quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Nesta quarta feira (25/09) tem Lançamento do Projeto ARTE EM MOVIMENTO

Cuiabá e Várzea Grande terão ônibus com pinturas de artistas plásticos


Poesia, desenho e pintura ganham forma e movimento com as obras dos artistas plásticos, Clóvis Irigaray, Elias de Paula, José Pereira, Vicente de Paula, Zeilton Mattos, Adir Sodré e Babu Seteoito, que do óleo e acrílico sobre tela, do grafite com spray, tomarão as ruas das cidades de Cuiabá e Várzea Grande com seus trabalhos adesivados em 40 ônibus. É a arte levando criatividade, leveza e inclusão cultural, colorindo por meio do projeto “Arte em Movimento”, que será lançado nesta quarta-feira (25.09), às 17h, no Salão Cultural do Palácio Paiaguás.
Nesta primeira etapa serão reproduzidas artes por sete artistas plásticos matogrossenses com o objetivo de promover um grande diálogo entre as artes visuais e a população da grande Cuiabá. A idéia é provocar a quebra de fronteiras entre texto e imagens, propiciando a inclusão cultural aos menos favorecidos, por meio da arte criativa aplicada nos ônibus.
Mato Grosso é um Estado onde a arte está em quase todos os lugares. “Se por um lado isso democratiza e expõe nossa arte ao grande público local, também se notam discretos, porém incômodos, os sinais de desgaste no valor e na qualidade do trabalho reconhecido, os quais caracterizam talentos extraordinários. Mas divulgar isto de maneira mais objetiva e completa, não se constitui em uma tarefa fácil”, destaca o coordenador do projeto, Vicente de Paula.
A proposta deste projeto, realizada pela Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC) e Associação de Artistas Visuais de Mato Grosso (AVIMT), cruza os campos da imagem e se apropria de suportes não convencionais, encontrando nas latarias dos ônibus coletivos elementos para a poesia, desenho e a pintura em movimento. É o caminho que vai da poesia visual à poesia objeto.
Para a segunda etapa a proposta é aplicar textos de poetas e escritores matogrossenses, adesivados no interior dos ônibus, bem como valorizar novos talentos regionais, tornando suas obras conhecidas para a população em geral.
Fonte: Beatriz Saturnino – Assessoria SEC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes