domingo, 1 de setembro de 2013

Vem ai o 4º Chapada In Jazz - Festival de Jazz de Chapada dos Guimarães


O Chapada In Jazz que está confirmadíssimo para os dias 20, 21 e 22 de Setembro no Calçadão Quinco Caldas, conhecido também como Rua das Flores. 

Uma novidade e que a marca do festival também ficou florida e colorida, uma homenagem a primavera. Queremos que vejam não como um desenho qualquer de flor. Trata-se da representação de uma flor da família “Tabebuia”, que com certeza você já viu por aí! Conhecida do tupi-guarani: Ipê significa "árvore de casca grossa" e tabebuia é "madeira que flutua”, assim como flutua o som do jazz com sua exuberância enorme, no aspecto rítmico com construções inteligentes e surpreendentes que permite a liberdade dos improvisos, criatividade e de toque pessoal, conferido ao talento dos músicos. 

A flor do ipê é uma árvore nativa do Cerrado que podemos observar sua floração entre os meses de Julho a Setembro. Nesse período, observarmos o caminho de Cuiabá a Chapada podemos ver na estrada o Parque Nacional e na entrada do Colégio Buriti e da cidade, toda florida nas cores brancas, amarelas, roxas e rosa.

Nessa paisagem exuberante de Chapada, a programação traz um ar perfumado e feminino com três atrações encabeçadas por grandes mulheres compositoras, instrumentistas e cantoras. 

Iniciaremos no dia 20/09 com o Monofoliar de ESTELA CEREGATTI e JULIANE GRISÓLIA, grandes musicistas e o músico JHON STUART. O grupo reflete em sua criação artística a concepção de arte denominada “world music” (música do mundo, universal). Que trás em suas pesquisas e composições a matriz da musica popular cuiabana, além de arranjos inovadores e contemporâneos. 

O tempo árido e empoeirado que acolhe os ipês em flor, trazem e tornam a paisagem mais harmônica com o sax de MIKE TUCKER (USA) que atualmente, toca com Robin Mckelle's e já dividiu o palco com Esperanza Spaulding, Tiger Okoshi, George Garzone, Joe Lovano, Melvin Sparks, George Duke, Christian Scott, Fred Wesley, Eric Reed, Carl Allen, entre outros. Formou-se na Berklee College of Music, e completou mestrado em Jazz Performance na New England Conservatory. Paralelamente à sua carreira de saxofonista é também professor e tem ministrado master classes como convidado na Universidade de Minnesota, Hokaido Groove Camp em Sapporo (Japão), MAI em Nancy (França), e na Berklee College of Music. 
Mike inaugura a ação de formação do festival e vai ministrar uma oficina de improvisação e técnica de conjunto na Universidade Federal de Mato Grosso de 16 a 20 de setembro para músicos e estudantes de música. No dia 20, abertura do festival, teremos o encerramento da oficina com uma grande performance dos alunos e Tucker. Logo após, Tucker apresenta seu show. 

Já no sábado, JUNINHO DI SOUZA, vem de Brasília com sua guitarra abrilhantar a segunda noite do festival. Juninho começou cedo na música, habituou-se a ouvir de tudo e tentar tocar guitarra exatamente do jeito de cada estilo, para então ir formando o seu próprio. Seu primeiro disco solo é um resumo de tudo que ouviu até hoje, Fusion, Samba Jazz, Rock, e fez questão de expressar este ecletismo independente de estilo musical. Já o segundo disco ele lança no Chapada In Jazz, nesse ele explora bem os ritmos Brasileiros, contou com a participação do Bob Mintzer. 

Logo depois, sobe ao palco, iluminado pela lua cheia, ANNE WALSH (USA) que desembarca direto de Los Angeles. Anne desponta como uma das grandes divas do jazz americano. Na voz de Anne, a música "World Bonita", composta por Keith Jarrett, Sergio Mendez, e Don Grolnick, recebeu uma indicação ao Grammy. Além disso, Anne gravou dois álbuns conceituais de canções de ninar e da música sacra, incluindo "Choice Award Winner Pais", "Mina do bebê" e "Be Still My Soul". No domingo, o fechamento será em alta, com brasileiríssima, BADI ASSAD, de São Paulo que apresentará seu álbum Rhythms, considerado uma das gravações mais importantes no universo da música clássica e do jazz. A revista Norte-Americana Guitar Player a prestigiou com o prêmio de melhor violonista daquele ano, assim comoRhythms o melhor CD, na categoria de violão acústico. 

Fonte: http://chapadainjazz.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes