quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Em audiência, prefeitura anuncia desistência da fusão de secretarias em Cuiabá



Da Redação
Dezenas de representantes dos vários segmentos que compõem a cultura cuiabana, o turismo e associações de trabalhadores participaram da audiência publica que discutiu a fusão das secretarias municipais de Cultura e Turismo. A principal questão abordada foi a necessidade da aprovação do Plano Municipal de Cultura para fortalecer o setor por meio de ações e metas a serem colocadas em prática para beneficiar os trabalhadores do setor e a sociedade.
Ao abrir a audiência, o vereador Allan Kardec (PT) que presidiu os trabalhos, solicitou a abertura do diálogo com a classe cultural. Ressaltou que as manifestações culturais extrapolam as questões educacionais, porém, complementam a Educação. Dessa forma, aposta na união dessas duas forças dentro das escolas.
Para o parlamentar, a proposta de implantar educação integral em todas as escolhas seria a solução para o problema a médio e longo prazo. “Não e possível fazer cultura em Cuiabá com a atual verba que temos, pois não chega a todos os artistas e pessoas envolvidas com a classe artística. A cultura é plural e precisa englobar a todos”.
Pró-reitor da UFMT, o maestro Fabrício Carvalho defendeu a cultura associada à educação, saúde e cidadania e que o assunto seja tratado com a razão e de forma técnica. “ A cultura como investimento em saúde passa a ser um elemento fundamental para conseguirmos melhorias em outras áreas sociais”, disse ao fazer referência da transversalidade da cultura com outros setores e da potência econômica e de geração de emprego e renda.
A cineasta e produtora cultural Danielle Bertolini por sua vez, defendeu a volta da TV Pixé, canal público que exibia programação cultural e produções acadêmicas de interesse da população. “A volta dessa TV seria um bom recomeço, pois poderemos trabalhar a imagem da nossa cultura e abrir espaço aos cururueiros, grupos de siriri e outras manifestações culturais”, disse Bertolini.
O presidente do Conselho Estadual de Turismo de Mato Grosso e da Confederação Nacional de Turismo, Jaime Okamura, também rechaçou a fusão. “As duas coisas precisam andar juntas. Em nome do Turismo sou contra essa proposta. Preferimos que a prefeitura fique só com a Cultura e fortaleça, e que o Turismo caminhe sozinho assim como sempre fizemos antes, contando com o apoio da classe empresarial”, enfatizou.
Importantes nomes que representam o segmento da cultura popular como o cantor Guapo e Dona Domingas, do Grupo de Siriri Flor Ribeirinha, também fizeram uso da palavra e defenderam que o segmento seja fortalecido sem fusão de pasta.
Também participaram da audiência, representantes da Federação Mato-grossense de Cururu e Siriri, do Conselho Regional de Economistas, do Museu da Arte Sacra e várias outras instituições.
Os vereadores Arilson Silva (PT), Onofre Junior (PSB), Haroldo Kunzai (PMDB), Clovito Hugueney (PTB), Toninho de Souza (PSD), Júlio Pinheiro (PTB), Faissal Calil (PSB), Wilson Kero-Kero (PRP), Dilemario Alencar (PTB), Lilo Pinheiro (PRP) e Juca do Guaraná (PT do B) também compareceram ao evento e afirmaram que não votariam favoráveis a fusão das pastas.
Representando o prefeito Mauro Mendes, o secretário Marcus Fabrício participou do evento e ouviu todas as questões e propostas apresentadas. Ao final, fez o compromisso de que o Executivo Municipal não irá mais enviar o projeto de fusão das pastas ao Legislativo.
Fonte: O Documento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes