domingo, 1 de julho de 2012

Somos elegantes quando agimos na intimidade do lar da mesma forma que agimos perante uma celebridade - Coluna re-Ver por Isolda Risso



Somos elegantes quando agimos na intimidade do lar da mesma forma que agimos perante uma celebridade:
A forma como nos comunicamos fala muito a nosso respeito, assim como as ferramentas que utilizamos , os gestos, as palavras, o modo como se usa o celular, a maneira de vestir-se, o corte de cabelo, os acessórios ,o modo de caminhar entre tantas outras expressões, nos da uma referencia  parcial se somos elegantes, educados ou não.
Quando vejo meus filhos esquecidos de algumas regrinhas básicas de educação costumo abordá-los com a seguinte indagação: seu desejo é ser educado ou envernizado?
Imediatamente sinto meu corpo arder como se estivesse em chamas, pois meus pimpolhos me fuzilam com seus lindos olhos. Todavia prefiro ser queimada por eles a vê-los na fogueira por olhos alheios. O que o verniz tem a ver com a elegância e educação? Já tive o prazer de ver pessoas que em lugares públicos ou que possam estar sendo observados, fotografados, serem exemplos de educação e mestres em boas maneiras. E o desprazer de ver as mesmas personalidades em questão na intimidade do lar e custei a acreditar que se tratavam das mesmas, tamanha a diferença no comportamento.
Quando aprendemos algo e praticamos, torna-se um hábito incorporando e influenciando diretamente em nosso modo de sentir, agir gerando um comportamento que independente do lugar que nos encontramos, de quem nos acompanha ou nos observa agimos de forma igual. O envernizado só tem uma boa postura diante dos holofotes, ele obteve a informação de como agir corretamente, aprendeu, pois age vez e outra, mas não internalizou, ficou na superficialidade não exercitando o suficiente para aderir a sua conduta de forma natural.
Muitas pessoas agem fora de casa com gentileza pedem, por favor, utilizam o muito obrigado frequentemente e quando adentram ao lar... se tornam verdadeiros tiranos. A elegância é uma das aliadas da educação e a educação é a chave que abre a porta para a libertação...... seja de ideias, ideais, da  alma que caminha rumo a evolução.
Um abraço!
Isolda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes