domingo, 27 de abril de 2014

FESTIVAL PALCO GIRATÓRIO COMEÇA ESTA SEMANA EM CUIABÁ - Espetáculos de teatro e dança, oficinas e debates durante todo o mês de maio


PROGRAMAÇÃO FESTIVAL PALCO GIRATÓRIO 2014
01 A 31 DE MAIO EM CUIABÁ
SESC ARSENAL - CINE TEATRO - CENTRO DA CIDADE

ESPETÁCULOS - OFICINAS - PENSAMENTO GIRATÓRIO


ESPETÁCULOS
01 DE MAIO DE 2014 

Abertura Festival Palco Giratório 2014
Sesc arsenal - 17h




02 DE MAIO DE 2014

VIÚVA PORÉM HONESTA, GRUPO MAGILUTH (PE)
Teatro do Sesc Arsenal - 20h
Depois da morte do marido, Ivonete resolve virar uma mulher ‘honesta’, Mantendo-se fiel ao finado. Uma das estranhas decisões de sua nova conduta é nunca mais sentar. O pai da jovem, diretor de um dos mais influentes jornais do país, resolve então convocar conceituados especialistas para solucionar o problema da filha, nesta farsa irresponsável, cheia de reviravoltas e criada por um dos maiores dramaturgos do teatro nacional.
Classificação etária: 16 Anos
Duração: 80 Minutos



03 DE MAIO DE 2014

BARRICA PORÁGUABAIXO, PALHAÇA BARRICA
Teatro Sesc Arsenal –  18h
O espetáculo trata dos planos quase frustrados da Palhaça Barrica desejando ir para a praia. Somente o desejo de ir, já é um bom motivo para atrapalhações. Num lugar de proximidade com o público e utilizando-se de recursos concretos e imaginários, a Palhaça lança mão de toda a sua graça e sensibilidade para realizar seu sonho, vencendo os limites impostos pelos padrões a fim de alcançar o prazer e a alegria, em momentos de pura brincadeira consigo mesma e com a plateia.
Classificação etária: Livre
Duração: 45 Minutos



04 DE MAIO DE 2014

O MISTÉRIO DA BOMBA H_, ORIUNDO DE TEATRO (MG)
Teatro Sesc Arsenal – 18h
Em meio à visita de um famoso ator de televisão e a uma ameaça de atentado terrorista, no qual seria utilizada a terrível bomba H__, entram em cena fãs histéricas, super-heróis, autoridades e malandros que, entre disfarces, amores impossíveis e perseguições, representam o embate entre frangos e perus que movimenta Galinópolis e seus habitantes.
Com a trilha sonora original totalmente executada ao vivo pelo elenco, “O Mistério da Bomba H_” é um espetáculo leve, divertido e inteligente. É uma fábula sem propriamente uma moral, mas com diversas reflexões, para qualquer idade.
Classificação etária: Livre
Duração: 55 Minutos



06 DE MAIO DE 2014

HOMENS DE SOLAS DE VENTO, Cia. SOLAS DE VENTO (SP)
Cine Teatro Cuiabá - 20h
Dois viajantes prestes a embarcar, ficam retidos numa aduana, impossibilitados de seguir adiante. Limitados a viver num saguão, num limbo suspenso desconhecido, cada um tenta se instalar, tendo somente suas malas para criar um espaço pessoal. Enquanto aguardam a decisão para seguir seus destinos, esses dois estrangeiros vão aproximar-se, afrontar-se, dialogar para talvez e afinal, encontrar-se.
Classificação etária: 08 Anos
Duração: 60 Minutos



07 DE MAIO DE 2014

DO REPENTE - LAMIRA COMPANHIA CÊNICA (TO)
Praça Alencastro - 17h
“DO REPENTE” é um espetáculo destinado à rua que engloba as linguagens da dança e do teatro, cuja poética foi elaborada em torno do universo do Romanceiro Popular do Nordeste brasileiro - nas figuras do poeta cantador, do coquista, do aboiador, do glosador, do cordelista, do calungueiro - e da influência e presença dessa cultura na formação das “diversas culturas” brasileiras. A proposta consiste numa releitura que relaciona o universo do Romanceiro Popular nordestino, com o universo urbano e globalizado da atualidade, no intuito de produzir uma experiência estética diferenciada para o público. Seu processo de criação englobou pesquisas sobre commedia dell'arte, o uso das máscaras na construção de personagens e a movimentação articular, existente na manipulação de títeres.
Duração: 35 Minutos
Classificação: Livre



08 DE MAIO DE 2014

ROMEU E JULIETA O ENCONTRO DE SHAKESPEARE E A CULTURA POPULAR, com  GRUPO GARAJAL (CE)
Jardim - Sesc Arsenal – 20h
A história de amor juvenil mais encenada no planeta é transposta para um terreiro de reisado, festa típica do regionalismo nordestino. A ela são agregadas as figuras de Mateus, Catirina e Jaraguá, além de príncipes e guerreiros a mediar o embate dos Montecchio e dos Capuleto, duas famílias que não se bicam e conspiram para o trágico desfecho. A expressão corporal é apoiada em lutas de espadas, danças e brincadeiras como pau de fita e roda de coco. Uma escada de madeira para pintor é convertida em principal suporte cenográfico e dá a ver, por exemplo, a cena dos enamorados na sacada de uma janela. Os artistas jogam com todos esses elementos na gangorra entre o bardo inglês e o folguedo brasileiro.
Classificação Etária: Livre
Duração: 70 Minutos



09 DE MAIO DE 2014

INTERVENÇÃO CEGOS, DESVIO COLETIVO (SP)
Centro de Cuiabá - 12h 
Dezenas de executivos, homens e mulheres, vestidos a rigor, portando maletas, bolsas, celulares e documentos, caminham lentamente cobertos de argila e de olhos vendados. Misturam-se aos pedestres desestabilizando o fluxo cotidiano do centro da cidade. Essa imagem faz uma crítica à condição massacrante característica de todo tipo de trabalho corporativo iconizado na indumentária tradicional de executivos e empresários, de terno e gravata. Cegos foi concebido pelos diretores Marcos Bulhões e Marcelo Denny e realizado originalmente pelo Desvio Coletivo e o Coletivo Pi na Av. Paulista em São Paulo. Dentro da programação do palco giratório esta intervenção funciona aliada a uma oficina de intervenção urbana que prepara seus participantes para vivenciá-la.
Classificação Etária: Livre



09 DE MAIO DE 2014

MENU DE HERÓIS, NÚCLEO DO DIRCEU (PI)
Teatro – Sesc Arsenal – 20h
Menu de Heróis não é uma história pronta. Não existem vilões, mocinhos e nem mesmo uma cidade. É uma brincadeira filosófica: só existe um lugar preenchido de coisas. Isopor com chuteira, garrafa com balão, balde com cadeira, realidade e ficção.  Porque ser  "herói"  hoje em dia é < talvez > conseguir um espaço para ser o que você quiser. Por mais que isso pareça diferente!  É como se existisse um super-poder… super poder desorganizar, super poder não conseguir, super poder errar, super poder experimentar.  Por isso é uma dança feita de banalidades...preenchida da poesia e beleza das coisas que parecem não fazer sentido, que nos tiram da ordem, do controle dos horários e roteiros. Brincar quando se é pequeno, é fazer aquilo que o corpo precisa, de um jeito que a gente ainda nem sabe.
Classificação Etária: 04 Anos
Duração: 50 Minutos



10 DE MAIO DE 2014

LOUÇA CINDERELA , CIA GENTE FALANTE (RS)
Teatro – Sesc Arsenal – 17h
Inspirada na obra dos Irmãos Grimm e também Charles Perraut, escrita no século XIX com o nome de Gata Borralheira, esta adaptação sintética da Cia Gente Falante convertida em teatro narrativo com objetos conta a história de Cinderella, uma xícara de louça comum, sem adornos ou valor histórico, porém com conteúdo especial, sempre cheia de chás aromáticos e curativos disponíveis a e esquentar quem estivesse necessitado em noites frias do inverno.
A adaptação é encenada em uma celebração de ”Chá das cinco”, evento habitual e herança dos nobres do país de Gales. Uma divertida e curta adaptação Brasileira fazendo confluirem para a mesma obra duas linguagem das artes cênicas, o teatro narrativo (contação de histórias) e o Teatro de objetos, compartilhando com o pequeno público as delícias de um happening ao redor da mesa com volta ao passado provando as delícias da valorização do conteúdo.
Classificação etária: Livre
Duração: 20 minutos



10 DE MAIO DE 2014

CIDADE DOS OUTROS , CIA PESSOAL DE TEATRO (MT)
Salão Social – Sesc Arsenal - 21h
Cidade dos Outros tem inspiração beckttiana e trata da circularidade da vida, da inapetência para a ação e da eterna espera pelo maná divino. O espetáculo traz uma máquina de cena, onde dois personagens famintos estão amarrados um ao outro através desta máquina. Passam seu tempo fazendo planos para gastar os "milhões" em dinheiro que terão quando ganharem na loteria, que jogam diariamente. Suas vidas se resumem em esperar e sonhar. Enquanto esperam esse resultado, falam o que vem em suas cabeças: um acidente de carro, onde ninguém se machuca, um cavalo que cai em um buraco e não consegue sair, o jogo da loteria e o dinheiro que irão receber, quando ganharem. A máquina de cena é fixa em um eixo central, com mobilidade para todos os lados, como uma moenda onde os personagens são o gado preso. A vida é cíclica, sim, sem propósito, vazia, entediante, mas tende a se deteriorar cada vez mais. O ritmo de suas vidas é marcado por essa espera; que é tudo o que eles têm, por enquanto. Todo o resto já se esgotou. A vida é um jogo que deve ser vencido a qualquer custo, mas o que se pretende ganhar?
Classificação etária: 12 anos
Duração: 50 Minutos



11 DE MAIO DE 2014

XIRÊ DAS ÁGUAS, CIA GENTE FALANTE (RS)
Teatro – Sesc Arsenal – 19h
Nas margens de uma lagoa de águas negras como o céu noturno e cercada por dunas de areias brancas, uma aldeia indígena se estabeleceu.
Lugar onde se banhavam e pescavam as índias somente. Os homens da tribo eram permanentemente proibidos de aproximarem-se das suas margens pois sumiam magicamente. Em uma noite clara, de lua cheia, o grande Cacique Tupi Verá em sonho recebeu de Tupã duas verdades:
I – Através de sua esposa Jandira enviarei um grande líder para esta aldeia.
II – Resolverás o mistério destes desaparecimentos através deste que será o grande chefe e ele se chamará Abaeté.
Esta lenda indígena fala sobre o amor desse grande guerreiro e Iara, a Oxum bela e misteriosa da lagoa escura.
Esta história sobreviveu através das práticas da oralidade mantidas pelas lavadeiras e populares moradores da região do Abaeté em Salvador/Bahia.
“No Abaeté tem uma lagoa escura, arrodiada de areia branca...”
Música de Dorival Caymmy
Classificação etária: Livre
Duração:20 minutos



13 DE MAIO DE 2014

PLAGIUM? CIA. DANÇURBANA (MS)
Teatro – Sesc Arsenal – 20h
O espetáculo Plagium? (2009) emerge de uma denúncia e de uma reação.
É difícil encontrar uma definição exata do que se configura como plágio, cópia e do que é original em um momento de hipercompartilhamento nas redes sociais: imagens, frases, informações, obras de arte. Entramos em contato com informações diversas a todo momento e, antes que se perceba, elas passam a fazer parte de nossas coleções individuais (KATZ & GREINER, 2005). Quase tudo é compartilhado, reproduzido e, esse jeito de agir passa a ser um hábito de conhecer, comunicar e, portanto, de criar.
Segundo o dicionário Houaiss, a definição jurídica do termo “plágio” significa “algo apresentado por alguém, como de sua própria autoria, de trabalho, obra intelectual, etc. produzido por outrem”.
Com o espetáculo Plagium? a Cia. percebeu que a pesquisa como procedimento de criação em dança diferencia o que, de início, pode parecer comum: questões parecidas ou idênticas podem ser tratadas de maneiras diferentes, depende de como são percebidas e articuladas.
Plagium? compõe algo singular por meio de apropriações de espetáculos que já existem, além de conter reações a toda essa reviravolta que a denúncia anônima ocasionou. Há cenas apropriadas da Ginga Cia. de Dança (MS), Bruno Beltrão (RJ), Membros (RJ), Quasar (GO), Cena 11 (SC) e até da Companhia Rosas (Bélgica). É essa a discussão que Plagium? levanta: a do que é singular (e aqui já não cabe mais perguntar-se sobre originalidade) quando o que se quer é evidenciar o que há de comum com outras obras?
Classificação etária: Livre
Duração: 40 minutos



14 DE MAIO DE 2014

FIU FIU, GRUPO TIBANARÉ (MT)
Teatro – Sesc Arsenal – 20h
“Fiu Fiu!” é um singelo espetáculo que revela a magia do amor de duas personagens desalinhadas, construídas pelas mentes estúpidas de dois atores-palhaços-bailarinos. Andando às cegas sem destino ao certo, Passarinhar e Passarinhou procuram o ENCONTRO.
Classificação Livre - Para toda a família





15 DE MAIO DE 2014

INAPTOS , TEATRO DE ANÔNIMOS (RJ)
Salão social – Sesc Arsenal – 20h
Sob atmosfera lúdica e fantástica, “Inaptos?” aborda os vícios, manias e perversões da sociedade: da compulsão por plástico-bolha aos loucos por cirurgias plásticas e substâncias químicas, passando pelos viciados em games, televisão e fanáticos por religião. O espetáculo conversa com a realidade sem julgamentos morais encarando essas esquisitices como um direito inalienável do ser humano. Em cumplicidade com o crânio Yorick, os palhaços João Carlos Artigos (Seu Flor), Fábio Freitas (Prego) e Shirley Britto (Buscapé) costuram intensas histórias de personagens que levam suas ações às últimas consequências. Como diz Lysander Spooner, “o que diferencia o vício da virtude é apenas a intensidade”. Vida, morte, felicidade, alegria, reflexão, sonho, desejo são partes de uma mesma moeda.
Classificação Etária: 16 anos
Duração: 90 minutos



16 DE MAIO DE 2014

GAIOLA DE MOSCAS, GRUPO PELEJA ( PE)
Teatro -  Sesc Arsenal –  21h
Zuzé é um curioso comerciante, vendedor de cuspes que, para salvar os negócios, se torna vendedor de moscas. Sua mulher, cansada das ideias do marido, se encanta por um forasteiro vendedor de "pintadas" de batons. A encenação envolve o espectador num universo de precariedade e alegria, onde os personagens sobrevivem entre destroços e sonhos. Adaptado do conto homônimo do escritor moçambicano Mia Couto, Gaiola de Moscas é um espetáculo inspirado na brincadeira popular pernambucana do Cavalo Marinho.
Classificação Etária: Livre
Duração: 50 Minutos



17 DE MAIO DE 2014

IN CONCERTO, TEATRO DE ANÔNIMOS (RJ)
Salão Social – Sesc Arsenal - 19 h
Um trio de palhaços se prepara para dar um concerto público, mas muitas trapalhadas acontecem até que consigam executar suas peças. Em cena, o barítono Seu Flor (João Carlos Artigos) e seu bem-intencionado discípulo Prego (Fábio Freitas) apresentam a “Ópera Desastrada”. Em seguida é a vez de Buscapé (Shirley Britto) executar sua peça musical, até que se depara com uma fatalidade do destino: seu estimado apito mirim ultrapassa a barreira da vida e vira estrela. Formada por um acordeão e dois trompetes, essa pequena e atrapalhada orquestra brinda o público com um singelo momento no final.
A estrutura do In Conserto mora no jogo clássico dos velhos palhaços, apreendida em uma das mais tradicionais famílias ligadas à arte da palhaçaria – a Colombaioni. O Teatro de Anônimo teve a possibilidade de aprender com o mais ilustre representante da quinta geração, o mestre Nani Colombaioni (1921-1999), e executar esta partitura com excelência é um dos maiores desafios dessa pesquisa do grupo: reproduzir ou recriar o universo já experimentado por nobres palhaços de todo o mundo, em todos os tempos.
Classificação etária: 12 anos
Duração: 60 Minutos



18 DE MAIO DE 2014

ANÔNIMO, GRUPO PELEJA (PE)
Teatro - Sesc Arsenal – 20h
Anônimo é um homem atônito. Vive sozinho, mas não se sente só. Não por demasiado amor próprio, antes talvez por total falta de emoção. Nada parece comovê-lo.
Anônimo não é um “sem nome” - possui um! - embora não se recorde... Mas isso não o aflige, não é uma informação relevante em sua vida. Vida? Sobrevida seria mais adequado ao uso que Anônimo faz de seus dias. Atravessa os dias como quem atravessa a rua, para chegar ao outro lado.
Classificação etária: 12 anos
Duração: 40 Minutos



20 DE MAIO DE 2014

UMA FLOR DE DAMA, COLETIVO ARTÍSTICO AS TRAVESTIDAS (CE)
Salão Social – Sesc Arsenal - 20h
Uma noite na vida de uma travesti: momento em que entra no camarim e se prepara para fazer um show, até o momento em que vai às ruas prostituir-se. Ao contínuo, no fim da noite, vê-se sentada no bar tomando a última e quente cerveja e falando sobre sua vida, suas escolhas, seus amores, seus desejos, seu ódio. O público acompanha a vida dessa personagem fictícia e acrescida de fatos reais a partir de uma pesquisa de campo do ator e trazendo à cena questões como HIV, política, preconceito, e, especialmente, as escolhas que a vida nos oferece (ou das quais nos priva).
Classificação Etária: 18 anos
Duração: 50 Minutos



20 DE MAIO DE 2014

O CONTROLADOR DE TRÁFEGO AÉREO, ALFÂNDEGA 88 (RJ)
Teatro - Sesc Arsenal -  21h
O Controlador de Tráfego Aéreoparte da trajetória de vida de um dos atores da Cia., Silvano Monteiro, que trabalhou na Força Aérea e, após sofrer alguns revezes, tornou-se morador de rua. Composta por textos que refletem sobre a tênue linha que divide as fronteiras entre os homens, suas regras e valores sociais e, por fim, entre vida e morte, a peça é uma reflexão sobre a corrida que cada um de nós empreende em busca da felicidade. O espetáculo se desenrola com os sete atores e trinta espectadores juntos no palco, como uma espécie de versão teatral de uma roda de samba, ou roda de choro, em que os participantes são, ao mesmo tempo, espectadores e criadores artísticos do ato.
Classificação Etária: Livre
Duração: 70 Minutos


21 DE MAIO DE 2014

LABIRINTO, ALFÂNDEGA 88 (RJ)
Teatro - Sesc Arsenal – 20h
LABIRINTO, espetáculo teatral idealizado e dirigido por Moacir Chaves, é o primeiro realizado junto à sua companhia de teatro, Alfândega 88, com textos do consagrado autor gaúcho José Joaquim de Campos Leão - Qorpo-Santo: Hoje sou um, e Amanhã outro; As Relações Naturais e A Separação de dois Esposos. Gênio visionário, o autor antevê em décadas questões formais que só encontrariam sua expressão máxima na dramaturgia que veio a ser conhecida, em meados do século XX, como o Teatro do Absurdo. Sua obra antecipa questões de forte cunho humano e social, como liberdade sexual, direito ao prazer, emancipação feminina, dentre várias outras que, assustadoramente, permanecem contundentes e atualíssimas.
Classificação Etária: 14 anos
Duração: 90 Minutos



22 DE MAIO DE 2014

SARGENTO GETÚLIO, TEATRO NU (BA)
Teatro - Sesc Arsenal – 20h
Getúlio Santos Bezerra, sargento sergipano, recebe a seguinte missão de um chefe político do estado: ele deve prender alguém e levar esse preso político de Paulo Afonso, na Bahia, a Aracaju, em Sergipe. É sua última missão, antes da pretensa aposentadoria. Contudo, as ordens são mudadas, o panorama política se altera e Getúlio recebe a contra-ordem de soltar o prisioneiro e sumir. Mas o sargento disse que ia levar o preso, que ia cumprir seu destino contra tudo e todos. Segue em desatino a incumbência que lhe foi dada de início.
Classificação etária: 14 anos
Duração: 50 Minutos



24  E 25 DE MAIO DE 2014

QUALQUER COISA A GENTE MUDA ANGEL VIANNA ( RJ)
Teatro Sesc Arsenal – 20h
Um experimento coreográfico que celebra os 85 anos de Angel Vianna dos quais 65 dedicados inteiramente a dança. O sentido de supressão se torna motivação para a encenação. Essas ações de substituição formam uma narrativa construída pelo encontro entre o público e a atenção de Angel Vianna sobre o espaço cênico, sua sensibilidade, seus gestos e suas intenções. Em justaposição, a bailarina Maria Alice Poppe introduz uma dança que acrescenta volume e expansão a cena e propõe uma organização sequencial acionada pela memória imediata, um cardápio de possibilidades impulsionado pela atenção à movimentação que é construída passo a passo.
Classificação etária: Livre
Duração: 50 minutos



27 DE MAIO DE 2014

O DEUS DA FORTUNA, COLETIVO DE TEATRO ALFENIM (PB)
Teatro - Sesc Arsenal – 20h
O Deus da Fortuna é uma parábola sobre o capital em seu estágio global de volatilização. Narra a história de Wang, um proprietário de terras afundado em dívidas, na China Imperial. Zao Gong Ming, o Deus da Fortuna, surge à sua frente e lhe desvenda o futuro, com a condição de que seja erguido um Templo em sua honra. O proprietário deixará as formas primitivas de acumulação do capital para dedicar-se à especulação financeira.
Classificação Etária: 14 anos
Duração: 95 minutos



30 DE MAIO DE 2014

SOLAMENTE FRIDA, COM CIA  GAROTAS MAROTAS (AC)
Teatro Sesc Arsenal – 20h
A proposta da dramaturgia concentra-se nos aspectos humanos dessa personagem real para construir um espetáculo que faça emergir o que pode ultrapassar a condição de mito. O texto destaca aquilo em que o público pode se reconhecer: os limites do corpo, a luta pela vida, a entrega às paixões e a mente criadora que enfrenta as adversidades do mundo, em direção à transcendência pela arte. O espetáculo recorta alguns aspectos da vida de Frida, seja em imagens, seja em textos narrativos.
Classificação Etária: 14 anos
Duração: 65 minutos



31 DE MAIO DE 2014

O SEGREDO DA ARCA DE TRANCOSO, COM VILAVOX (BA)
Sesc Arsenal  - 17h
Espetáculo infanto-juvenil de rua inspirado no universo dos contos orais brasileiros que conta a história de um menino encarregado de levar uma arca de madeira até um local muito distante. Numa sucessão de surpresas, homens e mulheres com toda a sorte de intenções, animais e criaturas fantásticas surgem no caminho, tentando tomar posse da arca, demonstrando que aquele estranho objeto é muito mais poderoso do que se podia imaginar. Logo ele descobre que a tal arca, espécie de baú, parece ter o poder de transformar a vida de todos os que tentam ver o que ela contém.
Classificação Etária: Livre
Duração: 90 minutos



OFICINAS


02 DE MAIO DE 2014

INICIAÇÃO A PALHAÇARIA – COM MICHELLE SILVEIRA DA SILVA
Teatro de Formas Animadas – Caldeirão de Imagens – Sesc Arsenal – Das 09h às 12h
A oficina tem como objetivo realizar uma iniciação a linguagem do palhaço/clown, estabelecendo um diálogo entre teoria e prática a fim de descobrir a comicidade individual e a propensão ao riso. Através de jogos e técnicas clownescas propõe uma forma diferenciada de se relacionar com o corpo na cena e se relacionar com a máscara, o nariz.



03 DE MAIO DE 2014

INICIAÇÃO TEATRAL - MISTÉRIO DA BOMBA H_, GRUPO ORIUNDO DE TEATRO (MG).
Teatro de Formas Animadas – Caldeirão de Imagens – Sesc Arsenal – Das 08h às 12h e das 13h às 16h
A oficina tem como objetivo levar o aluno a um primeiro contato com o “fazer teatral”. Através de jogos e dinâmicas, apresentar algumas técnicas e princípios fundamentais da improvisação verbal e não verbal para o desenvolvimento das habilidades de disponibilidade, imaginação e prontidão cênica. Além de propiciar o aluno o desenvolvimento de alguns conceitos para a construção de cenas teatrais, envolve o desenvolvimento do conceito de jogo com regras, jogo teatral e consolidação social de cooperação.



07 E 08 DE MAIO DE 2014

OFICINA DE INTERVENÇÃO URBANA,  DESVIO COLETIVO (SP)
Salão Social – Das 09h às 13h
Na primeira parte da oficina ocorre a análise e o debate de material fotográfico e videográfico sobre algumas das principais referências da intervenção urbana artística e suas relações com o teatro, a dança, a performance e as artes visuais, enfocando trabalhos em espaços originalmente não dedicados à fruição artística (site specific performance), incluindo experiências no fluxo das ruas. Na segunda parte, os participantes vivenciam ações performativas centradas no conceito de coralidade, tendo diferentes espaços como ponto de partida de criação.
Ao final da oficina realiza-se a intervenção urbana “Cegos” colocando os cinquenta participantes da oficina juntamente com toda a equipe do Desvio Coletivo para atuar na rua. Desta maneira pode-se compartilhar com a comunidade os experimentos de criação e aprendizagem da performance.
A parte teórica da oficina será ministrada pelo Profº Dr. Marcelo Denny da Universidade de São Paulo e pela Professora Priscilla Toscano, artista pesquisadora que participa do projeto Experimentos em Performance desde 2011 vinculado ao Laboratório de Práticas Performativas da USP e que desenvolve intervenções urbanas desde 2009.
A parte prática da oficina ficará a cargo do Profº Dr. Marcos Bulhões da Universidade de São Paulo e da artista e professora Priscilla Toscano.
Oficina para 50 participantes.
Público alvo: Atores, dançarinos, artistas plásticos, performers, estudantes de artes em geral, e pessoas da comunidade interessadas em aprender e vivenciar intervenção urbana.
Deverão preencher ficha de inscrição e nela anexar breve currículo e carta de interesse.



17 DE MAIO DE 2014

CAVALO MARINHO E O CORPO NA CENA, GAIOLA DE MOSCAS
Teatro - Sesc Arsenal - Das 09h às 12h e das 13h às 16h
A oficina aborda aspectos da pesquisa corporal que utiliza elementos do cavalo marinho na construção de uma prática cotidiana para o ator-dançarino, com o objetivo de abrir caminhos para uma relação subjetiva e pessoal com os princípios técnico-expressivos das brincadeiras populares. A partir da corporeidade e dos passos da dança do cavalo marinho, serão trabalhados jogo, presença cênica, pulso, intenção, manipulação de energia e dinâmica corporal.
Carga total: 9 horas.
Instrutor: Lineu Gabriel.
Público alvo: Atores, dançarinos, diretores, coreógrafos.
Vagas: 20



22 DE MAIO DE 2014

ILUMINAÇÃO CÊNICA
Teatro de Formas Animadas - Das 09h às 12h e das 13h às 16h
A oficina versará sobre a História da Iluminação: conhecimentos básicos da trajetória da utilização da iluminação artificial para as artes cênicas e a Iluminação Cênica no Brasil. Os diferentes espaços cênicos e a consequente diversidade e técnicas de iluminação. Os refletores mais utilizados no Teatro Brasileiro e suas principais características. Noções básicas de cor /luz /pigmento. Os passos da Criação: ensaios, ensaios técnicos, estréias e temporadas. Histórias que sintetizam o “fazer” luz.
Carga horária: 6 horas de oficina.
Oficina para 20 participantes.
Público alvo: Atores, dançarinos, estudantes de artes em geral, e pessoas da comunidade interessadas em aprender.



29 DE MAIO DE 2014

EXERCÍCIOS PARA UMA CENA DIALÉTICA, COM VILAVOX (BA)
Teatro de Formas Animadas – Caldeirão de Imagens – Sesc Arsenal - Das 08h às 12h
Através de exercícios de improvisação com base em cenas modelares da obra de Shakespeare, Brecht e Heiner Müller, a oficina introduz os fundamentos do método dialético para o desenvolvimento de uma prática dramatúrgica do ator em cena, pautada pelo princípio da contradição.
Carga horária: 8 horas de oficina.
Oficina para 20 participantes.
Público alvo: Atores, dançarinos, artistas plásticos, performers, estudantes de artes em geral, e pessoas da comunidade interessadas em aprender.



30 DE MAIO DE 2014

EXERCÍCIOS PARA UMA CENA DIALÉTICA, COM VILAVOX (BA)
Teatro de Formas Animadas – Caldeirão de Imagens – Sesc Arsenal - Das 08h às 12h




PENSAMENTO GIRATÓRIO

02 DE MAIO DE 2014

A HABILIDADE PARA RIR DE SI MESMO, COM MICHELLE SILVEIRA DA SILVA
Banco de Textos de artes Cênicas – Sesc Arsenal – Das 18h às 20h
Será abordado processo de revelação do palhaço, sua formação e espaços de atuação.A aceitação da condição humana e a capacidade de rir de si mesmo, no processo de revelação do palhaço:a descoberta da potência cômica individual, geralmente nas diferenças e estranhezas. O poder de resignificar espaços, relações e situações através do riso e do lúdico: os espaços em que já atuamos como palhaços e a sua incrível capacidade de se adaptar, de incluir e de compartilhar.A questão de gênero na palhaçaria:o espaço que a mulher vem alcançando na palhaçaria e a profissionalização das mulheres palhaças.



10 DE MAIO DE 2014

DESVIO COLETIVO (SP)
Banco de Textos de Artes Cênicas – 18h



16 DE MAIO DE 2014

INTERCÂMBIO TEATRO DE ANÔNIMOS E GRUPO TIBANARÉ
Banco de Textos



17 DE MAIO DE 2014


GAIOLA DAS MOSCAS (PE)
Banco de Textos de Artes Cênicas – 18h



23 DE MAIO DE 2014

ANGEL VIANNA
Banco de Textos de Artes Cênicas – 19h




29 DE MAIO DE 2014

SOLAMENTE FRIDA, COM GAROTAS MAROTAS (AC)
Banco de Textos de Artes Cênicas – 19h

MAIS INFORMAÇÕES:
UNIDADE ARSENAL
Segunda a Sexta-Feira
das 8h às 19h
(65) 3611-0550
Rua 13 de Junho s/n - Centro Sul - Cuiabá


Fonte: SESC MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes