sábado, 21 de setembro de 2013

Hoje é dia da Árvore!! Carnaúba no Ceará! Carandá em Cuiabá! por Airton Reis

Carnaúba no Ceará! Carandá em Cuiabá!
      Palmeiras das cantorias aladas. Palmeiras das veredas alagadas. Palmeiras das vazantes emendadas. Palmeiras das copas elevadas. Palmeiras das folhas e dos frutos pendentes. Palmeiras das seivas em ceras resistentes. Palmeiras de uso medicinal. Palmeiras de utilidade artesanal. Palmeiras do Brasil continental. Palmeiras da harmonia ambiental. Palmeiras do Pantanal. Palmeiras símbolo por Decreto Lei estadual, e, quiçá municipal.
      Através do Decreto Lei Estadual N° 27.413 de 30 de março de 2004, o então governador Lúcio Alcântara, instituiu a carnaúba como árvore símbolo do Ceará. A decisão foi tomada considerando a importância de promover a conservação da biodiversidade, do desenvolvimento sustentável e do reconhecimento do valor histórico, cultural e paisagístico da árvore. Além disso, em seu Art.2º, o dispositivo legal condiciona o corte da carnaúba à autorização dos órgãos e entidades estaduais competentes.
      Livres para proposituras legais. Unidos por belezas naturais. Comprometidos com leis municipais. Reconhecidos por atividades institucionais. Interligados com aspectos culturais. Responsáveis por conhecimentos compartilhados. Símbolos germinados pela cidadania. Símbolos descritos além da poesia. Símbolos da vida em garantia. Símbolos assegurados pela democracia. Símbolos incluídos na ordem do dia. Símbolos despercebidos em Praças erguidas no tempo da monarquia.
      Se, no estado do Ceará, a carnaúba é um símbolo oficial, qual será o símbolo paisagístico de Cuiabá, do estado de Mato Grosso, nossa capital? Não sabemos? Não temos? Assim sendo, fica a nossa sugestão: Carandá, palmeira das águas de uma visitação cantada em prosa e verso por Silva Freire, poeta imortal. Carandá, palmeira das aves em nidificação anual. Carandá, palmeira do Palácio Paschoal Moreira Cabral. Carandá, palmeira da Cidade Verde, outrora cidade da palmeira imperial. Carandá, palmeira símbolo da Vila elevada à categoria de capital. Carandá, palmeira símbolo da cidade em crescimento mais do que vertical. Carandá, palmeira símbolo da cidade sede da Copa Mundial. Quem somará conosco? Com a palavra a leitora e o leitor semanal. Ouça-nos Câmara Municipal!
Airton Reis, professor, poeta e embaixador da paz em Mato Grosso. airtonreis.poeta@gmail.com
 por Airton Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes