quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Conheça os premiados do Salão de Arte de Mato Grosso

Em 2007, foi realizada a última edição do Salão Jovem Arte Matogrossense pela Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC-MT), e de lá para cá, o segmento se sentia excluído das ações de fomento e apoio para a continuada formação e descoberta de novos talentos.
Quando a atual Secretária da pasta, Janete Gomes Riva, resolveu retomar esta ação, por conta do vazio criado nestes seis anos, o nome do evento também mudou, e em 2013, o segmento das artes plásticas recebeu o Salão de Arte de Mato Grosso, que teve por objetivo fomentar/incentivar e descobrir os novos talentos e também aqueles talentos que, de uma forma ou de outra, abusando da forma, se lançaram livremente em projetos contemporâneos, novos, ousados. 
Com Edital aberto no segundo semestre de 2013, as inscrições, vindas de 13 municípios do Estado, surpreenderam a comissão organizadora: 88 artistas, que, para surpresa da SEC-MT, superaram o número de inscrições da edição de 2007. São artistas vindos dos municípios de Cuiabá, Rondonópolis, Várzea Grande, Barra do Garças, Barra do Bugres, Sinop, Colíder, Itiquira, Nova Mutum, Santo Antônio de Leverger, Chapada dos Guimarães, Nobres e Nortelândia.
O edital relaciona as categorias de desenho, pintura, gravura, escultura, fotografia, objeto, instalação, arte digital e vídeo-arte. Todos os selecionados serão premiados, sendo cinco com R$ 5 mil pela aquisição de obras para o acervo da SEC-MT e os demais no valor de R$ 1 mil. 

A Secretária de Estado de Cultura, Janete Riva, comenta que “o mais importante para a SEC-MT foi mostrar seu respeito a mais para esse segmento artístico, que começava a se sentir preterido entre as ações que vínhamos encaminhando neste ano. Ficamos felizes pelo resultado ter sido também a conclusão de um belo trabalho feito pela Comissão Organizadora composta por Lúcia Moreira de Almeida, Luíza Ribeiro, João Carlos Vicente Ferreira e Luiz Mario do Espírito Santo Pereira, e da Comissão Julgadora que, com sua imparcialidade e conhecimento, reconheceu novos talentos e premiou outros tantos que estão aqui, produzindo e nos ajudando a conduzir Mato Grosso para o caminho da contemporaneidade”. 

RESULTADO - Foram divulgados nesta segunda-feira (04.11), em Diário Oficial, os nomes dos 20 artistas selecionados no “Salão de Arte de Mato Grosso”, edição 2013, que participarão da exposição a ser realizada no Pavilhão das Artes da Secretaria de Estado de Mato Grosso (SEC-MT), no período de 11 de dezembro deste ano a 21 de fevereiro de 2014. 

A comissão julgadora composta por José Guilherme Barbosa Ribeiro, superintendente do Sebrae/ MT, Sonia Salcedo Del Castillo, curadora da Fundação das Artes (Funarte), Fernando França Cocchiarale, curador e crítico de arte da Funarte, se reuniu durante três dias (de 28 a 30 de outubro), na sala de reuniões da SEC-MT, para a seleção e premiação da edição 2013 do 1º Salão de Arte de Mato Grosso. A escolha dos nomes da Comissão garantiu a lisura de cada voto, pois, apesar de serem pessoas extremamente qualificadas, e intimamente ligadas às artes plásticas, e ao mundo contemporâneo das Artes, não participam do eixo do movimento em Mato Grosso. 
Segundo os membros da Comissão Julgadora, foi difícil escolher apenas 20 trabalhos entre todos os apresentados, porque a grande maioria era de muita qualidade, o que denota a efervescência do segmento, mesmo que, durante estes últimos anos, não tivesse recebido apoio de políticas públicas para seu fortalecimento. 
Pintura – Foram nove os selecionados nesta categoria:
  • Adão Silva Segundo, o Babu 78, com as obras “Aos pedaços” e “Lamina”;
  • Almira Reuter de Miranda com uma obra selecionada, de título “Inicio de Brasília Construção Congresso nacional, que levou o prêmio Aquisição;
  • Linalva Alves de Souza, com duas pinturas selecionadas, que levam o título “Siriri I” e “Siriri II”;
  • Odete Venâncio conquistou duas pinturas selecionadas, com os títulos “Espírito de prostituição I” e “Espírito de prostituição II”;
  • Ruth Abernaz Silveira, com duas obras que levam os títulos “Recital de pássaros em Chapada” e “Pássaros imaginários”;
  • Valdivino Augusto de Miranda, com três pinturas selecionadas, que assinam os títulos “Amor de peixe”, “Amamentação do ser marinho” e o “Beijo do polvo”;
  • Valques Rodrigues da Costa com duas pinturas selecionadas, com os títulos “Mulheres no canavial” e “Noite de núpcias”;
  • Judith da Silva Malaquias Machado, do município de Barra do Bugres, com duas obras selecionadas, sendo os títulos “Diversidade cultural de MT – Grafismo indígena I” e “Diversidade cultural de MT – grafismo indígena II”;
  • Miguel Osvaldo Penha, de Chapada dos Guimarães, com duas obras selecionadas, intituladas de “Tucan” e “Marimbondo

Fotografia - Nesta categoria cinco artistas foram selecionados e todos de Cuiabá:

  • ·  Heldes Alves Borges Faria, com três fotografias intituladas como “Tropidurus itambere”, “Plica umbra” e “Norops meridionalis”;
  •    Imara Pizzato Quadros, também com três obras selecionadas, que levam os títulos “Beleza”, “Linhas” e “Validade”;
  •   Marcus Vinicio Machado Mesquita teve duas fotografias selecionadas, com os títulos “Simpatia” e “Gestos” e uma obra premiada chamada de “Vida”;
  •    Mario Henrique Constatino Zugair foi selecionado com duas fotografias de títulos “Damas” e “Lanternas”;
  •    Ordilei Caldeira com outras duas obras intituladas de “Mônadas” e “Mirrors”.

Objeto foram selecionados dois artistas

  • ·  Djalma Alves dos Santos, do município de Rondonópolis, foi selecionado e também levou o prêmio Aquisição nesta categoria, com a obra selecionada “Gaveteiro cerrado: mescla 02” além do também selecionado “Gaveteiro cerrado: mescla 01”.
  •     Lupércio José dos Anjos, da cidade de Nobres, com duas obras: o “Cata vento” e “Rosa talhada”.

Vídeo-arte 
  • · João Carlos Manteufel foi selecionado com o vídeo “Descolonização” e conquistou o prêmio Aquisição pelo mesmo título.
Arte digital 
  • ·  Duas obras de Luis Antônio Segadas de Araújo, de Cuiabá, foram selecionadas, com os títulos “Heterotopus I”, “Heteropus II”. 
Escultura 
  • · A escultura “Conectados”, de Rosylene Aparecida de Moraes Pinto, de Cuiabá, também foi selecionada. 
Instalação 
  • ·  Sebastião da Silva Nascimento, de Cuiabá, passou na seleção para expor a obra “Correntão”, em Instalação.

Dos vinte artistas selecionados, cinco deles recebem o "prêmio aquisição". São eles: Almira Reuter de Miranda, com a pintura (Início de Brasília, construção congresso nacional"; Djalma Alves dos Santos, com o objeto "Gaveteiro cerrado: mescla 2"; João Carlos Monteufel Júnior, com o vídeo arte "Descolonização"; Marcus Vinicio Machado Mesquita, com a fotografia "Vida"; e Valques Rodrigues da Costa, com a pintura "Parque das tartarugas". 

Fonte: Beatriz Saturnino – Assessoria SEC-MT 

Um comentário:

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes