sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Começa nesta segunda feira (09/09) a Oficina de Capacitação em Artes Cênicas: TEATRO NA SALA DE AULA: Uma possibilidade em Arte/Educação, ministrada pelo ator e arte/educador Carlos Ferreira




  • A FUNARTE – Fundação Nacional de Arte do Ministério da Cultura realiza em Cuiabá – MT, a Oficina de Capacitação em Artes Cênicas: TEATRO NA SALA DE AULA: Uma possibilidade em Arte/Educação, no período de 09 a 24 de setembro de 2013.
    A Oficina terá carga horária de 40 horas, com aulas no Cine Teatro Cuiabá, nas segundas, terças e quartas feiras, das 08 às 13 horas e será ministrada pelo ator e arte / educador Carlos Ferreira e tem o apoio do Instituto Matogrossense de Desenvolvimento Humano – IMTDH e do Cine Teatro Cuiabá.
    A Oficina tem como objetivo desenvolver conteúdos e fazeres metodológicos arte/educativos que possibilite ao professor/educador transferir aos seus alunos, a alfabetização artístico-estética por meio do teatro na sala de aula.
    Na Oficina será trabalhado: Exercícios corporais e vocais para a sensibilização do educador; Jogos teatrais na percepção espaço / tempo / ritmo; Construção de textos teatrais com a técnica do barbante; Construção e manipulação da Caixa Cênica Pedagógica; A expressão sonora como elemento de musicalização; Leituras e interpretação de textos sobre o processo da arte / educação, entre outros.
    A Oficina será gratuita e terá 20 vagas destinadas a professores do ensino básico da rede pública e estudantes de Pedagogia, Letras e Educação Musical.
    Justifica-se essa necessidade pelo fato da arte/educação ser um processo mediador eficiente para a transformação do ensino aprendizagem na sala de aula. Sendo ela um dos veículos para a alfabetização artístico-estética do indivíduo na contemporaneidade, necessário se faz capacitar educadores que atuam no ensino básico por meio desse fazer e processo educativo, cujos pressupostos possibilitam ampliar o universo crítico construtivo do homem, para uma possível transformação social.
    Material para cada aluno:
    - Cartolina branca – 02 folhas;
    - Tesoura escolar;
    - Cola plástica branca;
    - Pincéis;
    - Papel A-4 – 10 folhas;
    - Roupas de malha confortáveis para as aulas.
    Professor: CARLOS ROBERTO FERREIRA
    Mestrando do Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso. Pós-graduado em Dança pela Faculdade de Educação Física da UFMT e em Gestão Cultural pela UNIC. Graduado em Educação Musical pelo Departamento de Artes da UFMT. Professor de Arte da Rede Pública de ensino de Mato Grosso. Ator, Diretor Teatral e Arte / Educador.
    Informações e Inscrições pelo
    site: WWW.cineteatrocuiaba.com.br ou no Cine Teatro Cuiabá – Av. Getúlio Vargas, 161 – Centro Histórico – Cuiabá – MT.
    De terça a sexta feira das 14 às 18 horas.
    Telefone: 65 – 3054-5840 / 3624-5845.

    Fonte: Carlos Roberto Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes