sábado, 3 de maio de 2014

Obra de Shakespeare é encenada gratuitamente em Cuiabá com leitura nordestina


Imagine a realeza de Shakespeare atrás do nariz do palhaço, com sertão nordestino de cenário! Essa é a combinação de “Sua Incelença, Ricardo III”, peça teatral do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, de Natal (RN), a ser encenada na próxima quarta-feira (07/05), às 19h30, no Sesi Park, com entrada franca.

O espetáculo parte do texto Ricardo III, de William Shakespeare, e ganha a rua através do universo lúdico do picadeiro do circo, dos palhaços mambembes, das carroças ciganas, criando um diálogo entre o sertão e a inglaterra elisabetana.

Nesta montagem, o Clowns de Shakespeare é dirigido pelo renomado Gabriel Villela e aterrissa no Centro Oeste, custeado pela Lei de Incentivo à Cultura e pela Petrobras. Em Mato Grosso, já esteve em Alta Floresta e, em Cuiabá, tem produção local do Teatro Mosaico.

Em solo cuiabano, o grupo ainda ministra uma oficina de teatro a interessados no dia 06/05, sem custo.


O espetáculo
A peça é baseada no drama histórico Ricardo III, de William Shakespeare, e ganha a rua através do universo lúdico do picadeiro do circo, dos palhaços mambembes, das carroças ciganas, criando assim um diálogo entre as tramas da Inglaterra Elisabetana e a realidade do sertão potiguar. O figurino e as músicas que compõem o espetáculo evidenciam bem essa miscelânea de cultura e época que o marcam. Assinado também pelo diretor Gabriel Villela, o figurino mescla indumentárias nordestinas de couro, cipó e outros materiais típicos da região, com sedas e tecidos nobres de diversos países e peças modernas de grifes internacionais.

A pesquisa musical desenvolvida no trabalho parte das "incelenças" (excelências), gênero musical tipicamente nordestino, usualmente atrelado aos costumes fúnebres da região, condição muito adequada à história de Ricardo, Duque de Gloucester, e sua trajetória de assassinatos e traições rumo à coroa da Inglaterra. Para dar o tom da realeza elisabetana, o rock clássico inglês se conecta, nesta produção, ao universo da música nordestina, com citações de bandas como Queen e Supertramp.

“Sua Incelença, Ricardo III” teve sua estreia em Natal (RN) em novembro de 2010 e, de lá pra cá, participou dos principais festivais nacionais e internacionais do Brasil, além de apresentações em países como Chile, Uruguai, Espanha e Portugal. Neste primeiro semestre de 2014, se apresenta em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul com recursos do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2013/2014.

Sobre o grupo
Um dos expoentes do teatro nordestino contemporâneo, o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare existe há 20 anos na cidade de Natal (RN), onde vem desenvolvendo um trabalho de pesquisa teatral com focos na construção da presença cênica do ator, na musicalidade da cena e do corpo e no teatro popular, sempre com uma perspectiva colaborativa.

Sinopse
Encenada pela primeira vez entre 1592 e 1593, com enorme sucesso, Ricardo III se passa no final da Guerra das Rosas, conflito sucessório pelo trono da Inglaterra ocorrido entre 1455 e 1485. No início do primeiro ato, Eduardo IV, yorkista, é rei; mas seu irmão Ricardo, Duque de Gloucester, planeja usurpar o trono, nem que para isso tenha que provocar intrigas, matar aliados, amigos e parentes e faltar com a própria palavra. No quesito vilão shakespeariano mais bem acabado e mais fascinante, Ricardo rivaliza com Iago, o vingativo personagem de Otelo. Nesta encenação que marca o encontro do grupo potiguar Clowns de Shakespeare com o encenador mineiro Gabriel Villela, a fábula britânica (e universal) ganha a rua e entra em fricção com o universo picadeiresco da cultura popular nordestina, além de referências do rock inglês contemporâneo, fechando o elo entre Nordeste do Brasil e Inglaterra Elisabetana.

Serviço:

Espetáculo teatral “Sua Incelença, Ricardo III”, com o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare (RN), na próxima quarta-feira (07/05), às 19h30, no Sesi Park, com entrada franca.


Oficina de teatro “Clowns de Shakespeare: Prática e Pensamento”:
No projeto pedagógico desta oficina, os Clowns articulam todo o seu legado intelectual e produtivo, explorando não só as questões relativas a sua feitura teatral mas também todo o conhecimento envolvido em seus bastidores como administração, produção, elaboração de projeto e obtenção de recursos. Nesse sentido, a oficina aborda um grupo de teatro como um organismo multifacetado que precisa articular diversas linhas de pensamento simultaneamente e de forma qualificada. Com Camille Carvalho, Dudu Galvão, Fernando Yamamoto, Joel Monteiro, Marco França, Paula Queiroz, Rafal Telles e Renata Kaiser.

Duração: 4 horas

Turma máxima: 30 pessoas
Idade mínima: 15 anos


Ficha técnica “Sua Incelença, Ricardo III”

Direção geral: Gabriel Villela

Elenco: Camille Carvalho, Dudu Galvão, César Ferrario, Joel Monteiro, Marco França, Paula Queiroz, Renata Kaiser e Titina Medeiros
Assistência de direção: Ivan Andrade e Fernando Yamamoto
Texto original: William Shakespeare
Adaptação dramatúrgica: Fernando Yamamoto
Consultoria dramatúrgica: Marcos Barbosa
Figurino: Gabriel Villela
Cenário: Ronaldo Costa
Assistente de figurino: Giovana Villela
Aderecista: Shicó do Mamulengo
Costureira: Maria Sales
Direção musical: Marco França, Ernani Maletta e Babaya
Arranjos vocais: Ernani Maletta e Marco França
Arranjos instrumentais: Marco França
Preparação vocal: Babaya
Direção vocal para texto e canto: Babaya
Música instrumental original: Marco França
Pesquisa musical: Gabriel Villela e o grupo
Direção de movimento: Kika Freire
Iluminação: Ronaldo Costa
Técnico de som: Diano Carvalho
Diretor de palco: Anderson Lira
Coordenação de produção: Fernando Yamamoto
Assistência de produção: Renata Kaiser
Produção executiva: Rafael Telles
Assessoria de imprensa: Verbo Comunicação e Eventos
Fotografia: Pablo Pinheiro
Projeto gráfico: Caio Vitoriano
Secretariado: Arlindo Bezerra

Sugestões de vídeos:

Fotos em alta resolução:


Contatos do grupo
Site: www.clowns.com.br
E-mail: desembucha@clowns.com.br
Rafael Telles (produtor): (84) 8822.5783 / rafael@clowns.com.br

Produção local
Teatro Mosaico: Sandro Lucose - (65) 8143-6305 / 9617-8046
                           Daniela Leite – (65) 8105-2449
Assessoria de Imprensa: Priscila Mendes – (65) 9962-0352 / 9227-5988

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes