quarta-feira, 9 de maio de 2012

O Filme documentário "Heróis não renunciam" foi lançado ontem (08/05) no Cine Teatro Cuiabá


Estivemos ontem (08/05) as 19:30 hs no Cine Teatro Cuiabá, para conferir de perto o lançamento do filme documentário “Heróis não renunciam”, patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT). O longa-metragem, de gênero docudrama, teve como tema o retorno da Força Revolucionária “Coluna Prestes” a Mato Grosso, em 1926. 
Cena do Filme documentário "Heróis não renunciam"- foto: Rosylene Pinto
A Coluna Prestes que foi uma força revolucionária, existente entre 1925 e 1927, liderada pelo capitão Luiz Carlos Prestes. O grupo discutia a questão da terra e o abandono das camadas mais baixas da sociedade. O objetivo do movimento era conscientizar a população brasileira para lutar contra o poder das oligarquias. A Coluna Prestes enfrentou tropas do Exército, policiais estaduais e grupos armados pelas oligarquias, compostos de jagunços e cangaceiros. 
O documentário narra o período em que a Coluna Prestes, após dois anos de marcha pelo País, resolve se exilar na Bolívia e entra pelo leste no território mato-grossense, rumo a San Mathias, na Bolívia. Para defender o território mato-grossense, o Governo do Estado convoca a população civil e a Força Pública, formando o Batalhão Patriótico. O longa-metragem retrata, também, a corrupção, os fatos e os desmandos dos coronéis do sertão. Paralelamente, conta-se a história de amor vivida entre o tenente Neteslau Dewulsky e sua esposa Celina Ponce. 
“Heróis não renunciam” utiliza a linguagem ficcional para retratar uma história real, com a reconstituição de cenas da época interpretadas por atores, com figurino e cenografia históricos. Traz ainda depoimento de historiador e trilha regional, com músicas da Orquestra do Estado de Mato Grosso. Entre o cenário, estão vários pontos do Estado de Mato Grosso, como: Coxipó do Ouro, em Cuiabá; Capim Branco, no município de Campo Verde; Passagem da Conceição, em Várzea Grande; e cenários do Rio de Janeiro. 
O documentário é uma realização da Leão Film, com recursos provenientes da lei de incentivo à cultura estadual. O longa, gravado em 2011 e finalizado em 2012, reuniu uma equipe com mais de 120 pessoas, entre atores e figurantes. 

Veja algumas imagens do Filme:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Cenas do Filme documentário "Heróis não renunciam"- foto: Rosylene Pinto
Por: Rosylene Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes