quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Eduardo Mahon lança livro de contos, crônicas e poesias, nesta quinta feira (17/10)

O lançamento da coletânea de contos, crônicas e poesias pela editora Tanta Tinta acontece no dia 17 de outubro na Academia Mato-grossense de Letras, onde Mahon ocupa a cadeira nº11, cujo Patrono é Augusto João Manuel Leverger - o Barão de Melgaço - e o último ocupante, o desembargador Antônio de Arruda. O evento também presta uma linda homenagem ao poeta Vinícius de Moraes, que este ano completaria cem anos de idade. Os poetas Ivens Scaff, Aclyse de Matos, Yasmin Nadaf e o próprio Eduardo Mahon vão se revezar na leitura de textos e sonetos e o grupo musical Bionne (formado só por mulheres) vai interpretar os grandes sucessos musicais do ‘Poetinha’. 

Sobre a Obra:
Eduardo Mahon ressignifica as palavras e as letras são instrumentos, artefatos polivalentes na estruturação e construção sólida da fragmentação constituinte dos seus tecidos escriturais. Ressignifica porque, ao atravessar as palavras que povoam e desenham as imagens dos seus textos/parcelas, dos seus tecidos/lavrados, propõe que o imaginário-vida aqui lançado seja laçado pelo leitor. O escritor recupera a função do estimado leitor e este passa para o papel de intérprete do texto de Mahon. Cada ementa literária ou Alma de artista ou Silêncio e a importante Notícias de mim revelam as possibilidades instrumentais criativas do autor. Em Notícias de mim, há algo que resvala na beleza da eternidade no plus espiritual do lirismo filial. Encontrei aqui momento de singularidade sígnica, esbarrei na mansuetude da falta maternal e postei contrida em busca de mais notícias.  Escritura de puro sabor de um saber amar, do tempo admirável vivido com a figura da mãe. O intérprete/leitor necessita competência e sentimento apurado para adentrar nas Notícias. Na verdade, todos os recortes-contos são admiráveis oportunidades de traçar esboços de fatos, circunstâncias, paisagens ou perpetrar pedaços de personas, máscaras e personagens que circulam na cosmovisão do artista. Qualificadoras imagens!  Exemplo encontro em O chato! O encontro da pena que sub/linha, da proximidade criadora do artefato que escava o texto para produzir um contexto enriquecedor. Função do escritor: desbravar a palavra com a novidade de ser fiel a si mesmo e resguardar a marca registrada da plasticidade dos elementos escriturais! E como canta Ezra Pound: “É que eu sou um poeta, e bebo vida Como os homens menores bebem vinho”.
Assim é o Escritor Eduardo Mahon!
Marília Beatriz de Figueiredo Leite Professora Adjunta (UFMT) e Mestra em Comunicação e Semiótica (PUC-SP)

Sobre o Autor
Eduardo Mahon nasceu no Rio de Janeiro e mora em Mato  Grosso, desde 1980. Articulista, polemista, advogado, professor de Criminologia, Direito Penal e Processual Penal, membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, ingressou na Academia Mato-grossense de Letras em 2007, ocupando a cadeira 11, cujo patrono é Augusto João Manuel Leverger, o Barão de Melgaço.

Ficha técnica do livro
Edição: 1ª  
•  Ano de publicação: 2013  
•  Tamanho: 14 x 21 cm.  ISBN: 978-85-8009-077-2 
• Número de páginas: 144 
• Gênero: Literatura / Crônica / Poesia 
•  Preço de capa:  R$ 30,00

Lançamento
Dia: 17 (quinta-feira) de outubro de 2013 
Horário: 19h30
Local: Academia Mato-grossense de Letras
Com sarau em homenagem ao centenário de Vinícius de Moraes
Participação do Grupo Bionne, Aclyse Mattos e Ivens Cuiabano Scaff
Apresentação da Profa. Dra. Yasmin Nadaf

Mais informações:
(65) 3023-5714 / 5715
comercial@tantatinta.com.br
carliniecaniatoeditorial.wordpress.com

Por: Rosylene Pinto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes