quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Dia 28/09 (Sexta feira) tem Projeto Reticências Palestra: PÁTRIA, MÁTRIA E FRÁTRIA: PERSPECTIVAS POLÍTICO-CULTURAIS DAS LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA Com Benjamim Abdala Junior (PUC-SP)


Análise das literaturas de língua portuguesa, com ênfase no comparatismo literário, destacando o sentido político dessa circulação literária, que envolve processos de simbolização da "pátria" (poder paterno, próprio de inclinações colonizadoras); a resposta da mátria (identificações com a terra-origem); e o olhar solidário para o campo intelectual supranacional (identificações com a "frátria"). Serão destacadas questões relativas à historicidade e plasticização dos repertórios literário, do lócus enunciativo dos escritores e das articulações entre os atores do campo  intelectual iberoafroamericano. 
Benjamin Abdala Junior, professor titular da Universidade de São Paulo e pesquisador do CNPq, foi por duas gestões membro do Conselho Técnico-Científico do Ensino Superior da Capes e coordenador de Letras e Linguística dessa agência do MEC. Ex-presidente da ABRALIC, foi um dos introdutores dos estudos de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. É autor de numerosa obra crítica de estudos comparados e sobre as literaturas de língua portuguesa. 
28/09 - 19h30 - Salão Social - Inscrições Gratuitas - Interessados pela certificação de 3 horas deverão se inscrever na Central de Atendimento, conforme regulamentação do SESC.  
Inf: (65) 3616-6922
Fonte: SESC MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes