sexta-feira, 15 de março de 2013

Exposição da nova iorquina ALESSANDRA MASTROGIOVANNI, "EXPANSÃO" na CASA DO PARQUE em Cuiabá MT



Após sediar diversas exposições de artistas locais em menos de um ano de atividade, a Casa do Parque rompe as barreiras geográficas culturais de Mato Grosso e abriu, nesta quinta-feira (14), a exposição “Expansão”, assinada pela artista plástica Alessandra Mastrogiovanni, natural de Nova Iorque (EUA) e que atualmente tem como fonte de inspiração Bonito, em Mato Grosso do Sul. A exposição permanece no período de 14/03 a 27/04.

Com formação em artes plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) Mastrogiovanni conta que a pintura abstrata, assim como a música, exprime uma vida interior, sentimentos e intuições. E a exposição “Expansão” vem para proporcionar aos visitantes da Casa do parque reflexões em torno dos seus traços e pinceladas criados sem recorrer à reprodução de fenômenos naturais. A artista se dedica à criação de formas autônomas que surgem como personagens, arco-íris, nuvens, tempestades, sem associações subliminares. Muitas delas têm título: Mar, Ovo Negro, Bolas, Bicho-da-seda, Peixe, que adquirem possibilidades de significados diferentes. 

Partindo do fundo branco para suas construções, Alessandra evolui em volutas no sentido horário e anti-horário, ora concentrando a energia ora a expandindo. Como Kandinsky, Malevich ou Mondrian, sua pintura é uma atividade filosófica e espiritual, um meio para revelação de uma realidade oculta, algo que liberta o espírito humano de sua contingência trágica, o trazendo para a paz e a beleza do equilíbrio perfeito.
"A Alessandra é a primeira mulher que expõe em nossa galeria e também a primeira artista a vir de fora. Suas obras dialogam com esta quebra de padrões e representam formas infinitas e movimento. Me apaixonei pelas cores e pela arte da Alessandra Mastrogiovani", declara Flávia Salem, idealizadora da Casa do Parque.
Histórico - Alessandra Mastrogiovanni pinta há mais de duas décadas e ao longo desse período fez vários cursos de aperfeiçoamento, dentre eles na Parsons School of Design, Nova Iorque; curso de design em materiais naturais, com Angel, em Montevidéu (Uruguai); e Teoria da Arte, em Iese, na Itália. 
Em Portugal, participou de vários outros aperfeiçoamentos e eventos como o curso de "Desenvolvimento do Desenho", na Universidade do Porto; "Maias", na Galeria Lídia Cruz, Leiria, Portugal; direção, roteiro e coreografia de performances teatrais patrocinadas pela cidade do Porto; pintura e escultura na Escola Artística e Profissional Árvore, também em Portugal, além de uma dezena de outros cursos e exposições no Brasil, especialmente em São Paulo, o grande reduto cultural do país.

Serviço - A Casa do Parque está localizada na Rua Marechal Severiano de Queiroz, 455, bairro Duque de Caxias, Cuiabá, fundos do Parque Mãe Bonifácia. Outras informações pelo telefone 3365-4789.
Sandra Carvalho - Da Editoria
Foto: Divulgação

Fonte: Circuito Mato Grosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes