quinta-feira, 19 de setembro de 2013

11º Festival de Cururu e Siriri, começa nesta quinta feira (19/09), na Acrimat


O Festival de Cururu e Siriri começa nesta quinta feira (19/09) e vai até o dia 22 de setembro, a partir das 19h30, na Acrimat, e revela uma homenagem aos grupos “Chapa y Cruz”, “Viola de Cocho” e “Flor Ribeirinha”, responsáveis pela primeira edição do evento. Em sua 11ª edição, o festival leva o tema “Chitão a Marca da Tradição: Valorizando Raízes”, com a presença de 30 grupos, entre eles, três são especiais, seis infantis, seis de cururu, os demais adultos.
Considerado vitrine cultural mato-grossense, o Festival de Cururu e Siriri é resultado da batida do mocho, dedilhado ou ponteado da viola de cocho, o percutido do ganzá, entoando o movimento colorido das saias e o canto diferente que hoje integra crianças, jovens adultos e mestres destes saberes.
“Eu não tenho dúvida, de que com essa junção do Governo do Estado de Mato Grosso, com a Prefeitura Municipal de Cuiabá, com os deputados estaduais, a Assembléia Legislativa, este ano será um dos melhores festivais de Cururu e Siriri, que Mato Grosso e Cuiabá presenciarão. Porque o Festival é de cada um da população que representa o Estado e fiquei muito feliz em fazer parte dessa história de lançamento, diante de alguns dias, semanas e meses de muito trabalho na Secretaria de Estado de Cultuara de Mato Grosso (SEC), juntamente com a secretária Janete Riva, tivemos alguns obstáculos até chegar ao lançamento deste grandioso festival”, destacou o secretário adjunto da SEC, Fabiano Prates.
A primeira edição ocorreu no ano de 2002, no Museu do Rio, onde foi feito o lançamento da 11º edição “Chitão a Marca da Tradição: Valorizando Raízes”, visando relembrar a trajetória e a evolução do Festival de Cururu e Siriri, realizado pela Federação Matogrossense de Cururu e Siriri, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC) e Secretaria de Comunicação. Também pela Fundação das Artes (Funarte), Prefeitura de Cuiabá, pelas Secretarias Municipais de Cultura e Turismo, além da Assembléia Legislativa, pela Sala da Mulher. 
Fonte: Assessoria SEC MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes