segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Delcio Carvalho em Cuiabá, nesta Quarta feira (07/08) no Choros & Serestas (Chorinho)

Do time dos bambas
  Ele integra o time dos bambas do samba e suas composições foram gravadas por alguns dos maiores intérpretes da MPB, como Maria Bethânia, Gal Costa, Nana Caymmi, Nara Leão, Clara Nunes, Marisa Gata Mansa, Elza Soares, Alcione, Beth Carvalho, Jair Rodrigues, Martinho da Vila, Maria Creuza, Elizeth Cardoso e Clementina de Jesus. Entre seus maiores sucessos, destaca-se “Sonho meu” em parceria como Dona Ivone Lara, com quem compôs outros sambas antológicos como “Acreditar” (Acreditar, eu não/ Recomeçar, jamais/A vida foi em frente/ E você simplesmente não viu que ficou pra trás).
O autor dessas e muitas outras composições que animam as rodas de samba do bar Choros & Serestas (Chorinho), Delcio Carvalho, estará em Cuiabá no próximo dia 7 (quarta-feira).  E é exatamente no palco do Chorinho – espaço que vem se notabilizando por trazer grandes sambistas à capital mato-grossense – que Delcio vai interpretar algumas das composições feitas em parceria com Dona Ivone Lara, Noca da Portela, Carlos Cachaça, Mauro Duarte, Nei Lopes e Maurício Tapajós, dentre tantos outros de uma lista imensa.
" Sou um grande admirador de Delcio Carvalho e é uma honra recebê-lo no Chorinho", diz Antonio Marinho de Souza, mais conhecido como Marinho Sete Cordas, a respeito do sambista convidado. "Delcio tem uma voz maravilhosa, suave, e é autor de sambas refinados, mas o que mais admiro nele é sua parceria com uma mulher, Dona Ivone Lara. São muito raras as parcerias de um homem e uma mulher na MPB", comenta Marinho, destacando um aspecto singular da música brasileira.
O show em Cuiabá é uma iniciativa da Confraria do Choro e Samba de Mato Grosso e Delcio se apresentará com os músicos Paulão Sete Cordas, Márcio de Almeida (cavaquinho) - ambos vindos do Rio de Janeiro -, acompanhados da percussão de Joari Augusto, Marquinhos e outros músicos de Cuiabá.  “A capital mato-grossense tem uma forte ligação com o samba e nossa intenção é oferecer às pessoas a oportunidade de conhecerem um dos representantes da realeza do samba”, diz Elizeu Farias, presidente da Confraria.
Um pouco da história de Delcio - Natural de Campos, no Norte fluminense, Delcio Carvalho nasceu em 9 de março de 1939,  filho de um saxofonista da banda Lira de Apolo. Foi cortador de cana na infância e começou a cantar em conjuntos de baile da sua cidade, segundo o Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira.  Em 1956, após o serviço militar, transferiu-se para o Rio de Janeiro e foi morar no Morro do Querosene, no bairro do Rio Comprido.
No Rio, participou de programas de calouros, shows de rádio e apresentações em clubes como cantor de bailes.  Em 1968, teve gravado o samba “Pingo de felicidade” e, nessa época, integrou o grupo Lá vai samba, ao lado de Caboclinho e Rubens Confete.  Em 1970, ingressou na Ala de Compositores da escola de samba Imperatriz Leopoldinense, do subúrbio carioca de Ramos.
Em 1974, a cantora Elizeth Cardoso incluiu duas composições de autoria de Delcio -"Serenou" e "Pra quê, afinal?" (esta última em parceria com Mauro Duarte) - no LP "Mulata maior", e nesse mesmo ano, gravou o LP "Feito em casa" incluindo a música   "Igual à flor", parceria de Delcio com Neizinho. Dois anos depois, a Divina gravou “Minha verdade”, parceria de Delcio com Dona Ivone Lara.
O primeiro disco de Delcio só veio em 1980, incluindo vários de seus sucessos - "Acreditar", "Alvorecer" e "Sonho meu", as três em parceria com Dona Ivone Lara – e com convidados como Noca da Portela. O segundo LP, lançado em 1987 e produzido por seu parceiro Ivor Lancelloti , contou com as participações de Elizeth Cardoso, Dona Ivone Lara, o maestro Rildo Hora e o saxofonista Paulo Moura.
De lá para cá, Delcio gravou seis CDs, sendo o último “Dois Compassos”, de 2013, com o violonista Marcelo Guima, que incluiu 15 faixas, dentre as quais releituras de clássicos como “Sonho meu” , “Minha verdade” e “Velha cicatriz” (parceria com Ivor Lancelotti). A estreia do show “Dois Compassos” aconteceu em San Salvador, capital de El Salvador, a convite do Centro Cultural Brasil-El Salvador da Embaixada do Brasil. O show de lançamento do disco também foi realizado no Teatro de Arena da Caixa Cultural e no Studio RJ, no Rio de Janeiro.
Em 2012, Delcio participou da gravação do DVD “Casuarina - 10 anos de Lapa”, interpretando a música “Acreditar” num show que contou com a participação de artistas que fizeram parte do cenário de revitalização da Lapa carioca, como Eduardo Gallotti, Teresa Cristina, Marcos Sacramento, Áurea Martins, Nilze Carvalho, Pedro Miranda, Zé Paulo Becker, Zé da Velha e Silvério Pontes, entre outros. Atualmente, Delcio Carvalho apresenta-se ao lado de Zeca Pagodinho, atuando como músico e diretor artístico dos shows do sambista. São mais de 50 anos de bagagem musical de um cantor e compositor que, certamente, tem muito a compartilhar com a plateia de Cuiabá. 
Programação Chorinho - Há mais de um ano funcionando em novo endereço (Rua Estevão de Mendonça, nº 869, bairro Quilombo), próximo à Praça Oito de Abril e à avenida Getúlio Vargas, o bar e restaurante Choros & Serestas (Chorinho) mantém a tradição da música boa de quarta-feira a sábado, com apresentações às terças-feiras uma vez por mês.
Nesta terça-feira (6 de agosto), a cantora Lorena Lye apresenta o melhor do repertório do compositor Chico Buarque no show "Roda Viva", ao lado dos músicos Joelson Conceição e Sandro Souza. Na quarta-feira, tem roda de samba com jantar farto a preço atraente. Na quinta, a programação varia, com apresentações do grupo Orquestra de Buteco, alternadas com shows da cantora Luciana Bonfim e dos cantores Raoni Ricci e Rodrigo Mendes (Deu R no samba). Na sexta-feira, samba de gafieira com Orquestra de Buteco ou forró com Marinho Sete Cordas e convidados.  No sábado, a mais tradicional roda de samba de Cuiabá, a partir das 17h30m.

Serviço
O que: Show de Delcio Carvalho
Quando: 7 de agosto (quarta-feira), às 22 h
Onde: Choros & Serestas (Chorinho)
Mais informações: (65) 3634.64.50 e (65) 9983.7100 (Elizeu Farias)
Por: Martha Baptista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes