sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Neste sábado (02/11) tem TARDE DE CONTOS: 'Histórias para despertar', com a escritora Isabella Arruda na Escola de Filosofia Nova Acrópole

O EVENTO GRATUITO SERÁ REALIZADO NA NOVA ACRÓPOLE CUIABÁ, SÁBADO (02/11), A PARTIR DAS 16H, É ABERTO A CRIANÇAS E ADULTOS! 

ISABELLA ARRUDA é estudante de Direito da UnB, membro da escola de filosofia Nova Acrópole de Brasília, e vem a Cuiabá lançar seu livro 'Histórias para despertar' também em terras mato-grossenses. “Se a criança puder vincular o Conto com a virtude que está desenvolvendo, mesmo quando adulta essa relação não se perderá”, explica a jovem acropolitana.
Você sabe sobre a importância dos contos de fada?
Era uma vez uma menininha linda de quem todo mundo gostava, principalmente a avó, que não sabia mais o que inventar para agradá-la. Certa vez, deu a ela um chapeuzinho de veludo vermelho que a menina não tirou mais da cabeça. Por isso, todo mundo acabou chamando-a ‘Chapeuzinho Vermelho’. A história desta garotinha já é bem conhecida, o que poucos ainda sabem é que a saga dela tem muito a ver com a vida humana. O lobo nesta história representa o eu animal, aquele que devora o ser humano que há em cada ser. A Chapeuzinho simboliza o homem que precisa passar pela floresta e enfrentar os desafios, assim como na vida. Já a vovozinha é o símbolo da sabedoria que deverá ser resgatada de dentro do homem animal (lobo). Os contos de fadas são muito mais do que historinhas e por muito tempo foram usados na educação das crianças. Resgatar a simbologia existente em cada um deles é justamente a proposta do livro de Isabela Arruda. 
Os contos de fadas se baseiam em mitos e tradicionalmente foram repassados de forma oral. Eram a oportunidade que a criança tinha de entrar em contato com um mundo encantado, onde ela tem o poder de ser quem quiser, encarnar o papel do herói, do príncipe, ou da heroína e da princesa. Era função dos contos, despertar as qualidades latentes da alma. “A criança, quando houve uma história, não a entende por meio do intelecto, mas a vive interiormente”. Isabella conta que muitas vezes o herói tem que lutar com bruxas e outros seres malvados (que representam os instintos) para poder resgatar a alma prisioneira (a princesa) e casar-se com ela. Contos como os da ‘Bela Adormecida’, ‘Branca de Neve’, ‘Cinderela’ e a ‘Gata Borralheira’ têm esse tema. Ao término de cada história vem o ‘foram felizes para sempre’, porque, na realidade, não se trata da união entre seres mortais e sim de um elo que unifica o Ser Humano com sua Alma. 
A Nova Acrópole busca resgatar essas figuras e símbolos que são essenciais na formação de crianças e jovens, pois são exemplos importante na formação do caráter. Quem quiser saber mais sobre o evento, ligo para nós!
[Nossos telefones: (65) 3623-8051/8127-4020]

Fonte: Rose Domingues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes