quarta-feira, 13 de junho de 2012

EXPOSIÇÃO TEMPO DICKE - 15/06 A 15/07


Imagem: divulgação

Ricardo Guilherme Dicke nasceu em 16 de outubro de 1936. Bacharelou-se em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1971. Em 1972, licenciou-se em Filosofia, pela Faculdade de Educação também da Universidade Federal de Rio de Janeiro. 
Fez especialização em "Heidegger e o Problema do Absoluto" e "Fenomenologia" de Merleau Ponty e ainda frequentou a Escola Superior de Museologia. Trabalhou como professor, tradutor e jornalista para várias editoras e jornais de grande circulação no Rio de Janeiro e Cuiabá.
Foi revisor e copy-desk em várias editoras e especialmente entre 1973 e 1975 no jornal O Globo, do Rio de Janeiro. Como artista plástico estudou pintura e desenho, entre 1967 e 1969 com Frank Scheffer e entre 1969 e 1971, com Ivan Serpa e Iberê Camargo. Estudou Cinema no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Fez exposições em Cuiabá e no Rio de Janeiro.
Filho de garimpeiro, morou e andou por várias regiões de Mato Grosso, Ricardo se mostra muito a vontade, como em todas as suas obras, para falar da morfologia e da paisagem mato-grossenses. Dotado de um poder de observação espetacular, consegue registrar e superlativar os significados que a natureza (o rio, as serras, os vegetais), seus habitantes (o pássaro e seu canto onomatopaico) e o próprio universo (a lua a fazer caretas e Deus, onipresença em sua obra) imprimem às pessoas mais simples e aparentemente desprovidas de cultura.
Ricardo Dicke foi descoberto por Guimarães Rosa durante concurso literário em 1968.
Viveu recluso em Cuiabá, o que dificultava ainda mais a divulgação de seu trabalho, mas isso não o impediu de cair nas graças de Guimarães Rosa, Nélida Piñon, Hilda Hilst, Ignácio de Loyola e Glauber Rocha. 
Nunca fez questão de ser um escritor conhecido e publicou por conta própria alguns poucos livros - que circularam de forma precária, apesar da avidez dos leitores, especialmente de São Paulo.
Ricardo Guilherme Dicke, que morreu em 09/07/2008, deixou uma obra respeitada por intelectuais, mas ao mesmo tempo ignorada pelas grandes editoras e, por extensão, pelo leitor.
Publicou os seguintes romances: Deus de Caim, Como o Silêncio, Caieira, A chave do bismo, Madona dos Páramos, O Último Horizonte, Cerimônias do Esquecimento, Conjuctio Opositoruium no Grande Sertão (tese de mestrado em Filosofia na UFRJ), O Salário dos Poetas, Rio Abaixo dos Vaqueiros. Escreveu, além destes, mais de dez títulos de romances e outras vinte obras, de contos, teatro e poesia, que permanecem em sua casa aguardando um editor.
Autor de mais 40 livros, Dicke é considerado um dos autores mais premiados de Mato Grosso. Em 2004, o escritor recebeu o título de Doutor Honoris Causa da UFMT.



Gervane de Paula, Magna Domingos e Marilda Barros organizaram a segunda exposição do PINTOR Guilherme Dicke em 2006 na atual Galeria das Artes Visuais na Secretaria de Cultura do Estado. A primeira aconteceu exatamente no mesmo lugar, ali na Avenida Getulio Vargas porem no período em que o prédio era ainda o Grande Hotel, era Junho de 1965. Hoje, 47 anos depois, A CASA DO PARQUE oferece um conjunto de peças elaboradas pelo escritor pintor e por artistas a partir de obras deste inventor. 

TEMPO DICKE.
O propósito desta exposição é uma homenagem ao artista e a alguns dos mantenedores do universo de Dicke nestes dias. Estes profissionais multiplicadores da pesquisa e da prática Dicke reacendem a necessidade de criarmos um espaço para o acervo, para difusão de um rico universo artístico que precisa vibrar na atualidade. Pincei algumas obras iconográficas do pintor que deixou de pintar porque um dia, inscreveu uma obra num concurso e não foi aprovado, com ARIADNE DICKE, a filha do artista, levantamos uma mesa de livros que podem ser adquiridos durante a exposição, busquei vídeo, teatro e fotografias para mostrar a espiral que merece subir pelas paredes de tijolinho aparente e ganharem maior visibilidade nesta região que ele tanto promoveu.
A CASA DO PARQUE está honrada nesta promoção, nesta difusão fundamental de um dos mato-grossenses mais atuantes deste tempo. O numero de obras de Dicke e daquelas inspiradas em seus romances transformam esta homenagem num alerta, um breve momento do que merece ser uma constante presença. 

Serviço:
EXPOSIÇÃO “TEMPO DICKE”
Inauguração: 15 de junho, 18h
Período: 15 de Junho a 15 de Julho.
Local: A Casa do Parque, ao lado do estacionamento dos fundos do Parque Mãe Bonifácia, Cuiabá. (Localização da Casa do Parque.....Para quem vem da Av: Lavapés - vire à direita depois da Secopa, siga até o final da rua - direita de novo e 1a a esquerda. 
Performances: Banda Billy e o Magro de Bigodes, Wanda Marchetti e Romeu Benedicto
Curadoria: Luiz Marchetti
Montagem: Tereza Pirajá
Informações: (65) 3365 4789

Por: Rosylene Pinto
com informações: Revista Biografia, Jornal Circuito MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes