quarta-feira, 22 de agosto de 2012

SEC (Secretaria Estadual de Cultura MT) realiza I Fórum Estadual de Planejamento da Cultura no próximo dia 24/08

No dia 24 de agosto de 2012, das 9h às 18h, no auditório Milton Figueiredo na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura, realizará o I Fórum Estadual de Planejamento da Cultura. 

O evento é um espaço de discussão política e técnica, onde representantes do setor público e dos vários segmentos culturais do Estado deliberam sobre a proposta de diagnóstico do setor cultural de Mato Grosso e estabelecem as diretrizes e prioridades para o Plano Estadual de Cultura. 
O Plano de Cultura é um instrumento de gestão decenal, no qual o Poder Público assume a responsabilidade de implantar políticas culturais que ultrapassem os limites de uma única gestão de governo. O Plano estabelece estratégias e metas, define prazos e recursos necessários à sua implementação. 

O I Fórum Estadual de Planejamento da Cultura foi antecedido por 16 Fóruns Regionais de Planejamento da Cultura realizados nas 12 Regiões de Planejamento do Estado. Foram municípios sedes das etapas regionais Água Boa, Alta Floresta, Araputanga, Cáceres, Confresa, Cuiabá, Juara, Juína, Lucas do Rio Verde, Matupá, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Tangara da Serra e Várzea Grande. 

Em cada Fórum Regional foi elaborado em Plenária um diagnóstico da realidade do setor da cultura na região, estabelecidas diretrizes e prioridades regionais para o Plano Estadual de Cultura e constituído um Grupo Técnico de até dez membros, composto por representantes do Poder Público e sociedade civil dos municípios participantes. 

A abertura do I Fórum Estadual de Planejamento da Cultura contará com a presença do secretário de Estado de Cultura, João Laino, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Riva, anfitrião do encontro. Representando o Ministério da Cultura estará presente o diretor de Programas Integrados do MinC, Bernardo Novais da Mata Machado, que após a abertura vai proferir palestra sobre o Sistema Nacional de Cultura. 

O Sistema Nacional de Cultura é o instrumento que propõe um modelo de gestão articulado e compartilhado entre Estado e sociedade, integrando os três níveis de Governo (federal, estadual e municipal) e, principalmente, garantindo a participação da sociedade de forma permanente e institucionalizada. 

Estão sendo esperados para o evento os integrantes dos 16 Grupos Técnicos de Planejamento Regional, Gestores da Cultura nos municípios, Conselheiros de municipais e estaduais de cultura, representantes de órgãos das administrações públicas municipais e estaduais, representantes de Entidades Culturais, Instituições de ensino e pesquisa, artistas e demais profissionais da cultura. O evento é aberto e todos interessados podem participar. 

Mais informações entre em contato com o Núcleo Executivo do Plano Estadual de Cultura/SEC/MT pelos telefones (65) 3613-0222 ou 9983-6894 (Romulo Fraga) /8411-9199 (Marilene Marchese) ou pelo e-mail 
pecmt@cultura.mt.gov.br.
PROGRAMAÇÃO
8h às 8h45 - Recepção aos participantes; 

9h - Cerimônia de Abertura com o secretário de Estado de Cultura, João Laino, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, José Riva, e demais autoridades; 

10h - Palestra sobre o Sistema Nacional de Cultura com o Diretor de Programas Integrados do MinC, Bernardo Novais da Mata Machado; 

10h45 - Discussão sobre o diagnóstico do setor cultural do Estado, a partir dos resultados alcançados nos Fóruns Regionais de Planejamento da Cultura (Grupos de Trabalho); 

12h às 13h30 - Almoço; 

13h30 às 17h30 - Discussão sobre as Diretrizes e Prioridades para o Plano Estadual de Cultura (Grupos de Trabalho e Plenária); 

17h30 às 18h - Eleição dos membros da Câmara Técnica de Planejamento da Cultura e Conclusão dos trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes