormir em paz). 

13. Madalena (Madalena foi pro mar, e eu fiquei a ver navios, Quem com ela se encontrar, Diga lá no alto mar, que é preciso voltar já, pra cuidar dos nossos filhos).

14. Maria [Olha Maria] (Mas hoje, Maria, Pra minha surpresa, Pra minha tristeza, Precisas partir). 

15. Nina (Nina diz que, embora nova, Por amores já chorou que nem viúva, Mas acabou, esqueceu).

16. Renata Maria (Na minha boca as palavras que eu ia falar, Nem uma brisa soprou, Enquanto Renata Maria saía do mar).

17. Rita (Levou os meus planos, Meus pobres enganos, Os meus 20 anos o meu coração, E além de tudo, me deixou mudo o violão).

18. Rosa (Ah, Rosa, e o meu projeto de vida? Bandida, cadê minha estrela guia? Vadia, me esquece na noite escura, Mas jura, Me jura que um dia volta pra casa).

19. Sílvia (Morre de amor quem é capaz, Sílvia, Jaz, Morro de amor e quero mais, Sílvia).

20. Teresa [Teresa Tristeza] (Oh Tereza essa tristeza, Não tem solução...Não me espere não...  Ao menos sou sincero, Que te adoro, Que te quero, Mas não passo bem sem carnaval).

Não posso deixar de registrar que muitas das músicas são sambas que seguem a velha tradição do samba carioca, da mulher que faz sofrer... e cada uma delas pode merecer uma história à parte...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes