domingo, 17 de junho de 2012

PAI DO MATO - LENDAS DE MATO GROSSO

"A lenda do Pai do Mato" tela da Artista Plástica Marlene Kirchesch

A Região de Barra dos Bugres é muito conhecida também, pelo seus mitos e crendices todos ligados a sua exuberante natureza.
A lenda do Pai do Mato foi contada pela primeira vez por um caçador que diz tê-lo visto no meio da floresta onde estava caçando, ficou apavorado por  muitos dias.
Contou ele que o monstro era uma coisa descomunal e parecia nãos ser deste mundo, pois era metade gente e metade bicho, não sabia descrever realmente como era de tão assombrado que estava, mas dizia que possuía cara de gente, como sobrancelhas bem largas e ombros também muito largos, cintura fina, muito alto, tinha pernas e rabo de bicho, suas patas eram como as patas de animal mas suas mãos eram iguais às de gente, só que bem maiores, possuía o corpo bem peludo como cabrito.
Daquele dia que este caçador viu o Pai do Mato, a lenda se espalhou por  todas as regiões vizinhas, muitos outros caçadores também diziam tê-los visto e que a função dele dentro das florestas era de  espantar os animais para não serem caçados pelos caçadores. Se fosse uma pessoa normal passando pela mata, não o via, só o viam aqueles que portavam espingarda e tinha intenção de matar os animais selvagens.

Fonte: livro Retratos dos Seres da Noite - Marlene Kirchesch

7 comentários:

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes