quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Nesta quinta feira (22/08) tem abertura da exposição Rede de Arte do coletivo de artistas: Capucine Picicaroli, Dwanski, Miguel Penha, Rimaro, Rodrigo Sávio, Ordi Calder e Thais Lino



A exposição Rede de Arte do coletivo de artistas: Capucine Picicaroli, Dwanski, Miguel Penha, Rimaro, Rodrigo Sávio, Ordi Calder e Thais Lino, reúne artes plásticas, escultura e fotografia com artistas residentes em Cuiabá/MT, Tangará da Serra/MT, Chapada dos Guimarães/MT e Campo Grande/MS.
A exposição “Rede de Arte” foi idealizada pela produtora cultural e curadora da exposição Fabíola Henri Mesquita, que no ano de 2009 ganhou o Premio da FUNARTE – Iniciativa Criativa e Inovadora, produzido pela Secretaria de Empreendimentos Criativos do Ministério da Cultura.
A realização desta exposição visa à manutenção da prática de linguagens artísticas levando à reflexão crítica com o objetivo de contribuir para o fomento e a difusão das expressões artísticas e o reconhecimento das artes produzidas no Mato Grosso, permitindo que mais pessoas conheçam esses trabalhos, democratizando e acesso e contribuindo para a reflexão e o intercâmbio de ideias no campo das artes visuais, além de valorizar os trabalhos artísticos realizados em nosso Estado.
A Exposição conta com sete (7) artistas todos residentes no Mato Grosso, será apresentado as artes plásticas, em seus mais diversos temas, Cerrado, Cotidiano e Festas populares, arte abstrata e geométrica e Pop Arte.
Também faz parte da exposição trabalhos do escultor Dwanski residente em Tangará da Serra/MT, que usa parafusos, fios, arruelas e sobras em geral para criar suas esculturas.
A exposição conta com apresentação fotografias de Ordi Calder, Ordi é fotografo desde criança, em 2002 compra sua primeira Câmera Reflex; Atualmente é representado pela  Galeria Colorida  e Galeria Amazônia, em  Portuga: Sua primeira exposição acontece em 2009,  "GRAFIAS DE LUZ,  fatos gráficos"  no SESC Arsenal Cuiabá, Mato Grosso.
O surrealismo é a maior influência sobre o trabalho de Ordi Calder  ao lado da Metafísica e da Cultura Psicodélica. 
A maior Marca resultado de seu  trabalho é o Minimalismo. 
Nas artes plásticas temos: Miguel Penha, artista cuiabano há mais de 30 anos dedicado a representação das belezas naturais do cerrado central e das matas brasileiras.
O cotidiano as lendas, as tradições religiosas são representadas pela artista plástica Rimaro, usando como técnica o Naif, Rimaro reside em Cuiabá/MT e trabalha com arte há mais de 15 anos; É mineira de Cajurí /MG reside em Cuiabá a trinta e nove anos, onde construiu sua carreira artística, iniciada aos 16 anos em Viçosa-MG desenvolvendo trabalhos que priorizam a natureza morta e paisagens.
Em seguida (1969) passou a trabalhar no setor de arte da imprensa da Universidade Federal de Viçosa.
Em Cuiabá frequentou o ateliê de arte da UFMT, onde com orientação do artista Nilson Pimenta desenvolveu o estilo  Naif.
A arte abstrata vem representada pela artista Thais Lino de Campo Grande/MS, que é formada em Designer de Interiores e já expôs seus trabalhos em Cuba.
Artista de estilo contemporâneo que abusa da criatividade e originalidade na
sua técnica preferida: Nanquim com Colagens.
Contrasta sempre a negritude do nanquim com cores fortes, não somente para produzir arte, mas também para alcançar o nobre ideal de popularizar a arte e ampliar os
horizontes para sua pratica.
Thais tem seu próprio estilo e não segue tendências, apenas sua imaginação e seus sentimentos. Artista por vocação participou de atelier livre na adolescência explorando seu lado criativo.
A Pop Arte é representada pela artista Capucine Picicaroli  é uma  artista plástica brasileira contemporânea.
Sua obra tem como base os aspectos culturais de diferentes povos.
Sua primeira série lançada em 2013 chama-se “México” e se inspira nos cultos religiosos, nas tradições e na cultura mexicana.
Os elementos visuais, como a exuberância das flores coloridas, a dança, a música e as vestimentas ainda muito usadas em festas culturais mexicanas estão presentes em suas obras e esse visual exótico  serve como base e como inspiração. São Catrinas, Frida Kahlo, Guadalupe e os Mariachis, entre outras.
Capucine Picicaroli lançou seu trabalho profissionalmente em 2013, vive e trabalha em Cuiabá- MT- Brasil.
A geometria vem representada por Rodrigo Sávio um novo artista em sua primeira exposição trabalha a geometria por que acreditar que a pintura reflete muitas
vezes a nossa personalidade, formado em  administração, foi bancário, militar e é auditor,   durante  grande parte de sua vida esteve relacionado a trabalhos que  demandam muita atenção e só funcionam se as regras são  respeitadas, o que impõe certos limites e demonstra rigidez.
Todavia no seu trabalho tem uma preocupação de realiza-lo o  máximo possível de forma livre, procurando demonstrar que vida não existe nada perfeito, mas mesmo não  existindo  a perfeição a ela pode ser maravilhosa.
A Exposição Rede de Arte É uma coletânea de artistas já consagrados em nosso Estado como é o caso de Miguel Penha, e novos artista como: Dwanski, Capucine Picicaroli e Rodrigo Sávio uma combinação entre o clássico e o contemporâneo.
A exposição também acontecerá online no site www.rededearte.com, isso é inédito, nunca no Mato Grosso aconteceu de uma exposição ser exibida fisicamente e online.
SERVIÇO:

DIA: 22 DE AGOSTO (QUINTA FEIRA)
HORÁRIO: AS 18 HS BATE PAPO COM OS ARTISTAS,
19 HS ABERTURA OFICIAL
PERÍODO DA EXPOSIÇÃO: DE 22/08 A 22/09

Fonte: Assessoria Rede Arte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes