segunda-feira, 15 de outubro de 2012

HOJE (15/10) TEM CINEMA E FILOSOFIA - SANTO FORTE EDUARDO COUTINHO

Cinema e Filosofia apresenta:
Santo Forte - Eduardo Coutinho - 80'
Módulo III, Brasil: ICHS, Auditório I
15/10/2012, Segunda-feira, 19h
Debatedores: Alécio Donizete, Luiz Borges e Rodrigo Marcos de Jesus

Sinopse: Em 5 de outubro de 1997 uma equipe de cinema entra na favela Vila Parque da Cidade, zona sul do Rio de Janeiro. Os moradores assistem pela TV à missa celebrada pelo Papa no Aterro do Flamengo. Em dezembro, a equipe volta à favela para descobrir como seus moradores vivem a experiência religiosa. Católicos, espíritas ou evangélicos, todos eles têm em comum a crença numa comunicação com o mundo sobrenatural através da intervenção, em seu cotidiano, de santos, orixás, guias ou do Espírito Santo. Os moradores relatam sua vivências e experiências, expondo a diversidade religiosa local e a miscelânea de fé e crenças. O filme traz uma amostragem do sincretismo entre católicos, umbandistas, evangélicos e outros, que existe em todo o País. Premiado no 32o. Festival de Brasília.
O módulo III: “Brasil, mostra sua cara” destaca algumas facetas de nosso país. Documentário e ficção exploram as “caras” do Brasil: sua identidade, seus conflitos, sua fé e seu lugar no mundo global. Esse módulo exibe filmes que marcaram o ressurgimento do cinema nacional. Discute trajetórias de vidas sob o cenário de incertezas sociais e econômicas que caracterizou o retorno da democracia no início dos anos 1990; a questão indígena, ainda não resolvida; a multiplicidade religiosa e a esperança possível quando se vê o processo de globalização do lado de cá.
O projeto: Cinema&Filosofia é um projeto de extensão que pretende provocar debates de questões estéticas, filosóficas, existenciais, política e éticas e favorecer o conhecimento da filosofia e do cinema enquanto veículo de pensamento e expressão. O Cinema aqui não é ilustração para a filosofia. Nem a filosofia é explicação para o Cinema. O que se intenta é gerar um enlace semântico profundo que permita fruir destas diferentes linguagens, como provocações do pensamento racional, das emoções e da senciência.* O projeto é implementado por uma equipe de professores, técnicos e discentes, mas visa ir além dos umbrais da universidade e busca trazer a comunidade para uma inserção neste ambiente de pensamento e deleite estético que permite questionar dogmas, convicções e identidades; pensar e repensar sistemas políticos, éticos e morais; testar códigos, limites de linguagem e de conhecimento.
Fonte: Caio Andre Art

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes