quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Nesta (quinta feira) dia 13/12 acontece a Abertura da Exposição do Artista Plástico Nilson Pimenta em Cuiabá-MT

Todos estão convidados para a exposição de artes plásticas, do artista Internacional, Nilson Pimenta. 
Abertura acontece nesta (quinta feira) 13/12/2012 as 20 hs no Museu de Arte e Cultura Popular MACP na UFMT em Cuiabá/MT/Brasil.
Nilson Pimenta - imagem: google
Nilson Pimenta. Nasceu em 25/06/1957 em Caravelas - BA. Reside atualmente em Cuiabá-MT, Brasil. É servidor da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. É considerado um dos mais importantes ou, o mais importante e atuante pintor brasileiro na arte Naïf.

*Artista plástico há 30 anos, Nilson Pimenta já participou de várias exposições coletivas e individuais, nos mais importantes museus e galerias do Brasil e do exterior. Entre outras, integrou coletivas como a “Primitivos de Mato Grosso” no Museu de Arte de São Paulo em 1980; a “Brasil/Cuiabá: Pintura Cabocla” nos museus de Arte Moderna no Rio de Janeiro e em São Paulo, e na Fundação Cultural do Distrito Federal, em Brasília, em 1981. Em 1988 participou também da “Negra Sensibilidade”, exposta no Museu de Arte e de Cultura Popular, em Cuiabá. Atualmente, Nilson participou da “Naïve Paintings of Far-Western Brazil” na Galeria IZZI em Londres, em outubro 2006.

As premiações que chegaram em 1983 e 1985, no VI e no VIII Salão Nacional de Artes Plásticas, no Rio de Janeiro, inspiraram a escritora Aline Figueiredo, que descreve Nilson em seu livro “Arte Aqui é Mato”, como um artista procedente da vida rural. “A presença do mato, do bicho e do homem é constante. Em Nilson essa trilogia melhor se impõe. O mato é massa colorida. Porém, derrubadas e mais derrubadas vencem as matas e atestam a penetração devastadora”, realça.

Ainda na passagem ela relata as formas da fauna e flora desvendadas por Nilson em suas obras e descreve as relações homem-bicho na vida interiorana. “Onças, caititus, jacarés, sucuris, mateiros, macacos, urubus, cães, cavalos e bois se consomem nessa relação com o homem, fera maior. Acuados, mais vencidos do que vencedores, homens toscos, enxadas e foices nas mãos, lutam, procriam, matam, morrem e vivem cenas atrozes nos bastidores do Brasil agrário. É a visão da vida esquecida no interior, do interior, “brabo” e surdo que aparece nas telas do lavrador que se fez pintor”.



Contatos: Tel. + Brasil (55) Cidade +(65) 3615-8355 ou 3615-8357 e cel. 9607-6491 ou 9309-8879.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes