terça-feira, 24 de junho de 2014

Encontro Indígena segue até 25/06 na Casa Dom Aquino em Cuiabá MT

etnia Waurá dançando na casa Dom Aquino - foto: assessoria do evento
Sem se aprofundar nas pesquisas e somando registros da história das etnias indígenas Panará, Xavante, Waurá e Kuikuro, lá se vão mais de três mil anos. São os conhecimentos e a cultura desses povos que estão em destaque no Museu de Pré-História Casa Dom Aquino, no VII Encontro Indígena, que acontece no Museu até a próxima quarta-feira (25/06).

O artesanato, a história, a pintura corporal, os costumes e cantos e danças dessas etnias estão em destaque na Casa Dom Aquino, prédio mato-grossense histórico, que abriga o Museu de Pré-História. Cerca de 60 índios e índias dessas etnias. Desde o último dia 11 eles estão acampados no Museu, que tem grande área verde e está situado às margens do rio Cuiabá.
O Museu vem recebendo a visita de cuiabanos e também de turistas de outros países, sendo que a maior parte deles, veio a Cuiabá para assistir os jogos de seus países na Copa do Mundo, que tem na capital mato-grossense uma das sedes do campeonato mundial de futebol. 
O Museu de Pré-História integra o roteiro do Circuito Cultural Pontos do Mato que, durante a Copa, oferece gratuitamente um ônibus com linha especial, gratuita, que percorre pontos turísticos cuiabanos. O ônibus sai, diariamente, da Praça Rachid Jaudy, sempre às 14 horas. 
Simultaneamente ao Encontro Indígena, o espaço está desenvolvendo também exposições e oficinas que exploram temas como a paleontologia e arqueologia. A iniciativa é realizada através de parceria que envolve instituições e empresas como a Matrinchã Energia, JGP, Novo Norte, Archaeo, Uhe São Manuel e o Instituto Ecoss/ Museu de Pré-História Casa Dom Aquino. O telefone da Casa Dom Aquino é 3634 4858.

Casa Dom Aquino
A Casa Dom Aquino é um Patrimônio Histórico do Estado de Mato Grosso, foi construído em 1842. Tem estilo colonial em formato de “U” com 12 cômodos, fachada voltada para o rio Cuiabá que se encontra a poucos metros de distância. Esta residência é conhecida por alguns historiadores como a “Casa Predestinada”, pois nasceram duas personalidades ilustres da história mato-grossense: Dom Aquino (1885-1956) e Joaquim Murtinho (1848-1911).
Joaquim Murtinho foi precursor da medicina homeopática no Brasil e também teve carreira política. Foi Ministro da Indústria Aviação e Comércio, Ministro da Fazenda, e cinco vezes senador. Como empresário foi muito bem sucedido com a Companhia Mate Laranjeira.
Dom Francisco de Aquino Correa foi bispo, arcebispo, governador de província, escritor e poeta. Fundou a Academia Mato-grossense de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico do Estado, foi o primeiro mato-grossense a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.
 A Casa Dom Aquino atualmente abriga o Museu de Pré-história Casa Dom Aquino que foi inaugurado no dia 7 de dezembro de 2006, através de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS). O museu abriga uma exposição permanente de Arqueologia e Paleontologia e uma reserva técnica de mais de dezenas de milhares de peças.

Fonte: Lorenzo Falcão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, seu comentário e muito importante para o Fuzuê das Artes