sexta-feira, 24 de maio de 2013

INSCRIÇÃO PARA BANCA DE CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS ARTISTAS E TÉCNICOS EM ESPETÁCULOS DE DIVERSÕES EM CUIABÁ MT


Banca de Capacitação (IN 004/99) no dia 08 de junho de 2013 em Cuiabá/MT

SEJA PROFISSIONAL OBTENHA O DRT (Registro Profissional)
“INSCRIÇÕES ABERTAS“

Para Inscrição em Banca de Capacitação Profissional de Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões o Candidato ou Interessado devera recolher taxa de inscrição de valor pecuniário por Função solicitada e apresentar:

a) - Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);

b) - 02 foto 3x4 (com fundo branco);

c) - 02 cópia “AUTENTICADAS” dos documentos (RG, CPF e CTPS);

d) - Currículo de Atuação na Função solicitada (por escrito e assinado) contendo clipagens (cópias de Certificado, Reportagem, cartaz, folder...), e com mínimo 06 fotos (pode ser cópia) para análise da Banca (após entrega, o Currículo torna-se parte do arquivo do SATED/MT - Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões - MT).
Obs. Nas Funções de nível superior (Coreógrafo, Diretor, e demais funções congênere) é "exigido" certificado de conclusão do 3º grau, ou a apresentação de registro profissional (DRT) com 05 ou 10 anos em funções de nível médio (Ator, Bailarino, Dançarino), conformes os critérios acordados no Termo de Compromisso e Ajustamento de Conduta firmado pelo CONATED de 31 de março de 2004.

Na Banca de Capacitação Profissional haverá:

a) - Workshop Legislação e Ética Sindical (a ausência é reprovante);

b) - Prova Escrita (20%);

c) - Prova Pratica (30%);

d) - Entrevista de particularidade (10%) com exame curricular (40%).

Terá direito ao Atestado Provisório de Capacitação o Candidato que atingir acima de 55% das notas validas, e só terá direito Atestado de Capacitação Profissional (Definitivo) o Candidato que atingir acima de 71% das notas validas.

O Candidato aprovado devera recolher o imposto sindical (contribuição sindical) na conformidade dos Artigos: 579, 601, e 608 da CLT. 

A inscrição é com 02 (dois) dias de antecedência à data da Banca de Capacitação Profissional.

Banca de Capacitação Profissional (IN nº 004/99) para o Candidato ou Interessado em se Habilitar ao Exercício Profissional na Categoria Regulamentada pela Lei Federal nº 6.533/78 e Decreto nº 82.385/78, que abrangem os Trabalhadores nas seguintes áreas:

I – Artes Cênicas (Circo, Teatro, Dança, Moda, Opera, Produção e Shows de Variedades...);

II – Cinema;

III – Fotonovela;

IV – Radiodifusão.

Serão nulos de plenos direitos os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a aplicação dos preceitos contidos em lei e nas Instruções do SATED/MT.

Solicite a ficha de inscrição e a apostila (Teatro / Dança)


“Conselhos úteis para preparação da cena a ser apresentada na prova pratica”

A cena a ser preparada deve levar em consideração alguns tópicos:
• O texto/coreografia escolhido(a) deve ser do agrado do candidato, ou seja, ele deve sentir-se à vontade no papel, ter conhecimento de causa das intenções da personagem a ser representada, bem como de mudanças nessas intenções ou outras transformações que o papel exige do intérprete.
• A cena escolhida deve favorecer o desempenho do candidato, no sentido de que, sendo suficientemente curta, possa indicar variações dramáticas que possam ajudar o intérprete no sentido de mostrar sua capacidade técnica aos membros da banca. 
• O candidato não pode se esquecer de que estão sendo avaliadas questões técnicas de sua atuação (corpo, voz e interpretação) e não propriamente a beleza ou perfeição da cena. 

• Será considerado pela banca, ao julgar o trabalho apreciado, o entendimento de texto/coreografia pelo candidato e sua adequação às qualidades físicas do intérprete (criação do papel).

• O candidato deve fazer a cena/performance para a banca, isto é, voltado para as pessoas que estão aferindo seu trabalho, de modo que elas possam apreciar seu rosto, suas sutis modificações faciais, seus olhos e outros pequenos detalhes que esse rosto pode mostrar e que fazem toda a diferença (sendo assim o candidato não deve, sob qualquer hipótese ocultar suas expressões). 

• O candidato não pode se esquecer de que sua expressão corporal estará sendo observada no pouco tempo de sua apresentação, sendo assim deve evitar ficar absolutamente estático; deve pensar, desde o momento em que escolher a cena, que o corpo do intérprete é seu instrumento de trabalho e como tal deve utilizá-lo; deve evitar trabalhar todo o tempo sentado ou deitado, evitando também ficar muito distante da mesa onde se encontram os jurados.

• O candidato deve escolher um texto que possa falar bem, indispensável dizer que sua expressão vocal está sendo avaliada, incluindo-se nela sua dicção, pois é fundamental que se escute e entenda com clareza tudo que está sendo dito.

Contato e informações: 
E/mail: satedmt@hotmail.com

(65) 9212-7575 claro

(65) 9942-4607 vivo

(65) 8116-5690 tim


Fonte: Nestor Defletas Atual Pres. do SATED/MT 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes