quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Artes no IL apresenta Voadeira no Circo e Herê Fonseca, na UFMT nesta quinta feira (05/12)

O Espetáculo teatral “Voadeira no Circo” e a pintura ao vivo de Herê Fonseca serão atrações do projeto Artes no IL, do na próxima quinta-feira (05), a partir de 15 horas. Abrindo a programação o artista plástico Herê Fonseca produzirá um painel ao vivo e às 18h o Grupo Teatro de Brinquedo apresentará o espetáculo “Voadeira no Circo”. A programação integra as comemorações dos 43 anos da Universidade Federal de Mato Grosso.
O objetivo do Artes no IL é levar arte e cultura a alunos, professores e servidores da UFMT e ao público interessado. O projeto é desenvolvido por meio do Programa de Pós Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (Ecco) sob a coordenação da professora Maria Thereza Azevedo.

A peça
Após a morte de Malafaias, Narcisa herda de seu marido o circo de bonecos, que sempre sustentou e motivou a vida do casal. O que ela não percebe é que Malafaias se foi e deu vida aos três bonecos que animavam o circo: Brutus, Fiorella e Pedrinho. Assim como na vida real, os bonecos aprendem a amar e odiar. Quando a dona do circo descobre, já será tarde demais.
O texto é inspirado no balé Petrushka, de Ígor Stravinski, o espetáculo segue a estrutura de um dono de circo de bonecos que faz arte por dinheiro e não por amor. Quando descobre que seus bonecos criaram vida própria, não consegue mais deter o triângulo amoroso que se instaura. A adaptação do Teatro de Brinquedo busca uma raiz brasileira para contar a estória com bonecos, danças e máscaras.
O elenco do grupo é composto por Raquel Mützenberg, Millena Machado, Douglas Peron, Juliana Graziela, Henrique Ferreira, Willian Kanashiro (músico) e Viviane Brito (produção/técnica).

Herê Fonseca
Mineiro, Herê Fonseca vive e trabalha em Cuiabá. Trabalhou no atelier do pai, Tião Fonseca, com esculturas e diversas técnicas, fez curso superior em Artes Plásticas, com licenciatura em Educação Artística e cursos de aperfeiçoamento como o “Arte e Cidade” na Universitat Politecnica da Catalunya, Barcelona, Espanha, em 2006; O exercício e a compreensão das Artes Plásticas Contemporâneas na Pinacoteca Miguel Dutra, Piracicaba SP, em 2007. Trabalha com esculturas aéreas em movimento, esculturas estáveis, têmpera sobre papel, acrílico sobre tela, murais, esculturas em barro, máscaras, empapelamentos, pinturas em seda, objetos. Desde 2009 participa de intervenções na cidade de Cuiabá com o Coletivo à Deriva, que recebeu o prêmio Salão Jovem Arte de 2012 com a instalação Cidade Reinventada. 
 _______________

CONFIRA MAIS NOTÍCIAS:
Fonte: Teresinha Prada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes