Inscrições: de 30 de julho a 31 de agosto de 2012
Divulgação do resultado da seleção: 12 de setembro de 2012
Recebimento das obras selecionadas: de 1 a 9 de outubro de 2012
Abertura da Mostra: dia 15 de outubro de 2012, às 19:30h
Exposição: de 16 a 28 de outubro de 2012
Retirada das obras selecionadas: de 29 de outubro a 1 de novembro de 2012
Informações:
Email: premiobrasilia@gmail.com
Telefone da produção: (61) 3272-0001 (Bloco A Arte e Projeto)
Museu Nacional: (61) 3325-5220 / 3325-6410
Edital de Convocação
Situações Brasília
Prêmio de Arte Contemporânea do Distrito Federal
de 16 a 28 de outubro de 2012
Museu Nacional do Conjunto Cultural da República • Brasília
1. Objetivos
1.1 Situações Brasília - Prêmio de Arte Contemporânea do Distrito Federal é uma Mostra anual de artes visuais que será realizada entre 16 e 28 de outubro de 2012 no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, em Brasília. Objetiva reunir, apresentar e premiar a produção artística contemporânea brasileira, além de expandir e qualificar o acervo do Museu Nacional por meio da aquisição das obras que serão distinguidas com prêmios aquisitivos. Situações Brasília é realizada por produtores independentes, com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Governo do Distrito Federal e de patrocinadores privados interessados no desenvolvimento da arte e da cultura brasileiras.
1.2 Situações Brasília reunirá um conjunto formado por cinco artistas convidados e 20 artistas selecionados entre os inscritos, totalizando 25 artistas.
1.3 O Museu Nacional do Conjunto Cultural da República apresenta-se hoje como o principal espaço de artes visuais de todo o Centro-Oeste brasileiro. A escolha do Museu como local de realização da Mostra Situações Brasília 2012 é objetivo estratégico, pois cumprirá aí sua função maior de evento formador de público e de constituição de acervo público.
2. Da Participação
2.1 A participação dos artistas se dará de duas maneiras complementares: através de inscrição e seleção e por meio de convite, ambas coordenadas por um Comitê de Seleção e Premiação. O Comitê de Seleção e Premiação, constituído por dois especialistas e pelo diretor do Museu Nacional, fará a indicação de cinco artistas convidados que possuam significativo papel na produção recente das artes visuais no Brasil e selecionará 20 artistas entre os inscritos.
2.2 Poderão participar artistas brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil. Somente poderão participar artistas legalmente residentes no Brasil.
2.3 Não poderão participar servidores vinculados à Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Distrito Federal, efetivos comissionados, além de membros dos Conselhos do GDF.
3. Da Inscrição
3.1 Poderão ser inscritas até cinco obras em qualquer linguagem das artes visuais.
3.2 Os artistas que trabalham com instalação poderão inscrever apenas uma obra.
3.3 Cada artista terá direito a uma inscrição individual e uma em grupo. Nos casos de inscrição em grupo, a ficha será assinada por um representante e os nomes dos demais integrantes deverão constar em anexo.
3.4 Poderão ser inscritas obras construídas, conceitual ou formalmente, por um conjunto de imagens que justifique sua articulação. Nesses casos, os artistas poderão inscrever apenas uma obra. O Comitê de Seleção e Premiação será responsável por sua avaliação.
3.5 É de responsabilidade do Comitê de Seleção e Premiação o trabalho de curadoria na escolha do número de obras de cada participante. Essa escolha deverá considerar o espaço disponível de exposição, o conjunto exposto e sua articulação no contexto da exposição.
3.6 Trabalhos com materiais perecíveis ou que ameacem a segurança das outras obras e do espaço do Museu não serão aceitos.
3.7 Qualquer equipamento necessário para a exposição e viabilização das obras, bem como sua manutenção, será de inteira responsabilidade do artista.
3.8 As inscrições poderão ser feitas impreterivelmente até as 18h do dia 31 de agosto de 2012. Deverão ser enviadas pelo Correio - por meio do sistema SEDEX, com a data limite de postagem de 31 de agosto - ou por entrega pessoal, no endereço do Museu Nacional em Brasília:
Situações Brasília - Prêmio de Arte Contemporânea do DF Museu Nacional do Conjunto Cultural da República Conjunto Cultural da República - Setor Cultural Sul – lote 02
70 070 -150 - Brasília - DF
3.9 Para a inscrição deverão ser enviados: ficha de inscrição (modelo anexo) assinada e preenchida,
portfolio contendo fotos dos trabalhos inscritos acompanhadas de especificação técnica no verso com nome do autor, ano de realização, dimensões e material, ampliadas em tamanho mínimo 18x24 cm e máximo A4; e currículo resumido do artista.
3.10 Deverão ser anexadas cópias do CPF e da carteira de identidade e indicada a forma de envio e devolução das obras: se transporte rodoviário, aéreo, Correio ou entrega pessoal.
3.11 Os organizadores não se responsabilizam pelo extravio de inscrições e não serão aceitas as inscrições que chegarem depois do prazo estabelecido neste edital.
3.12 Trabalhos de instalação e em três dimensões deverão ser acompanhados de plantas, instruções de montagem, relação de materiais e outras informações necessárias para o entendimento completo da montagem da obra.
3.13 Vídeos e outros trabalhos audio visuais deverão ser apresentados em duas cópias de DVD com o trabalho em looping. Deverão ser enviadas também trechos para divulgação gravados em DVD separado acompanhados de uma sinopse.
3.14 Performances deverão conter um descritivo completo do trabalho e, quando possível, imagens de sua realização.
3. 15 Em nenhuma hipótese os portfolios serão devolvidos ao artista.
3.16 O envio da ficha de inscrição devidamente assinada implica concordância integral pelo(s) artista(s) dos termos desse edital.
4. Da Seleção e Premiação
4.1 O Comitê de Seleção e Premiação será formado por dois especialistas e pelo diretor do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República. O Comitê selecionará 20 artistas entre os inscritos e indicará outros cinco para serem convidados a participar do evento.
4.2 Todos os 20 artistas selecionados receberão o valor de R$ 1.500,00 reais (Hum mil quinhentos reais) a título de ajuda de custo, pela participação na Mostra.
4.3 Dos 20 artistas selecionados, três serão distinguidos com prêmio aquisitivo no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais), referentes à aquisição de uma das obras selecionadas. Todos os cinco artistas convidados também serão agraciados com o mesmo prêmio aquisitivo.
4.4 Do valor bruto de R$ 10.000,00 (dez mil reais), de cada prêmio, serão retirados os valores referentes aos impostos, de acordo com a legislação vigente.
4.5 Os valores de premiação, descontados os impostos, serão depositados nas contas fornecidas pelos artistas na ficha de inscrição em até 15 dias após a abertura do evento.
4.6 Não poderão ser realizados pagamentos em contas de terceiros. Em caso de inexistência de conta em nome do artista inscrito, a premiação será cancelada, cabendo ao Comitê de Premiação e Seleção a indicação de outro artista participante para recebimento do prêmio.
4.7 Os valores correspondentes à ajuda de custo serão depositados nas contas dos artistas selecionados em até dez dias úteis após o recebimento das obras enviadas pelos artistas.
4.8 As obras selecionadas deverão ser recebidas impreterivelmente em Brasília entre os dias 1 e 9 de outubro de 2012.
5. Do Transporte
5.1 As despesas de transporte com o envio e o retorno das obras selecionadas serão de inteira responsabilidade dos próprios artistas selecionados.
5.2 As obras não adquiridas serão devolvidas com frete a cobrar aos endereços constantes na inscrição, por meio do sistema de transporte indicado pelo artista.
5.3 Os artistas que desejarem retirar suas obras pessoalmente, terão cinco dias úteis de prazo, depois do último dia de exposição, para proceder à retirada de suas obras. Essa opção deverá ser indicada na
ficha de inscrição junto ao endereço fornecido. Depois desses cinco dias os organizadores não se responsabilizarão pelas guarda das obras.
5.4 O seguro das obras, se desejado pelo artista, deverá ser contrato e pago pelo mesmo. A organização da mostra não se responsabiliza por eventuais danos às obras decorrentes de transporte, sinistros e outros acontecimentos imprevistos.
5.5 Recomendamos que as obras enviadas sejam acondicionadas em embalagens apropriadas e resistentes, acompanhadas das respectivas instruções de reembalagem, uma vez que sua devolução será feita nas mesmas condições.
5.6 Após o término da exposição, a retirada das obras dos artistas selecionados residentes fora de Distrito Federal será feita com frete a cobrar no endereço designado na ficha de inscrição, sendo o pagamento do frete de responsabilidade exclusiva do artista. O agendamento da coleta deverá ser feito pelo artista e comunicado à produção.
6. Disposições Finais
6.1 Os casos omissos serão julgados e resolvidos pelo Comitê de Seleção e Premiação, que é soberano em suas decisões, não cabendo veto ou recurso.
6.2 Equipamentos eletrônicos e quaisquer outros materiais necessários para a apresentação da obra deverão ser providenciados pelo artista, assim como sua manutenção. A voltagem em Brasília é de 220 volts.
6.3 As obras selecionadas não poderão ser retiradas ou modificadas até o final da exibição.
7. Cronograma
Inscrições: de 30 de julho a 31 de agosto de 2012
Divulgação do resultado da seleção: 12 de setembro de 2012
Recebimento das obras selecionadas: de 1 a 9 de outubro de 2012
Abertura da Mostra: dia 15 de outubro de 2012, às 19:30h
Exposição: de 16 a 28 de outubro de 2012
Retirada das obras selecionadas: de 29 de outubro a 1 de novembro de 2012
Informações:
Email: premiobrasilia@gmail.com
Telefone da produção: (61) 3272-0001 (Bloco A Arte e Projeto)
Museu Nacional: (61) 3325-5220 / 3325-6410
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes