domingo, 3 de junho de 2012

Somos elegantes, quando entendemos que a fala ensina, porém, o exemplo detém o poder de inspirar e despertar no outro o desejo de mudança - Coluna re-Ver por Isolda Risso




Quem já não ouviu a célebre frase: “faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço”.
Será que essa fala em algum momento da humanidade surtiu o efeito desejado?
Com todo respeito aos simpatizantes e propagadores desse conceito, penso um pouquinho diferente. Vamos lá...
Acreditemos ou não, queiramos ou não, gostando ou não, sempre haverá de ter alguém nos observando. Seja para criticar, elogiar, reprovar ou se inspirar. Se o que verbalizamos pode ensinar, são nossos atos que se tornam referência.
Eu internalizei este conceito de forma surpreendente e quem me mostrou foi uma criança de 6 anos... meu filho.
Sou mãe de um casal, e como toda mãe sou a primeira educadora dos filhos. Sempre ensinei as crianças que independente das diferenças que venha ocorrer entre elas, que mantivessem a postura, que para expormos nossos pensamentos ou defendermos uma idéia não temos necessidade de gritar. Sinceramente meu discurso era de causar inveja a qualquer um.
Um belo dia me vi em uma situação onde meu humor se alterou.
No inicio do enrosco notei que não seria fácil chegar a um bom termo, e não deu outra, os ânimos se afloraram, a paciência se esgotou, o tom de voz se alterou e muuuiiiiiito, foi quando uma vozinha de criança me resgatou do planeta (gritaria) e me trouxe para a terra com a seguinte indagação?
Você diz que eu e a Naw (minha filha) não devemos gritar um com o outro e você pode? O que vale para a gente não vale para você?
Poucas vezes na vida senti tanta vergonha como senti naquela hora. Meu filho de seis anos elegantemente, falando em tom baixo me ensinou em definitivo que se a fala ensina, só o exemplo tem o poder de arrastar.
Sejamos elegantes, oportunizando a quem nos observa com bons exemplos.
Um abraço!
Isolda


2 comentários:

  1. Passando para dar um alô neste blog que gosto muito.
    Bjos de Manaus

    ResponderExcluir
  2. Ruth, pra mim é uma honra sua visita, adoro vc sempre por aqui, que bom que gostas do blog, fico muito feliz por isso!! bjos boa viagem!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes