quinta-feira, 28 de março de 2013

CURSO DE EXTENSÃO MANOEL DE BARROS: VIDA E OBRA


SEMANA SESC DE LITERATURA
do dia 03 a 24 de abril no Sesc Arsenal
CURSO DE EXTENSÃO MANOEL DE BARROS: 
VIDA E OBRA

Com o objetivo de divulgar e valorizar a escrita literária do século XX, bem como oferecer a comunidade subsídios para o conhecimento e o exercício didático dessa mesma literatura, o SESC oferece o curso nos dias:
Dia: 03/04, às 19h30 – “Manoel de Barros: o demiurgo das terras encharcadas”, com a professora doutora Maria Cristina de Aguiar Campos
Dia: 09/04, às 19h30 – “Manoel de Barros entre vôos, pântanos e ilhas”, com a professora doutora Marinei Almeida
Dia: 16/04, às 19h30 – “Manoel de Barros: o encantador de palavras”, com o professor doutor Isaac Ramos
Dia: 24/04, às 19h30 – “Manoel de Barros entre gigantes: uma poesia do menor”, com o professor doutor José Castello
As mesas serão mediadas pela professora doutora Yasmin Nadaf
Local de realização do Curso: Salão Social do SESC Arsenal
O curso é gratuito e irá oferecer aos participantes um certificado de 40 horas/aula.
Inscrições pelos Fones: (65) 3616-6922 ou (65) 9238-7170 e (65) 3321-3103 ou (65) 8128-8603

Espetáculo para Público Escolar:


Com agendamento escolar antecipado
Espetáculo 4 Contos para Teatro de Bonecos – Cia Gente Falante (RS)
Sinopse: 4 Contos populares latino-americanos, quatro histórias que falam do nosso cotidiano, das nossa dificuldades, das nossas reações risíveis e nossas imperfeições com muito bom humor e simplicidade. Essa é a proposta, reproduzir com um mínimo de recursos, a arte dos brincantes mambembes da América Latina, os bonecos de luva e de vara a contar os “causos” que o povo conta com uma linguagem acessível para toda a família.
Dia: 23 de abril, às 15h.
Dia: 24 de abril, às 9h.
Espetáculo A Cidade Sem Sol – Cia Thereza João (MT)
Uma intrigante nuvem cor-de-rosa no céu de Atlântida desperta a curiosidade dos habitantes e visitantes e, para contar a história de seu aparecimento, surge à necessidade de narrar o que aconteceu quando Mariana passava férias com sua família no pacato vilarejo. Por ser muito sabida, mas muito esquecida Mariana costuma registrar tudo em seu diário. Entre brincadeiras a beira-mar, a menina conhece um Velho que a ensina como encantar palavras. Ela se diverte muito, mas por conta do esquecimento acaba deixando um encanto sem resolução e retornando a Montessol, onde mora com os pais. Assim, a cidade de Atlântida perece de muitas catástrofes ambientais até a menina poder retornar e desfazer o encanto.
Dia: 24 de abril, às 15h.
Espetáculo Como Num Livro Aberto – Eric Chartiot (RS)
Joãozinho só gosta de assistir televisão... Certa noite, ele é surpreendido por um choro vindo de um baú esquecido num canto de seu quarto. Joãozinho, “Cabeça de vento” como é chamado, descobre dentro deste baú um livro que andava triste, pois ninguém se interessava em lê-lo. A partir deste momento o menino começa a descobrir a magia que existe nos livros, despertando para o mundo da imaginação. Este espetáculo destinado a crianças de 5 a 12 anos mais ou menos, apresenta a importância da leitura de maneira muito diferente. O livro – objeto mágico – é mostrado de forma lúdica e instiga as crianças ao hábito da leitura, incentivando de forma sadia o universo da imaginação. Ilustrada por números de ilusionismo a história se torna muito atrativa para as crianças que redescobrem ou passam a entender que, quando um livro é aberto, coisas mágicas podem acontecer.
Dia: 25 de abril, às 9
Espetáculo As Aventuras de Tivaú – Eric Chartiot (RS)
"As aventuras de Tivaú" para crianças de até 10 anos que apresenta o balão vermelho Tivaú que decidiu mudar de cor. Ele cansou de ser vermelho e quer agora ser verde. Ele parte a procura da fábrica de verdeamento, achando que o mundo será bem melhor quando todos tiverem a mesma cor. Nesta viagem, ele vai descobrir que, na verdade, o mundo fica melhor quando cada um tem a sua própria cor.
Dia: 25 de abril, às 15h
Espetáculo Conversa de Botas e Batidas – Cia Vostraz de Teatro (MT)
Uma grande manifestação cênica da cultura popular mato-grossense por meio de cantigas populares, utilizando a ferramenta da contação de história para traduzir a riqueza e beleza do folclore do nosso Estado.
Dia: 26 de abril, às 15h
Espetáculo Contar com os Livros – Mauricio Leite (Portugal)
Sessão de leitura em voz alta com livro em presença, onde se constrói um itinerário de leituras que conduzem ao desenvolvimento da escuta, a experiência do encantamento, à vivência participada da leitura, com o objetivo exclusivo da fruição e aproximação da criança e do jovem, com o livro e dos seus criadores.
Dia: 24 de abril, às 16h
Faixa etária: 5 anos.
MINIMARATONA DE HISTÓRIAS
Propomos uma sequência de apresentações de narração de histórias para todos os públicos, com duração de 6h ininterruptas, que serão apresentadas pelo mestre de cerimônia que fará intervenções com os textos de Vinícius de Moraes.
- Maurício Ricardo (MT) – Mestre de Cerimônia
Poetinha Camarada: Intervenções que irão homenagear o centenário de um dos maiores poetas do nosso Brasil: Vinicius de Moraes.
-Cléo Busatto (PR)
Espetáculo: Histórias de Cléo.
Intervenção sonora é como a escritora chama a apresentação do seu trabalho literário. Seguindo uma linha quase cênica, ela se apropria da narração oral de histórias e da leitura em voz alta e convida a plateia a participar de intervenções sonoras. Mescla os suportes presencial e digital e constrói com o público um momento de sensibilidade e prazer através da arte literária. Utiliza instrumentos sonoros, livros, computador e projetor de multimídia e mostra como as diferentes linguagens se unem para encantar o ouvinte.
- Eric Chartiot (RS)
Espetáculo: Contos Mágicos
Este espetáculo tem como objetivo despertar os valores escondidos em momentos mágicos de nossa existência. Através da narração de contos, ilustrados com incríveis números de ilusionismo, que tocam os sentimentos mais nobres do ser humano, o Magicontador encanta os espectadores de todas as faixas etárias e classes sociais.
- Cia Vostraz de Teatro (MT)
Espetáculo: Conversas de Botas e Batidas
Uma grande manifestação cênica da cultura popular mato-grossense por meio de cantigas populares, utilizando a ferramenta da contação de história para traduzir a riqueza e beleza do folclore do nosso Estado.
- Teatro de Brinquedo (MT)
Espetáculo: O Pequeno Príncipe
O pequeno garotinho de cabelos dourados se aventura por um palco que se transforma na Via Láctea. Sua aventura e seus novos amigos são vividos por títeres que ganham vida nas mãos dos atores. Enquanto passeia por pequenos asteróides, o Pequeno Príncipe aprende as diferentes formas de se viver, e ao pousar na Terra, ensina a um homem crescido tudo o que ele já devia saber. A saudade do que nunca tivemos se confunde sempre com a certeza de que teremos em breve.
- Thereza Helena (MT)
Espetáculo: Locomotiva de Histórias
A companhia utiliza a contação de histórias como instrumento gerador e potencializador de um jogo cênico vibrante. No espetáculo, dois maquinistas emprestam voz a vários outros personagens surgidos dos contos “A morte da Tartaruguinha” (Millor Fernandes), “O reizinho mandão” (Ruth Rocha) e “A esperteza do sapo” (Ricardo Azevedo). Norteado pelo poema “Trem chegou, trem já vai” de José Carlos Aragão, a companhia se apropria da imagem de uma locomotiva para carregar histórias de aventuras.
- Cia Arte Negus (MT)
Espetáculo: Historietas e Assombretas
O barão e a serviçal são dois fantasmas amalucados que conhecem histórias de diferentes criaturas das fantasiosas terras de onde eles vêm. Tais criaturas contam suas histórias para os dois, que, por sua vez, contam para todas as pessoas que encontram pelo caminho. Se cada criatura sobrenatural tem uma função, a deles é contar histórias de assombração.
- Vinicius Rangel (MT)
Espetáculo “Conto que eu Te conto”
Momento de contação de histórias em que 3 histórias são apresentadas em três diferentes formatações: ilustração com tapete, narração cênica oral, e interação cênica. A comédia é o ponto alto e comum das histórias. "Sua Alteza Adivinha" (um inverso conto de fadas), "O Tatu e a onça" (tradição popular) e "Macaco Caco" (quase uma fábula).
- Alicce Oliveira (MT)
Espetáculo: Histórias ao Pé do Ouvido
Preservando a narrativa tradicional, a Contadora de Histórias Alicce Oliveira, convida o público para juntos iniciarem uma grande viagem pelo mundo imaginário. Uma apresentação recheada de musicalidade e encantamento com histórias que adentram aos ouvidos povoam a memória e alimentam a alma do ouvinte.
- Luciene Carvalho (MT)
A grandiosa poetisa mato-grossense Luciene Carvalho encerrará a Minimaratona com leitura dos contos do Porto de sua autoria.
Dia: 25/04
Horário: 18h às 24h.
- Show Dó, Ré, Mi, Fá – Poesia pra cantar
Com Monofoliar
O espetáculo promove um encontro entre música e literatura. É a oportunidade de ouvir em forma de canção os poemas de Ivens Scaff, Aclyse de Mattos, Marta Cocco, Luciene Carvalho, Ana Amélia Marimon e Silva Freire.
Dia: 26 de Abril
Horário: 20h
Oficinas para o Público Escolar
Oficina: Uma forma nova e lúdica de abordar a literatura: a mágica!
Com Eric Chartiot (RS)


Esta oficina tem o propósito de abordar a leitura e a produção de textos de uma maneira diferente, usando as técnicas de comunicação elaboradas pelos mágicos. O famoso "desvio de atenção" servirá de base a esta proposta que seduz o público pela sua originalidade e se revela muito eficiente na hora de incentivar à leitura e à produção de textos escritos. Os jovens precisam enxergar a literatura de uma maneira diferente, longe dos caminhos tradicionais. A mágica, pelo seu aspecto lúdico e sedutora para este público revela-se uma excelente ferramenta de trabalho neste sentido.

Dias: 23, 24 e 26 de abril - 14h às 18h
24 de abril – 8h às 12h
Oficina: Sopa de letrinhas
Com Thereza Helena (MT)


A proposta dessa oficina é investigar e exercitar três das inúmeras dimensões das palavras: ler, escrever e falar. Pretende-se que tais verbos representam ações determinantes na formação educacional do participante, que ele se torne ou não escritor , mas seja ávido leitor do mundo e da literatura.

Dias: 23, 25 e 26 de abril - 14h às 18h
24 e 25 de abril – 8h às 12h
Oficina: Poetizando com o folclore mato-grossense
Com Cia Vostraz de Teatro (MT)
Sinopse: Cantando, dançando, dramatizando. Uma breve introdução ao folclore regional mato-grossense de forma dinâmica, lúdica e descontraída. As histórias lendárias do nosso povo contadas utilizando de duas ferramentas fundamentais: a literatura e a criança.
Dias: 23, 24 e 25 de abril - 14h às 18h
24 e 25 de abril – 8h às 12h
Oficinas para o Público Adulto
Oficina A Mala de Leitura
Com Mauricio Leite (Portugal)
Sinopse: Uma experiência com promoção do livro e incentivo à leitura que partiu da Amazônia no Brasil e que é trabalhada atualmente nos países de Língua portuguesa, nos Estados Unidos e Espanha. A Mala de Leitura promove o intercâmbio entre culturas através do livro. Trata-se de um trabalho inovador na formação de novos leitores e que faz da leitura algo divertido e “prazeroso”.
Turma I: 23 e 24 de abril – com certificação de 8 horas
Turma II : 25 e 26 de abril – com certificação de 8 horas
Horário: 18h as 22h
Oficina Leitura dramática – o leitor e o texto teatral
Com Fabiano Tadeu Grazioli (RS)
Sinopse: Partindo da constatação da (quase) ausência do gênero dramático das práticas de leitura promovidas na escola (e fora dela), propomos, nesta oficina, a Leitura dramática como atividade que potencializa a recepção do texto teatral impresso e facilita a relação do jovem com o gênero em questão e suas minúcias. Os participantes conhecerão as singularidades da Leitura dramática ao se “envolverem” em atividades em torno de textos do autor Ivo Bender. A oficina tem como referência (teórica e metodológica) o livro Teatro de se ler: o texto teatral e a formação do leitor (Ediupf, 2007), de autoria do ministrante.
Dias: 23, 24, 25 e 26 de abril – com certificação de 16 horas
Horário: 18h as 22h
Oficina Leitores: leitura e literatura
Com Maria José Duarte (RJ)
Sinopse: Trata-se de uma oficina de leitura e escrita em que serão explorados recursos expressivos da linguagem literária, a partir da leitura e discussão de contos, crônicas e poemas, que servirão de provocação e estímulo ao exercício da escrita. As referências literárias serão: Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Graciliano Ramos, Adélia Prado, Cora Coralina, Clarice Lispector, Lygia Fagundes Teles, Moacyr Scliar, Luis Fernando Veríssimo, dentre outros. A oficina será desenvolvida em 4 unidades: Inventário da Leitura; Reflexões: leitura, leitores, literatura; Escrita de si: produzindo um autorretrato; O Narrador: ponto de vista no conto.
Dias: 23, 24 e 25 de abril – com certificação de 16 horas
Horário: 14h às 18h
Curso
Com Cléo Busatto (PR)
Sinopse: O foco central desse curso, que tem duração de 20 horas é olhar para a leitura na perspectiva do diálogo e da participação ativa do leitor na construção dos sentidos. Pensar a leitura como prática social que sugere o sentido de pertencimento a uma comunidade de leitores, e lembrar-se dos objetivos e finalidades da leitura do texto literário, cujo poder simbólico alimenta o imaginário do sujeito e favorece o acesso ao mundo interno e suas representações. Propõe uma reflexão sobre a literatura, a arte das palavras, e mostra esse texto como um caminho para a ampliação da consciência individual, reconhecendo a dimensão do sensível como elemento central do ato do conhecimento. Ainda, tem a intenção de apresentar projetos e estratégias para formar leitores e convida os participantes a se tornarem mediadores qualificados e agentes do reencantamento, por meio da arte literária.
Dias: 27 e 28 de abril - 8h às 12h e 13h às 19h – com certificação de 21 horas
Palestra Viagem ao Mundo dos Livros
Com Mauricio Leite (Portugal)
Sinopse: Relata sua experiência em promoção de leitura na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Dia: 25 de abril – com certificação de 3 horas.
Horário: 16h
Com a Palavra o Escritor
Com Marina Colasanti (RJ)
Sinopse: Encontro com alunos de ensino médio e professores para uma conversa sobre suas obras, e modo a proporcionar um diálogo vivo e produtivo com o autor, as personagens, as aventuras e o imaginário que povoam as suas estórias.
Dia: 23 de abril
Horáiro: 16h
Com a Palavra o Escritor
Com Cléo Busatto (PR)
Dia: 26 de abril
Horário: 19h
Sinopse: Encontro entre a escritora e os educadores para conversar sobre o tema “Leitura Literária para reencantar a vida e a formação do mediador”.
Palestras:
Palestra De que realidade estamos falando, quando falamos de realidade?
Com Marina Colasanti (RJ)
Sinopse: Nossa vida parece cada vez mais atada ao realismo. Na moderna sociedade de resultados, a fantasia é encarada como uma diversão e uma perda de tempo. E a escola, responsável prioritária da transmissão leitora para as crianças, não hesita na escolha: o ensino é realista. Sabemos, no entanto, que o ser humano precisa do sonho, mais do que isso, não vive sem ele. E é com ele que costura a realidade. Para demonstrá-lo, vamos fazer a análise curiosa de um livro infantil moderno, premiadíssimo, que já foi traduzido em filme igualmente premiado, “ A invenção de Hugo Cabret”. E ficará claro ao final que, entre realismo e fantasia, devemos sempre ficar com os dois.
Dia: 23 de abril
Horários: 19h30
Local: Teatro
Certificado de 3h (sendo necessário fazer inscrição anteriormente)
Palestras
Curso de Extensão “Manoel de Barros: Vida e Obra”
Tema: “Manoel de Barros entre gigantes: uma poesia do menor”
Com José Castello (RS)
Sinopse: Vivemos em um mundo de recordes econômicos, de marcas olímpicas, de projeções e balancetes. Um mundo em que o tamanho e o poder se tornam a grande utopia humana. Um mundo de multidões, de pessoas cheias de si, de griffes, crachás e hierarquias, em que tudo se fragmenta, se dilui e se empobrece. Nesse mundo obcecado pela vitória, pelo desempenho e pelo sucesso, a poesia se torna o lugar das coisas frágeis e desprezíveis. O lugar, por excelência, do fracasso, do delicado e do menor. Poucos poetas brasileiros contemporâneos adentram esse mundo sutil com a sensibilidade de Manoel de Barros. Para Manoel , o grande está no pequeno. O forte, no fraco. O poderoso, no impotente. A riqueza, na pobreza. A poesia se torna, assim, um instrumento capaz de inverter a ordem do mundo, para observá-lo pelo avesso. Um instrumento de acesso a um segundo mundo, desprezado, esquecido, considerado “inútil”, no qual, no entanto, encontramos as coisas fundamentais.
Dia: 24 de abril
horário: 19h30
Local: Teatro
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Para agendar grupos escolares:
Entrar em contato através do telefone: 3616-6922 ou pelo email eparron@sescmatogrosso.com.br
Evelise Lopes Parron
Analista de Programas Sociais - Literatura
(65) 3616-6922
Sesc AR/MT
Silvia Turina
Analista de Programas Sociais
Sesc Arsenal - Cuiabá-MT
65 3616-6906
65 9202-6133
Fonte: SESC MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes